Balanço de dados: as necessidades e tendências do mercado de tecnologia

A tecnologia impulsiona os direcionamentos a serem seguidos por diversas outras áreas. Isso significa que as necessidades e as tendências do mercado de tecnologia são ainda mais instantâneas.  

Por isso, a capacitação é essencial. Estima-se que o mercado de tecnologia no Brasil tenha um déficit anual de cerca de 24 mil profissionais. A falta de qualificação é um dos principais motivos, o que torna ainda mais importante o acompanhamento das tendências e necessidades dessa área. 

Mas o que você precisa saber para se manter bem informado? Hoje trouxemos os principais caminhos que devem ser seguidos nesse mercado. Confira!

A importância dos dados – Big Data e Analytics, eternas tendências do mercado de tecnologia

Já há algum tempo falamos sobre dados. O Big Data, caracterizado por ser um conjunto de dados, gerados em grande velocidade, foi uma grande tendência há alguns anos – e ainda é. 

A diferença é que agora, como nunca, a análise desses dados está sendo utilizada para garantir maior previsibilidade de negócio e assegurar decisões otimizadas, que realmente gerem recursos à empresa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit, empresas com crescimento médio de mais de 10% no indicador EBITDA são as que mais analisam várias fontes de dados para a tomada de decisão. O estudo também aponta que 81% dessas companhias se consideram mais eficazes em extrair informações com base nas suas análises. 

Nesse mesmo sentido, surge então outra tendência importante: a integração de dados. Se antes o armazenamento era feito de forma segmentada, por setores, agora, por meio de softwares, há a possibilidade de reunir todos os dados em uma só fonte. 

Assim, é possível ter uma conexão entre toda a empresa e garantir inteligência de mercado para obter informações precisas, que confirmem o melhor caminho para otimizações na gestão empresarial. 

Blockchain e o registro seguro

Você já ouviu falar do Blockchain? Desde 2016, essa é uma das principais tendências do mercado de tecnologia e, desde então, ela vem sendo aprimorada e empregada nos mais diversos segmentos. 

O Blockchain é uma tecnologia pública de banco de dados. Foi primeiro utilizada pelo Bitcoin, a fim de proteger os registros de transações, graças criptografia utilizada por ela. 

O uso pelo Bitcoin fez com que muitas pessoas atrelassem o Blockchain ao setor financeiro. Mas ele é muito mais do que isso. As vantagens dessa ferramenta estão ligadas à possibilidade de registro seguro de documentos, arquivos e produtos, prevenção de falsificações em diversos cenários e rastreabilidade de serviços

Atualmente, empresas gigantescas do ramo da tecnologia utilizam o Blockchain com diferentes objetivos. A Amazon, por exemplo, oferece ferramentas na plataforma para empresas que não querem investir em sua própria.

Esse foi o caso da Nestlé australiana, que usou a ferramenta da Amazon para lançar uma nova marca de café. Por meio de um QR code, os usuários conseguem saber em qual fazenda os grãos do café foram plantados e como foram torrados. 

A BMW também passou a utilizar o Blockchain para identificar seus carros de maneira digital. Agora, é possível rastrear e conectar veículos para compartilhamento de dados, como a velocidade, geolocalização e as intenções do motorista.

Esses dados são úteis para que a marca consiga entender melhor o seu público e otimizar os carros no futuro. 

Mas a utilização do Blockchain não para no exterior. Por aqui, o governo federal pretende começar a utilizar a plataforma para vender energia elétrica. Legal, né?

Um novo capítulo para a computação em nuvem

Armazenar arquivos em nuvem também já não é uma novidade. Mas esperamos um grande crescimento desse setor, causado pela tendência da Computação em Nuvem Distribuída

Nesse caso, o modelo funciona da seguinte forma: os provedores de nuvem distribuem os serviços para várias regiões. Assim, os dados são segmentados; ao invés de se concentrarem em um grande centro, eles são repartidos em centros menores. 

Essa é uma novidade boa, que promove mais agilidade para empresas que precisam acessar dados instantaneamente. Portanto, é um benefício que deve ser seguido de perto por quem busca maior qualificação no mercado de tecnologia. 

Alexia, Siri, Cortana, Google Assistente… seriam elas as responsáveis pela próxima revolução digital?

As inteligências artificiais são importantes tendências do mercado de tecnologia. Embora elas já sejam uma realidade e estejam presentes em qualquer smartphone ou computador, a cada dia o avanço das IAs são acompanhadas de perto

Junto com elas, vem o machine learning, um passo gigantesco para a automação e uma tecnologia essencial para os chatbots, por exemplo. É por meio dela que as IAs conseguem aprender com o comportamento humano e tornar a experiência do usuário cada vez mais automatizada e prática

Nesse caso, é importante sempre estar de olho, porque as inteligências artificiais sempre estão em processo de otimização e melhorias, além de contarem com um investimento gigantesco

De acordo com o IDC, os esforços globais com a inteligência artificial devem alcançar a faixa dos 98 bilhões de dólares em 2023. Para margem de comparação, o gasto em 2019 foi de 37,5 bilhões de dólares. 

Além disso, segundo pesquisa realizada pela consultoria americana Accenture, atualmente apenas 23% das empresas fazem uso da inteligência artificial.

Mas esse cenário deve mudar: para 63% dos executivos que foram entrevistados, há a expectativa de que a IA seja implementada nos próximos anos em ambientes não controlados. 

Com tantas novidades, como me manter antenado nas tendências do mercado de tecnologia? 

Como já falamos, o mercado de tecnologia é muito amplo e está sempre repleto de tendências. Por isso, é muito fácil ficar para trás dos concorrentes

Nesse cenário, a Layer UP pensou em você e decidiu realizar o maior e mais completo evento 100% online e gratuito para empresas de tecnologia. É o Benchtech, que vai acontecer no dia 12 de agosto, das 10h às 21h

Isso mesmo, serão dez horas de palestras com importantes players da tecnologia. Os assuntos vão variar entre transformação digital, marketing, vendas, customer success e transformação analítica, sempre voltado para a área de tecnologia. 

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