Sua estratégia digital para 2023 já está pronta?

Estamos oficialmente no último quarter do ano e a pergunta que não quer calar é: você já definiu sua estratégia digital para 2023?Se antecipar no planejamento do próximo ano pode ser um diferencial competitivo...

Sua estratégia digital para 2023 já está pronta?

Estamos oficialmente no último quarter do ano e a pergunta que não quer calar é: você já definiu sua estratégia digital para 2023?

Se antecipar no planejamento do próximo ano pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio, além de que, convenhamos, ter uma estratégia pronta antes mesmo de 2023 começar, vai facilitar muito o desenvolvimento dessas ações.

Neste conteúdo você vai encontrar a definição de estratégia digital e entender porque é tão importante preparar a sua agora, com dicas importantes de quem tem ajudado empresas a estabelecerem uma presença consolidada no digital. Vamos conferir?

O que é Estratégia Digital?

Muito usado dentro do contexto militar, o termo “estratégia” é definido pelo dicionário Oxford Languages como “a arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais” ou “tratar das operações e movimentos de um exército”.

Quando falamos em estratégia dentro dos negócios, podemos entendê-la como o desenho das ações que você vai criar ou desenvolver para a sua empresa.

Em outras palavras, a estratégia é como um mapa que orienta seus próximos passos. Por isso, ela precisa ser pensada com calma e com uma visão apurada sobre os objetivos e necessidades do seu negócio.

Existem diversas formas de traçar uma estratégia, pois cada negócio tem uma necessidade diferente. Ela pode ser definida de acordo com um período de tempo (uma campanha sazonal, por exemplo), ou uma meta específica do negócio (crescer, aumentar o ticket médio, corrigir o público-alvo, etc.).

Mas também podemos definir uma estratégia pensando no meio onde essas ações serão executadas, como é o caso da estratégia digital

Como tudo que é feito com foco nessa realidade, sua estratégia digital também precisa se adaptar à forma como as pessoas se comportam, consomem conteúdos e, claro, percebem o marketing feito nesse ambiente.

Uma boa estratégia digital é capaz de muito mais do que somente aumentar a conversão das suas ações no digital ou seus leads; ela também se concentra em estabelecer uma presença consistente nas redes sociais, tornar seu negócio autoridade dentro do seu segmento digital e relevante de verdade para o público.

Por isso, na hora de estabelecer sua estratégia digital, tenha em mente que todos os seus esforços de marketing digital precisam estar de acordo com a imagem que sua empresa quer transmitir e explorar dali para frente.

É importante lembrar também que tudo isso precisa estar de acordo com os valores, princípios e a promessa de marca, para uma comunicação clara e coerente.

Porque é importante preparar sua estratégia digital agora

Além de ser importante ter uma estratégia digital certeira, também é essencial definir quando começar esse processo — e podemos afirmar que o melhor momento para isso é agora.

Sempre falamos por aqui, mas não custa relembrar: o futuro já começou! Negócios que não se adaptarem ao digital, com uma estratégia bem estruturada e atenta às demandas do mercado, correm sério risco de extinção.

De acordo com a pesquisa Global Interconnection Index (GXI) volume 5, realizada pela empresa Equinix, até o final deste ano (2022), 65% do PIB global será digitalizado. É uma porcentagem significativa, mas que demonstra apenas o começo da revolução digital que estamos vivendo.

Ainda segundo a GXI, cada vez mais líderes de negócios estão investindo no digital e adaptando suas cadeias de valor para novos mercados dentro dele, o que confirma que essa não é mais uma tendência, mas sim, realidade.

Realmente, não há mais tempo a perder, a hora de começar sua estratégia digital é agora! Principalmente no último quarter do ano, estar preparado para 2023 vai fazer a diferença quando o dia 1º de janeiro chegar.

O que esperar do marketing digital em 2023

Para preparar uma estratégia digital em sintonia com o que tem acontecido no mercado recentemente e, portanto, de acordo também com o que o público espera, nada melhor do que dar uma conferida nas tendências.

