O papel da liderança no processo de marketing e vendas

O que a palavra liderança significa para você? Para muitos ela representa a imagem de uma pessoa (o líder) apontando para uma direção e esperando que outras pessoas a sigam. Também é comum encontrar a imagem de...

O papel da liderança no processo de marketing e vendas

O que a palavra liderança significa para você? Para muitos ela representa a imagem de uma pessoa (o líder) apontando para uma direção e esperando que outras pessoas a sigam. Também é comum encontrar a imagem de alguém escalando e ajudando outras pessoas a escalarem uma subida — bem íngreme, diga-se de passagem.

Mas, mesmo diante de tantas imagens que vêm ligadas à palavra liderança, ainda é difícil entender o seu real significado. Isso porque, junto com ela, vem diversos questionamentos:

Será que qualquer pessoa pode liderar? Será que eu posso ser um líder? Quais aspectos caracterizam um líder? Todas as pessoas em cargos de poder são bons líderes?

Realmente, são muitas as dúvidas que rondam a função de comandar um time, principalmente quando ela está relacionada ao mercado de marketing e vendas, que está em constante expansão e tem alta concorrência.

Justamente por isso, desenvolvemos esse conteúdo completo para passar os melhores direcionamentos para pessoas e negócios que estão em busca de aperfeiçoar o papel de liderança no processo de marketing e vendas.

Vamos conferir?

Qual é o papel da liderança?

De forma bem resumida e caindo no risco de ser clichê, um bom líder é aquele que possui a habilidade de motivar, influenciar e gerenciar pessoas, é um facilitador. Essa função é fundamental dentro das empresas porque faz com que os colaboradores trabalhem de maneira focada e atinjam os objetivos desejados pelo negócio.

No entanto, a liderança vai muito além dos textos clichês do LinkedIn ou das imagens que citamos acima. Ela está intrinsecamente relacionada à algumas habilidades que são indispensáveis, como empatia, paciência e carisma.

O bom disso tudo é que essas habilidades podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas. Assim, qualquer pessoa pode se tornar um líder, desde que se dedique a isso.

Mas aqui é necessário acrescentar um adendo: existe uma diferença gigante entre ser um líder e ser um bom líder. Sabe aquela história de que existem bons e maus profissionais? É mais ou menos isso.

Neste caso, para desempenhar o papel da liderança com maestria é necessário ser capaz de direcionar pessoas para que atinjam determinados objetivos, compartilhar responsabilidades e, acima de tudo, ser estratégico.

Vale destacar que bons líderes também podem influenciar na retenção de talentos e na redução da rotatividade de profissionais.

Quais são as características que um líder precisa ter?

Cada pessoa tem suas próprias características, entretanto, existem alguns aspectos que são fundamentais para quem deseja ser um líder exemplar, como:

Ser comunicativo

É vital conseguir falar de maneira clara e objetiva o que a equipe precisa fazer.

Ter um bom relacionamento interpessoal

Um bom líder precisa ser educado e agradável, afinal, ele está sempre em contato com outras pessoas.

Ser empático

Essa característica é realmente indispensável, isso porque um bom líder deve se colocar no lugar dos colaboradores, entender suas dificuldades, sejam elas pessoais ou profissionais, e trabalhar em processos de auxílio e melhoria.

Ter transparência

Ser claro ao passar informações para a equipe é essencial. Essa ação evita boatos e conflitos desnecessários e contribui positivamente para a produtividade do time.

Ser orientado por resultados

É claro que o objetivo de toda empresa e de todo cargo de liderança é gerar resultados. Por isso, para exercer essa função é vital que o profissional tome as decisões com base em informações certeiras, e não suposições.

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Quais são as atribuições de um cargo de liderança?

De forma suscinta, um líder precisa:

  • Dar feedbacks constantes ao seu time;
  • Distribuir tarefas conforme as habilidades e funções de cada colaborador;
  • Auxiliar no desenvolvimento constante do time, atuando em conjunto com a área de Recursos Humanos para capacitar os colaboradores;
  • Ficar atento e contribuir com o plano de carreira dos funcionários;
  • Medir os resultados, gerar relatórios e apresentá-los com frequência ao time;
  • Encontrar soluções práticas para simplificar os problemas e evitar gargalos operacionais;
  • Realizar ações que incentivem o time, como premiações.

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Ser um bom líder é…

Pense bem e responda: ser atencioso? Comunicativo? Inspirador? Todas as opções anteriores?

O fato é que cada pessoa tem sua própria ideia do que significa uma boa liderança. Mas, é incontestável que uma liderança forte é capaz de alcançar resultados surpreendentes e, em um mercado tão competitivo como o de marketing e vendas, isso faz toda a diferença. 

Por isso, em nosso ecossistema digital realizamos treinamentos constantes e criamos planos de carreira de acordo com as ambições e habilidades profissionais de cada colaborador

Desta maneira, conseguimos desenvolver e fortalecer nosso time cada vez mais. E se seu desejo é aperfeiçoar ainda mais a liderança do seu negócio, clique no banner abaixo e venha descobrir o que podemos fazer por você.

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