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O que é Marketing e por que devo colocá-lo em prática?

Você sabe exatamente o que é marketing? Ele faz parte de sua rotina e talvez você não perceba É comum confundir marketing com publicidade por ambos envolverem ações de divulgação. Porém cada um tem suas...

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O que é Marketing e por que devo colocá-lo em prática?

Você sabe exatamente o que é marketing? Ele faz parte de sua rotina e talvez você não perceba

É comum confundir marketing com publicidade por ambos envolverem ações de divulgação. Porém cada um tem suas características e acabam por se complementar. Mas afinal, o que é marketing?
Deixemos claro:

A publicidade, que foca em mostrar o que a empresa oferece, faz parte das ações de marketing, o qual tem como missão revelar a mensagem, o que a instituição comunica.

O leque de possibilidades do marketing é amplo. Para mostrar sua versatilidade, gosto de utilizar uma situação comum na vida de todos nós como exemplo: o aniversário.

Estratégia de marketing: ela está presente até em comemorações

Seja qual for o evento que estamos prestes a organizar, sempre iniciamos com um briefing, uma ideia geral do que queremos.
Com isso dito, vamos partir para um exemplo prático que mostre o que é marketing e como você pode se beneficiar dele.
Vamos lá:

Briefing – Suponha que você fará sua festa de 30 anos e escolheu o carnaval como tema, afinal, você nasceu em fevereiro.
Desafio – Essa é uma data em que muitos planejam uma viagem, ou já comprometeram o salário e não querem ir para uma balada, por exemplo. Eis um problema.
Solução – Com a estratégia certa, é possível mostrar aos seus convidados que você pensou em tudo e encontrou a melhor maneira de comemorar com todos.
É aí que o marketing entra em ação.

Lista de convidados e a construção de leads

O que temos nessa etapa é algo muito similar à construção dos leads, pois você identificará seu público-alvo para então se comunicar com ele.

Podemos definir seus convidados como um lead qualificado, pois você está ciente dos problema deles (como o caso de uma viagem na data do seu aniversário) e tem as informações necessárias sobre perfil, já que são amigos e familiares.
Assim você poderá entregar informações importantes por meio de algum canal de comunicação, como as mídias sociais, para que eles possam se programar e participar de sua festa.

Como criar um conteúdo irresistível

Para organizar um aniversário, hoje muitos optam por criar um evento no Facebook. Essa é uma, dentre várias, maneiras de gerar e distribuir conteúdo atrativo, conversar com o público e entender quais são as dúvidas e problemas a serem resolvidos.
Usando nosso exemplo, o tema carnaval pode aparecer tanto em fotos quanto na linguagem utilizada nos posts. Conhecer seus convidados é uma vantagem, pois o conteúdo será personalizado, com possibilidade de interação.
Esse é um processo muito parecido com o que se tem no marketing de conteúdo, cujos principais objetivos são:

  • Atrair e “treinar” o público com dados sobre seu negócio, ou evento
  • Colaborar para o ganho de autoridade e posicionamento da marca
  • Manter o público fidelizado sempre nutrido com conteúdo de qualidade e gratuito

Se você se interessou pela ideia de atrair seu público com o conteúdo oferecido, experimente ler sobre o método AIDA.

Inbound marketing e seu efeito transformador

Você gerou conteúdo, atraiu convidados para a página do seu evento no Facebook, nutriu leads (automação de marketing) e manteve o relacionamento com seu público (CRM).
O feedback foi tão positivo que você decidiu seguir com a nutrição da rede social e garantiu uma lista de convidados fiéis, mantendo todos alerta para a festa do próximo ano (Remarketing).

Essas são etapas presentes no Inbound marketing, apenas uma estratégia dentre várias existentes nas ações de marketing.
Para saber o que é marketing afundo, há ainda dezenas de termos, ferramentas, métodos e estratégias que podem ser aplicados tanto no seu negócio, quanto em suas atividades pessoais e profissionais.

Aqui mesmo no blog há diversos assuntos interessantes.

Depois de falar sobre o que é marketing, no próximo post vou ajudar sua equipe de vendas e contar como vender mais focando na estratégia.

Ficou com alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco e vamos te ajudar!

o que e marketing


AUTOR //Samira Cardoso

Co-fundadora e CEO da Layer Up, Agência Digital com foco em Transformação Digital. Graduada em Comunicação Social, MBA em Marketing, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School.

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