Os melhores momentos do Data Driven Decision Day: um dia dedicado aos dados na gestão de marketing

Você tem uma data emblemática no seu negócio? Aqui na Layer Up, o dia 26 de julho de 2024 ficará para sempre marcado em nossa história como o dia em que Data Driven Decision Day, o DDDDay, deixou de ser uma ideia e...

Os melhores momentos do Data Driven Decision Day: um dia dedicado aos dados na gestão de marketing

Você tem uma data emblemática no seu negócio? Aqui na Layer Up, o dia 26 de julho de 2024 ficará para sempre marcado em nossa história como o dia em que Data Driven Decision Day, o DDDDay, deixou de ser uma ideia e se tornou um evento real, cheio de insights, convidados especiais e, claro, incontáveis dados interessantes. 

Além de não esquecermos desse evento, também queremos compartilhar com você um pouco do que vivemos no DDDDay. 

Por isso, neste conteúdo você encontrará um resumo de como foi esse grande dia, além, é claro, dos principais aprendizados que tiramos dele. Continue acompanhando e conheça o Data Driven Decision Day.

A história do Data Driven Decision Day

Muito antes do Data Driven Decision Day acontecer, os dados já faziam parte das decisões aqui na Layer Up.

Seja na hora de escolher as melhores estratégias para os nossos parceiros, para sermos mais assertivos nas nossas decisões internas e até mesmo para educar mercado, os dados estão na cultura da Layer Up e valorizamos cada informação que vem ou resulta deles.

Mas, como toda história de sucesso tem um começo, a do DDDDay também tem. E essa começou lá em 2019.

A pauta data driven estava começando a despontar na época e, com 5 anos de existência, a Layer Up também começou a perceber sua importância.

Nossa CEO e Cofundadora da Layer Up, Samira Cardoso, conta que foi nesse período que começamos a nos movimentar para ter um time proficiente em dados, com mais repertório para tratar esses dados e entregar mais resultados para os nossos clientes.

Depois de muito estudos a esse respeito, implementamos essa cultura data driven internamente. Só havia um problema: o mercado não estava pronto.

Gabriel Bearzi, nosso Diretor de Marketing, contou um pouco sobre as primeiras iniciativas criadas e os aprendizados. Segundo ele, o mercado ou 1) não estava pronto, ou 2) não entendia essa cultura ou ainda 3) entendia o que eram dados, mas não sabia como colocá-los na operação.

Gabriel Bearzi, Diretor de Marketing da Layer Up, sobre a concepção do Data Driven Decision Day

Data Driven Decision: sua ligação com o mundo dos dados

Foi aí que a Layer percebeu não somente uma oportunidade, mas uma missão: aprender a usar dados, tomar decisões com base neles e orientar o mercado nesse sentido. 

Então, em 2021, surgiu o Data Driven Decision, também chamado de DDD, um evento online com 3 dias de duração, 24 conteúdos e inscrição totalmente grátis.

Mas esse era só o começo. Nos anos seguintes, esse movimento cresceu muito e se tornou algo muito maior.

O Hub do DDD

Já em 2022, a segunda edição aconteceu em 2 dias, com ainda mais conteúdos e convidados, transformando o DDD em um hub de conteúdos.

No ano seguinte, 2023, foi a vez do Decision Day, um dia especial no Hub do DDD, que reuniu mais 9 profissionais para falarem sobre dados e trazerem um formato superatual para o hub: os podcasts.

Em apenas 3 edições, o DDD passou a ter mais de 90h de conteúdos dedicados à cultura dos dados, compartilhados por especialistas desse mercado que iam desde as disciplinas mais técnicas, como Ciência de Dados, ao C-Level, explorando a importância dos dados na gestão inovadora.

Além disso, o Hub do DDD conta com:

  • + de 60h de palestras, entrevistas, podcasts e painéis
  • + de 30h de cursos, materiais complementares e reviews de ferramentas
  • + de 70 palestrantes
  • + de 60 empresas envolvidas, entre apoiadores, patrocinadores e realizadores
  • 3 níveis de aprendizado, que vão do iniciante ao avançado
  • 6 temas, para 10 perfis de atuação e 6 formatos de conteúdo
  • Além de uma comunidade ativa no Telegram, com mais de 11 mil membros 

Não à toa, esse se tornou o maior hub de conteúdos do Brasil sobre o tema! Com a presença de importantes empresas como IBM, Nubank, WeWork, iFood, Unilever, Picpay, Quinto Andar e muitas outras.

