O trabalho home office funciona de verdade? Na Layer Up mostramos que sim!

O tão amado por muitos e temido por outros, o home office tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. A praticidade de trabalhar no conforto do próprio lar ou de qualquer lugar do planeta tem feito com que...

O trabalho home office funciona de verdade? Na Layer Up mostramos que sim!

O tão amado por muitos e temido por outros, o home office tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. A praticidade de trabalhar no conforto do próprio lar ou de qualquer lugar do planeta tem feito com que cada vez mais pessoas priorizem vagas com esse modelo de trabalho.

Esse fato mostra que a pandemia não foi apenas determinante para mudar o perfil de comportamento dos consumidores, mas também dos trabalhadores. Segundo estudo da Alelo, realizado com mais de 2,7 mil colaboradores de todo Brasil, em dezembro de 2021, 75% dos entrevistados se consideram extremamente felizes com o home office e 29% já possuíam um espaço de trabalho dedicado para atendê-los nessa nova estrutura de trabalho.

Entre prós e contras, o home office se destaca por 1) utilizar o tempo de deslocamento até o escritório para outras atividades; 2) ter mais tempo para estar com a família e 3) conseguir conciliar emprego e vida privada de forma mais equilibrada. Em contrapartida, não é incomum as pessoas sentirem falta de estar com os colegas de trabalho e não possuírem uma estrutura adequada para exercer o ofício em casa.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 14% dos entrevistados acreditam que o trabalho remoto é um fator essencial durante a proposta de emprego. Não à toa, atualmente, esse modelo de trabalho foi adotado por cerca de 10% da população brasileira, de acordo com dados do IBRE, da FGV. Incluindo a Layer Up

Desde o começo da pandemia, nós mudamos nossa operação para o trabalho à distância com o objetivo de preservar a saúde de nossos colaboradores.

Com o passar do tempo, compreendemos que o trabalho remoto funcionou bem em nossa operação e, a partir disso, começamos a incluir melhorias e ações para unir o nosso time mesmo à distância

Para entender melhor, continue acompanhando o conteúdo.

O home office na Layer Up

O processo de implementação do home office nunca é fácil, principalmente devido às condições nas quais ele foi aplicado em 2020. O momento de incertezas e medo foi determinante para remodelar a nossa operação.

Muito além de oferecer os equipamentos necessários, como mesas, computadores e cadeiras, realizamos diversos alinhamentos a fim de compreender de que forma atenderíamos melhor nossos colaboradores e clientes.

A partir disso, optamos por realizar reuniões mensais com todo o time com o objetivo de apresentar nossas conquistas, metas batidas, novos clientes e também comemorar a chegada de novos colaboradores e parabenizar os aniversariantes do mês.

Além das reuniões mensais, todos os dias logo no início da manhã realizamos a daily, famosa reunião diária na qual batemos as dúvidas, demandas e alinhamos o briefing. Nelas estão presentes o/a gestor(a) do squad, o/a customer success, os analistas de conteúdo e os designers.

Inclusive, foi durante o primeiro ano do home office que compreendemos que que conseguiríamos separar as demandas e dividir as produções de maneira muito mais eficiente com base em squads, sistema no qual cada grupo fica responsável por uma determinada quantidade de clientes. Isso faz com que cada um consiga se aprofundar melhor no segmento do cliente e em suas produções.

Vale ressaltar que cada time também realiza suas próprias reuniões semanais. O time de design, por exemplo, tem o famoso “Café Criativo” e o time de conteúdo tem a “Reunião de Conteúdo”.

Em ambos os casos, o objetivo é contar como foi a semana, explicar os principais desafios e encontrar maneiras de otimizar qualquer possível desalinhamento. Claro que esse momento também não deixa de ser uma forma de unir a liderança dos times com os colaboradores.

Além das reuniões, também buscamos sempre utilizar plataformas e ferramentas que colaborem para que algumas atividades sejam desenvolvidas em conjunto, principalmente aquelas ligadas ao planejamento estratégico de nossos clientes. 

Inclusive, o Ricardo Destro, do time de design, compartilhou com a gente como é trabalhar na Layer Up. Dá uma conferida no depoimento dele:

“Trabalhar na Layer é uma oportunidade única. Na agência, temos o contato com os mais diversos clientes, desde segmento de lazer à tecnologia e isso nos desafia constantemente a exercitar o olhar estratégico para entender diferentes públicos. Nosso trabalho dentro do time de design é justamente isso: aplicar visualmente estratégias alinhadas à postura do mercado e sempre trazer um olhar inovador e disruptivo para posicionar marcas em um lugar de sucesso. 

As trocas entre áreas fazem nosso trabalho se tornar muito integrado e, principalmente, ajudam a ter uma visão macro de todos os processos aplicados. Toda a comunicação interna é baseada na transparência, suporte e empatia: não existe pergunta simples demais ou uma dúvida que não possa nos fazer crescer.

O desenvolvimento de carreira dentro da Layer Up também é um dos pontos chave, já que toda a estrutura de aprendizado e o acompanhamento junto às lideranças são pensados caso a caso, de forma a fortalecer e exercitar sempre a capacidade dos profissionais e elevá-los a outro nível. Não se trata apenas do crescimento da empresa. O crescimento é integrado: crescemos como profissionais e do ponto de vista pessoal.

Criar designs estratégicos nunca foi tão fácil tendo um time tão incrível junto comigo. Afinal, a sobreposição de camadas deixa sempre o projeto mais completo.”

O home office nos fez compreender que, mesmo separados, podemos nos conectar de diversas formas e manter nosso objetivo unido em busca de transformação digital.

Os resultados

Ao todo, estamos conectados diariamente por trás da tela de computadores pelos mais diversos lugares. Porém, recentemente, também convidamos colaboradores de diferentes times a trabalharem um dia presencial, a fim de fazer algumas dinâmicas interativas.

Também apoiamos o desenvolvimento de atividades fora do ambiente de trabalho, sejam passeios ou até mesmo o famoso happy hour, no qual disponibilizamos uma quantia para cada colaborador se divertir.

Outro diferencial que o home office nos permitiu foi contratar pessoas de outros estados do Brasil. Atualmente a sede da Layer Up está localizada na Zona Oeste de São Paulo, e se antes contratávamos apenas pessoas que morassem dentro do estado, agora conseguimos alcançar colaboradores de diversos outros locais, proporcionando mais diversidade, pluralidade e experiências ao nosso time.

Hoje, estamos chegando à marca de 100 layers (apelido carinhoso para nossos colaboradores) completamente apaixonados pelo que fazem e dispostos a revolucionar o digital por meio de ideias inovadoras.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre nossa cultura, acesse outro conteúdo bem interessante que ressalta a importância de feedbacks periódicos para impulsionar o crescimento do nosso time. Clique no banner abaixo!

Home Office

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.