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Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
O sonho da maioria dos negócios é alcançar o tão sonhado e esperado planejamento estratégico perfeito.
Mas, na prática, essa meta pode se tornar um verdadeiro pesadelo levando em consideração todas as etapas e percalços que podem surgir no caminho, caso você não trabalhe em parceria com uma agência ou não tenha um time completo.
Principalmente porque é por meio do planejamento estratégico que é possível identificar como sua empresa está posicionada no mercado e quais possíveis gargalos operacionais impedem que ela alcance os objetivos traçados.
Estatisticamente, em torno de 700 mil empresas são abertas por ano e, desse total, a cada dez organizações, 6 fecham as portas antes de completar 5 anos de existência, sobretudo, pela falta de planejamento estratégico, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).
Assim, apenas quem entende o que é planejamento estratégico, consegue desenvolver planos de ação práticos e capazes de impulsionar os resultados a longo prazo.
Mas, como estruturar o planejamento estratégico perfeito? É possível prever o que vai dar certo para cada cliente? Quais times devem ser incluídos no planejamento estratégico? O que fazer quando as metas do planejamento estratégico não estão sendo atingidas? Ainda dá tempo de fazer o planejamento para 2023?
Essas e diversas outras dúvidas, Lucas Latorre, Head de Planejamento da Layer Up, nos contou em primeira mão em uma entrevista completa; e agora disponibilizamos ela para você. Confira!
De forma resumida, esse processo engloba pensar de forma estratégica — como o próprio nome supõe — a fim de alcançar os objetivos estipulados durante a etapa de planejamento.
Claro que, esses objetivos precisam estar dentro da realidade do seu negócio, nada de metas impossíveis de serem alcançadas.
É possível comparar o planejamento estratégico a um GPS. Ao utilizar um aplicativo de localização, a primeira etapa é planejar o seu destino e, a partir disso, calcular o melhor caminho.
Não é possível planejar uma rota sem saber aonde você deseja chegar, assim como, também não é possível ir sem planejar uma rota.
Já dizia o Gato Cheshire de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve“. Bom, para quem busca o planejamento estratégico ideal, não é qualquer caminho que serve.
A Layer Up atua há mais de 8 anos com vendas e marketing, o que inclui a criação e desenvolvimento de diversos planejamentos estratégicos ao longo desses anos.
Planejamentos esses que nos renderam importantes prêmios, incluindo o prêmio de Melhor Case de Marketing e Vendas, em 2019, pela RD Station.
E, claro, que só conquistamos esse e diversos outros prêmios por meio de nossas estratégias disruptivas e profissionais altamente qualificados.
Por isso, neste conteúdo inédito, trouxemos Lucas Latorre, Head de Planejamento da Melhor Agência do Brasil, para contar um pouco sobre como o planejamento estratégico é colocado em prática aqui na Layer Up.
Acompanha essa entrevista inédita!
O planejamento estratégico é um desenho de uma estratégia a partir de uma análise profunda do que a gente tem do cliente.
Então, por meio dele, realizamos toda uma análise do contexto do cliente, estudamos a persona ou personas, o mercado, a concorrência, olhamos o que o cliente já realizou de campanhas, etc.
Enfim, estudamos o cliente como um todo. Não à toa, é comum ouvir do cliente “nossa, vocês estudaram a gente por um mês e parece que vocês trabalham aqui há dez anos”, justamente porque a gente conversa com o comercial, com o próprio cliente e alcançamos percepções a partir de diversos alinhamentos, como o kick-off.
Basicamente, fazemos uma imersão no mundo do cliente. Assim, conseguimos definir o planejamento estratégico como um estudo aprofundado e, junto com esse estudo, vem a estruturação de uma estratégia cabível para o mercado juntamente com as particularidades e objetivos do cliente.
Então, o planejamento estratégico é o caminho estratégico de forma “superpersonalizada” que a gente faz para o cliente atingir os objetivos dele.
A expectativa do cliente é uma zona nebulosa. Isso porque, no mundo ideal, a expectativa do cliente seria alinhada durante o processo comercial, mas, na realidade, esse alinhamento ocorre, de fato, ao longo de todo o planejamento estratégico.
Assim, toda a estruturação do planejamento é um alinhamento de expectativas. Nunca colocamos metas apenas porque o cliente quer cumprir. Estipulamos metas que sejam cabíveis durante todo o planejamento, a fim de obter os melhores resultados.
Na Layer Up nós temos um processo próprio, desenvolvido e aperfeiçoado ao longo de toda a história da agência. Assim, todo o processo e, consequentemente, suas etapas estão mudando continuamente.
Então, a análise swot que a gente fez hoje, não é a análise swot que vamos fazer amanhã. Isso ocorre porque, além de não trabalharmos com escopos fechados, compreendemos que cada cliente tem suas próprias particularidades.
