Produtividade x experiência do colaborador: como equilibrar?

Com certeza, um dos maiores desafios da maioria das agências e empresas é conseguir equilibrar a produtividade e qualidade dos trabalhos executados pelos colaboradores. Afinal, como determinar quando alguém está...

Produtividade x experiência do colaborador: como equilibrar?

Com certeza, um dos maiores desafios da maioria das agências e empresas é conseguir equilibrar a produtividade e qualidade dos trabalhos executados pelos colaboradores. Afinal, como determinar quando alguém está produzindo demais ou de menos?

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para isso. Cada empresa precisa observar sua própria operação e os times que estão envolvidos, a fim de identificar possíveis procedimentos para aprimorar as demandas diárias.

Os gestores e líderes dos setores também devem observar as equipes de perto. Em muitos casos, a baixa produtividade é consequência de processos mal estruturados ou da falta de organização.

Em resumo, o famoso debate que engloba a produtividade versus qualidade deve envolver todos os times, lideranças e, claro, ferramentas que facilitem o desenvolvimento das atividades.

Neste conteúdo, vamos explicar como é possível encontrar o equilíbrio perfeito entre ambas, assim como qual o papel dos gestores nesse trabalho. Continue acompanhando!

A produtividade envolve uma boa liderança

Muitas vezes a produtividade está relacionada à expectativa que você coloca em seus funcionários. Por exemplo, em 8h de trabalho diárias, quantas atividades são delegadas para cada colaborador? Você tem ideia de quanto tempo leva para que cada produção seja finalizada? 

Ao compreender os processos e funções de cada cargo, é possível delegar atividades e estipular um tempo de produção que seja compatível com a realidade.

Muitos líderes se frustram com a falta de produtividade porque acreditam que os funcionários demoram muito tempo para produzir algum conteúdo, mas não é bem assim…

Às vezes, cabe aos líderes analisar se o tempo de produção alto tem relação com a qualidade do que está sendo produzido. Por isso, a liderança se baseia em um processo de aprimoramento constante, porque envolve também saber lidar com as pessoas de maneira humana.

Imagine, por exemplo, que um colaborador não teve uma semana produtiva, mas nas semanas anteriores ele conseguiu entregar todos os projetos que foram delegados a ele. Isso significa que ele é um mau colaborador ou merece alguma punição? Não!

Compreender que os colaboradores também têm vida pessoal é crucial. Nem sempre é possível equilibrar essa atmosfera com a profissional e um acaba interferindo no outro.

Por isso, é importante que agências e empresas tenham uma equipe de Recursos Humanas qualificada, que consiga entender as necessidades dos colaboradores e ajudar da forma que for possível quando surgir algum problema.

Afinal, o que é produtividade?

A produtividade está relacionada à quantidade e qualidade das tarefas executadas em determinado período de tempo. Em outras palavras, se baseia na função de saber estabelecer a prioridade das tarefas por ordem de urgência.

Isso tudo relacionado à ter uma boa gestão de tempo para otimizar os processos da rotina de trabalho.

Mas não se esqueça que produtividade não é trabalhar sem parar e extrapolar a carga de trabalho. Muito pelo contrário, é saber gerenciar o tempo que você tem da melhor forma possível.

Como alcançamos a alta produtividade de nossos colaboradores na Layer Up?

Na Layer Up, buscamos fomentar um ambiente de trabalho saudável, que não apenas traga resultados para nossos parceiros como também para nossos colaboradores.

Por isso, muito além de oferecer os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades diárias, estimulamos que nossos layers — como chamamos nossos profissionais — realizem cursos ligados ao mercado digital, a fim de que eles se desenvolvam ainda mais.

Cultura centrada em feedbacks

Trimestralmente, também realizamos feedbacks, unindo a liderança, o time de Recursos Humanos — conhecido por aqui como Cultura e Talentos — e os colaboradores, para estimular metas alcançáveis para os próximos meses e criar um canal de comunicação ativo entre empresa e profissional.

Durante os feedbacks também aproveitamos para ressaltar os famosos KPI’s (indicadores de desempenho) que são utilizados para medir a produtividade dos colaboradores.

Por aqui, compreendemos que nossos profissionais não devem ser avaliados com base em suposições. Por isso, utilizamos análises precisas para medir o grau de desenvolvimento de cada um.

Time de Agile

Outro grande diferencial em nosso dia a dia é o time de Agile, que faz todo o controle do que está sendo produzido e do que ainda vai ser. Esse time auxilia tanto gestores quanto líderes a otimizar as demandas e criar um ambiente de trabalho mais produtivo para o restante da equipe.

Ferramentas de gestão

Na Layer Up, utilizamos o Artia, um software especialmente dedicado à gestão de projetos 100% online. Por meio dele, é possível ter controle diário dos projetos, atividades e pendências para otimizar os procedimentos e aumentar a produtividade dos nossos layers.

Além do Artia, também utilizamos o Trello, para organizar as demandas tanto por time quanto por squad. O Trello auxilia na hora de situar sobre o andamento das demandas — em produção, finalizadas, aguardando revisão ou briefing, etc. — e também elencar as prioridades diárias.

Uma boa produtividade também envolve ter bons colaboradores ao lado

Ao longo de 8 anos de experiência, compreendemos que para ter colaboradores mais produtivos e garantir a qualidade das produções, precisávamos possuir um ambiente de trabalho colaborativo — mesmo que à distância.

Desta forma, desde antes do home office já implementavámos diversos processos de melhoria e isso só aumentou nos últimos anos. O que fez com que aumentasse também o número de colaboradores por aqui — já ultrapassamos a marca de 100 layers!

Obviamente, começamos a criar projetos e diferenciais que fizessem com que esses colaboradores permanecessem por aqui e, podemos afirmar, isso funcionou muito bem.

Não é à toa que conquistamos o selo Great Place to Work — que premia as melhores empresas para se trabalhar — além de diversos prêmios do mercado digital, incluindo o de Agência do Ano, em 2021, pela RD Station, a maior plataforma de marketing e vendas da América Latina.

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