Já é uma tradição aqui na Layer Up trazer as principais tendências para o próximo ano, afinal, estamos sempre de olho nas movimentações do mercado. 

Em breve traremos o próximo reporte, mas, enquanto ele não chega, separamos 3 tendências que já têm se destacado para 2023. Confira:

Vídeos

Não é de hoje que os conteúdos em vídeo têm crescido. Essa é uma tendência que já vem aparecendo em reviews há alguns anos e não é à toa: a pesquisa “Estatísticas de Marketing de Vídeo 2020”, feita pela Wyzowl, já apontava que 66% das pessoas preferem conteúdos em vídeo a outros formatos.

Sejam vídeos curtos, como no caso do TikTok, ou mais longos, como o Instagram vem testando com seus reels e stories, os vídeos são o formato que mais cresce em possibilidades dentro das redes sociais e é, novamente, uma tendência importante para os negócios, independente de seu segmento.

Experiências híbridas

Principalmente depois da pandemia, tudo que é híbrido se tornou uma tendência capaz de deixar sua estratégia digital mais dinâmica e eficiente.

Já falamos outras vezes sobre o poder das ações chamadas de phygital, que funcionam utilizando meios on e offline. Pois essa é justamente a proposta dessa tendência: mesclar conteúdos em ambientes diferentes e criar uma experiência mais rica para o seu público.

Estratégias personalizadas

Com a evolução constante da tecnologia e graças à inteligência artificial, tem sido cada vez mais fácil personalizar nossas ações de acordo com o que o público realmente quer.

Os dados têm um papel crucial nesse processo, afinal, por meio deles é possível ter esses insights valiosos, descobrir como o público tem reagido à sua marca, o que eles buscam de um negócio como o seu e como você pode alcançá-los.

Mas, além disso, na hora de montar uma estratégia também é preciso pensar que ela precisa ser personalizada de acordo com o seu negócio e não somente de acordo com o público. 

Pense comigo, se muda o segmento, por que não mudariam também as ações? Escopos fechados definitivamente não trazem resultados. Por isso, estratégias personalizadas também são necessárias quando se diz respeito ao seu setor.

Acompanhar as tendências é importante, mas, mais do que isso, é importante saber diferenciar o que é tendência e o que é apenas uma moda — e talvez esse seja o principal desafio das marcas com presença digital hoje.

Por exemplo, quando dizemos que o Tik Tok é uma das redes sociais que mais cresce, não significa necessariamente que você precise fazer todas as dancinhas e trends da rede, mas sim criar conteúdos com alto poder de engajamento, que seu público queira ver e compartilhar por lá.

Isso quer dizer que antes de sair por aí adotando todas as tendências para a sua estratégia, considere primeiro o que faz sentido para o seu negócio e como você pode se adaptar para surpreender seu público.

Prepare sua estratégia para 2023 com a Layer Up

Como você pôde ver, realmente não dá para deixar essa tarefa para depois; sua estratégia deve ser prioridade e, portanto, é algo a ser trabalhado hoje!

A boa notícia é que, para te ajudar nesse processo, a Layer Up preparou 6 lives gratuitas e exclusivas, com desenhos táticos específicos para cada segmento do mercado: Indústria, Tecnologia, Serviços + Corporativos, Varejo, Educação e Saúde. 

As lives acontecerão nos dias 5, 6, 7, 11, 13 e 14 de outubro, às 11h, e você pode conferir o conteúdo próprio para o seu segmento, com dicas e um benchmarking setorizado com análise de ações de Branding, Rebranding, Site, Conteúdo/SEO, Gestão de Redes Sociais, Relacionamento, Mídia e Prospecção.

Para garantir seu acesso gratuito a este conteúdo, basta clicar no botão aqui embaixo e fazer sua inscrição.

Estratégia digital

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.