Mobile Marketing: acertando na estratégia para vender mais

Já ouviu falar do mobile marketing? Essa metodologia busca criar uma relação mais próxima e assertiva com o público de uma campanha por meio das funcionalidades de dispositivos móveis como celulares e tablets.

Afinal, hoje é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não utilize esses aparelhos. Eles já conquistaram todas as faixas etárias, e já fazem parte de nossa rotina, funcionando até mesmo como uma extensão de nosso corpo.

Por isso, é importante ficar por dentro das estratégias que contemplam esses utensílios para aproveitar ao máximo todo o seu potencial.

Por que investir no mobile marketing?

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 79% dos brasileiros possuem ao menos um smartphone.

E, mais do que simplesmente ter um aparelho móvel, as pessoas se tornaram dependentes dele: 69% dos indivíduos não saem de casa sem os seus dispositivos.

Ou seja, é interessante investir em estratégias que sigam a diretriz do mobile marketing porque elas contemplam esse público que utiliza com grande frequência esse tipo de dispositivo, realizando diversas atividades, inclusive a pesquisa e compra de novos produtos por meio dele.

Como colocar o mobile marketing em prática?

O mobile marketing não diz respeito à somente uma estratégia: ele inclui todas as técnicas que, de alguma forma, utilizam as funcionalidades dos dispositivos móveis.

Sendo assim, é possível realizar uma série de ações que se baseiam nessas funções. Apostar nas redes sociais é indispensável, mas também precisamos pensar um pouco além. Veja alguns exemplos:

Marketing de proximidade

Já pensou em enviar ofertas em tempo real para um cliente que está em sua loja? Isso com certeza iria melhorar a experiência do público e facilitar a finalização da venda, não é mesmo?

Com o marketing de proximidade, isso é possível! Por meio de beacons, hotspots Wi-Fi e outras técnicas de geolocalização, conseguimos enviar SMS, notificações e informações específicas para aquele usuário que está em seu estabelecimento ou na região próxima.

QR Code

Quer mesclar o uso de peças offline com online de maneira eficiente e estratégica? Com o QR Code, você consegue!

É possível incluir esse código em diferentes tipos de materiais, como panfletos e embalagens de produtos. Assim, quando o cliente fizer a leitura por meio do celular, será direcionado à uma página que oferece maiores explicações e informações sobre a solução.

Dessa forma, você alia a estratégia de marketing convencional com técnicas mais atuais, gerando excelentes resultados.

SMS Marketing

Você sabia que o SMS Marketing possui uma taxa de abertura muito próxima dos 100%?

Por isso, investir nessa estratégia é muito vantajoso, e uma das técnicas de mobile marketing mais populares atualmente. Isso porque, com ela, conseguimos enviar lembretes de cobranças, promoções, status de pedidos e muito mais. Assim, cria-se uma comunicação eficiente e satisfatória com o cliente.

E o que devemos evitar no mobile marketing?

Já conhecemos algumas metodologias que dão muito certo quando falamos de mobile marketing. Agora, precisamos entender o que evitar para não afastar o cliente de nosso negócio.

Não ser intrusivo, por exemplo, é essencial. Bombardear o cliente com várias mensagens e notificações push pode deixá-lo irritado, o que reflete de forma negativa em sua marca.

Além disso, é importante respeitar os limites que eles impõem. Se não foi permitido o envio de SMS marketing, por exemplo, não podemos passar por cima das vontades de nosso público, ou perderemos a credibilidade. Temos até leis que tratam da segurança de dados.

O mesmo vale para clientes que decidem parar de receber notificações: eles sempre devem ter a opção de cancelar a sua inscrição.

Quer continuar a explorar as vantagens do mobile marketing, garantir uma experiência valiosa para o seu público e melhorar cada vez mais os seus resultados? Então confira o e-book gratuito que preparamos para você sobre marketing e vendas:

Posts Relacionados

Deixe um comentário