O impacto da humanização das marcas na conexão com o público

Está cada vez mais recorrente o uso de estratégias de humanização das marcas que pretendem trazer o consumidor para mais perto das empresas e tornar a comunicação mais pessoal.A avaliação de métricas e...

O impacto da humanização das marcas na conexão com o público

Está cada vez mais recorrente o uso de estratégias de humanização das marcas que pretendem trazer o consumidor para mais perto das empresas e tornar a comunicação mais pessoal.

A avaliação de métricas e números está cedendo espaço para novos estudos e maneiras de lidar com o público e como atingi-lo de maneira mais efetiva.

Essa mudança de comportamento por parte das marcas e empresas se deu pelo modo em que o consumidor está enxergando e consumindo os produtos e serviços atualmente. O interesse não está apenas na compra, e sim na experiência oferecida.

Por isso, muitas empresas estão abraçando causas, alinhando o tom de comunicação e aderindo a estratégias de Inbound Marketing bem definidas. O funil de vendas é uma metodologia que também oferece um acompanhamento mais assertivo da jornada de compra.

As redes sociais possibilitaram essa troca entre marca e cliente, tornando mais fácil a humanização das marcas e a aproximação com seu público. E, principalmente na fase de isolamento social, a internet se tornou uma grande ferramenta.

Com ela é possível entender o que o público está buscando, e quais soluções o seu negócio pode oferecer de forma que crie conexões e dialogue melhor com as emoções dos diferentes perfis de cliente.

A importância da humanização das marcas 

Há algum tempo os usuários das mídias sociais estão passando por uma transformação na maneira em que consomem conteúdos, e isso se aplica ao processo de compra.

As marcas precisam fazer muito mais do que vender o produto final. Devem criar relacionamento, mostrar a importância de sua solução para o consumidor e desenvolver vínculo com o prospect.

O consumidor não quer ser tratado apenas como um número e vem se tornando cada vez mais independente, buscando por opiniões, avaliações e outras opções no mercado que se encaixem em seus ideais.

Para realizar a humanização das marcas com maestria é preciso começar uma mudança dentro da cultura organizacional, aplicando metodologias que valorizam mais o cliente e mostrem para os colaboradores o impacto dessas mudanças nos números do negócio.

Portanto, reestruturar o atendimento é um dos passos mais importantes desse processo. Um bom atendimento constrói uma relação com o cliente, que possui a sensação de estar investindo muito além do serviço ou produto, mas solucionando suas dores.

Estruture uma narrativa e converse com as emoções do público. A técnica de storytelling é a mais utilizada para a humanização das marcas e garante bons resultados.

Outro ponto fundamental é a personalização do conteúdo e a construção de uma identidade própria. Dessa forma, ao longo do tempo os clientes vão reconhecer sua marca e criar uma conexão ainda maior. 

Assim, garantirá a fidelização e satisfação de clientes com conteúdos que gerem valor e que passarão a divulgar sua marca por se identificarem com seus valores, influenciando na conversão de novos prospects e, futuramente, na taxa de vendas.

Humanização das marcas e o funil de vendas 

Não há outra forma melhor de iniciar o processo de humanização das marcas do que com um conteúdo de qualidade, que converse com o público e agregue valor em sua vida.

Por isso, técnicas de inbound marketing são importantes para obter sucesso e entregar uma experiência mais completa para o público. Além de integrar e aproximar ainda mais clientes e marcas.

Com a aplicação de técnicas do inbound é possível atrair, converter e vender de maneira mais eficaz, e unindo ao outbound 2.0 você entrega um atendimento personalizado para o prospect. 

Então, existe a necessidade de manter os times de marketing e vendas alinhados para que obtenham um resultado ainda mais efetivo.

Resultados obtidos por grandes marcas

Há alguns anos, marcas mundialmente conhecidas estão passando pelo processo de humanização. Muitos de nós acompanhamos isso de perto e nos identificamos. Quer ver só?

Netflix

A forma como a plataforma de streaming anuncia os novos títulos, temporadas e novidades com muito senso de humor se tornou sua marca registrada. Reconhecemos suas publicações em qualquer rede social.

Utilizam uma comunicação extremamente humana e interagem de maneira leve e descontraída com muitos de seus seguidores, gerando ainda mais engajamento, compartilhamentos e identificação por parte do público. Um grande sucesso!

Magazine Luiza

A criação da Lu, a assistente virtual da marca, deu um toque ainda mais divertido para o processo de humanização. Com uma comunicação descontraída em todos os canais da empresa, a personagem conquistou e aproximou ainda mais o público.

Com um atendimento personalizado, acessível e omnichannel, apostaram em estratégias para que o offline e o online não tenham distinções, oferecendo uma experiência única e satisfatória.

Humanização das marcas e os meios digitais

A humanização das marcas deve ser vista tanto no offline quanto no online. Portanto, precisamos entender quais são as melhores táticas para tornar o processo de vendas mais humanizado e alinhar uma experiência completa para o cliente.

Descubra como garantir maior destaque perante a concorrência ao oferecer um atendimento personalizado ao seu público:

Entenda como a humanização das marcas trouxe mais conexão com o público e aumentou o engajamento de diversos negócios:

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