Assim, a nossa referência para a estruturação de estratégia, além de todos os estudos internos e externos do cliente, são também os próprios materiais que desenvolvemos.
É possível também se inspirar em outros planejamentos e cases que deram certo e adaptá-los para as particularidades de cada cliente.
Assim, o que torna o planejamento da Layer Up tão único é que buscamos, sobretudo, sermos mutáveis.
Essa pergunta é difícil de responder. Porque, quando realizamos um estudo do mercado, identificamos o que está acontecendo. Não é possível falar se algo vai dar certo ou não, se não tivermos o feeling dos primeiros meses de operação.
Então, o importante do planejamento é a gente trazer uma ideia, uma forma, um contexto e, na operação, trabalhar em cima dessa ideia de maneiras diferentes.
Por exemplo, identificamos que vídeos curtos e didáticos estão funcionando bem, então vamos fazer testes com eles. A partir disso, adaptamos um caminho que faça sentido com base nos testes, estudos e análises estratégicas que a gente fez.
Ou seja, não é possível prever o que vai dar certo ou errado, mas vale a pena testar aos poucos.
Não existe necessariamente o momento ideal; o que acontece é que toda empresa que busca crescer e se tornar autoridade, precisa ter um planejamento estratégico.
Se ele não é feito com frequência e consistência, não é possível ter uma previsibilidade dos resultados, assim como não é possível identificar o que está dando certo e que é necessário otimizar.
Na Layer Up existem diversos tipos de planejamento, mas, em geral, a maioria dos planejamentos são bem completos. Assim, o ideal é sempre unir todos os times, como analistas de conteúdo, designers, mídia e performance e, claro, o time de planejamento.
A partir dessa união conseguimos obter resultados mais promissores, além de ser mais fácil pensar nos conteúdos que serão desenvolvidos.
Por isso, precisamos muito dos alinhamentos internos, afinal, essas são importantes oportunidades também para conectar nosso time sob os mesmos propósitos e metas.
Se a meta não está sendo atingida, a melhor solução é realizar um planejamento estratégico com o cliente para entender onde está o erro e o que precisa ser otimizado.
Por isso, para identificar porque a meta não está sendo batida, é necessário olhar muito além do resultado — ou da falta dele — para traçar todo o caminho e analisar qual etapa precisa ser aprimorada.
Às vezes, pequenos ajustes nos conteúdos ou no design já são suficientes.
De maneira geral, temos algumas partes, como a imersão, na qual ocorre o kick-off, a pesquisa de mercado e o estudo do cliente. Depois temos a análise, na qual entendemos a fundo como está o segmento de atuação do cliente e os principais concorrentes.
Nesta etapa também olhamos para o marco zero, identificamos quais campanhas estão rodando, a performance delas e as principais tendências de comunicação.
Logo depois passamos para a criação, na qual temos a estruturação da estratégia, temos a análise swot, a jornada de compra, a criação do plano editorial e todas as partes de performance (plano de mídia, estruturação de público e Inbound Marketing com definição de fluxos, pautas, landing pages). Isso tudo unido à identidade visual do cliente (KV).
Por último, mas não menos importante, Lucas Latorre trouxe uma excelente perspectiva para empresas que ainda não começaram a preparar o planejamento estratégico para 2023:
“Dá tempo, sim, de começar a criar a sua estratégia digital para 2023. Inclusive, temos vários projetos começando agora para o próximo ano, todos darão certo e todos vão estar prontos dentro do tempo estabelecido.
Porém, você precisa definir qual o seu objetivo para o próximo ano: se é vender mais, você tem 2 meses para traçar essa estratégia. Mas, com consistência e uma equipe preparada, dá tempo de estruturar o planejamento digital ideal para seu negócio.”
A Layer Up é presença marcada no RD Summit desde 2015 — quando iniciamos nossa parceria. Desde então, temos alcançado importantes resultados ao longo desses anos, mostrando que é possível, sim, inovar no digital e ser autoridade.
Este ano, mais uma vez, estaremos presentes no RD Summit após 2 anos seguidos do evento online devido à pandemia. E não apenas apresentaremos uma palestra inédita e teremos um stand recheado de novidades, como também, somos Patrocinadores Master do evento.
Quem estiver por lá terá a incrível oportunidade de conversar com algumas pessoas que fazem parte do time Layer Up, conhecer as novidades que estão por vir e, claro, ficar por dentro dos inúmeros cases de sucesso que construímos ao longo de 8 anos de experiências.
Inclusive, o próprio Lucas Latorre é uma das presenças confirmadas. Não deixe de passar em nosso stand e ficar por dentro dos passos fundamentais para criar o planejamento estratégico perfeito para 2023. O primeiro deles é, com certeza, conhecer a Layer Up.
Ah, e se você se interessou pela história da nossa parceria com a RD Station, não deixe de conferir o material que produzimos sobre o assunto logo abaixo.
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