Reforçando a premissa de ajudar profissionais de diversas áreas e níveis de atuação a descobrirem a cultura data driven e usufruírem dela, o hub continua gratuito e acessível. Para conhecê-lo, basta clicar no banner abaixo:

Conheça o Hub do DDD, a maior plataforma de conteúdo gratuito sobre data driven

O Data Driven Decision Day

Como uma evolução quase que natural dos eventos pós-pandemia, o DDD estava caminhando para se tornar um evento presencial. Aliás, esse foi um dado identificado e analisado do próprio público do evento, que começou a pedir por um encontro presencial.

Então, em 2024, no 4º ano de DDD, idealizamos, planejamos e realizamos o Data Driven Decision Day, um evento presencial e imersivo na cultura data driven, dessa vez, especialmente focado nos gestores e profissionais de marketing.

A estrutura do evento

Como a própria Samira disse em sua palestra no DDDDay, não dava para simplesmente começar com um summit — como a estrutura do RD Summit, que conhecemos muito bem.

Esse era o primeiro evento presencial do DDD e precisávamos de assertividade, desde a estrutura até a execução desse projeto.

Por isso, decidimos que o Data Driven Marketing seria o foco dessa edição, trazendo os princípios de uma cultura de dados para auxiliar profissionais de marketing de todos os níveis. Daqui a pouquinho vamos nos aprofundar mais nesse tópico.

Samira Cardoso, CEO da Layer Up, sobre a concepção do Data Driven Decision Day

 

Após a definição do dia 26 de julho — pouco tempo depois do nosso aniversário de 10 anos — e do local, o State Innovation Center, em São Paulo–SP, começamos a planejar, de fato, esse grande evento.

Convocamos os maiores especialistas em estratégias avançadas de marketing para participarem desse dia especial, compartilharem um pouco de suas trajetórias junto aos dados e, claro, dicas para quem quer seguir nesse mesmo caminho.

Ao todo, 25 nomes de peso aceitaram esse convite e ajudaram a fazer o DDDDay acontecer. Mas os big numbers desse evento vão muito além:

Big numbers do Data Driven Decision Day

E tem mais: além de todos esses convidados e participantes, o Time Layer também estava em peso no evento.

Seja nos bastidores, como equipe de staff fazendo o evento acontecer, ou assistindo à programação no auditório, ou de casa, já que a nossa operação é híbrida, nossos mais de 130 colaboradores estiveram conosco durante todo o dia.

Além das palestras e painéis, o Data Driven Decision Day ainda contou com mais atrativos especiais:

Feira de Negócios

Em um espaço especial no local do evento, os participantes também puderam encontrar empresas focadas em auxiliar equipes e gestores de marketing a conduzir suas estratégias com base em dados.

A Feira de Negócios do DDDDay contou com a presença dos parceiros importantes para o nosso ecossistema, como iFood Benefícios e RD Station. Além disso, os patrocinadores do Data Driven Decision Day também estavam lá, como a newsletter Bizi e o Grupo Fala.

Ativação Especial

O público foi formado por profissionais que atuam em empresas de diversos segmentos, mas com um desejo em comum: montar um perfil forte no LinkedIn. Além da proficiência em dados, é claro.

Por isso, aproveitando um espaço especial do State Innovation Center, “a casinha”, também preparamos uma ativação especial, com uma equipe de fotógrafos dedicada aos participantes. O resultado? Mais de 270 fotos prontas para turbinar o LinkedIn.

Coffee breaks e Happy Hour

Entre os milhares de insights que permearam o Data Driven Decision Day, também providenciamos que os participantes estariam bem assistidos em outros aspectos.

Assim, o evento foi dividido com pausas estratégicas para coffee breaks cheios de networking e snacks, além de um happy hour especial ao final, para fechar o DDDDay com chave de ouro.

Tudo pensado para proporcionar uma experiência inesquecível a todos que passaram por lá. Se formos ver pelos feedbacks diretamente do evento, deu muito certo:

Feedbacks de participantes do Data Driven Decision Day

Uma nova era para gestores de marketing

Dentre todas as palestras cheias de bons insights que o Data Driven Decision Day trouxe, não teria como não destacar a apresentação de Samira Cardoso, nossa CEO e Cofundadora da Layer Up.

Já tem se tornado um padrão: em todos os eventos que participamos a Samira está no palco trazendo informações decisivas para a gestão de times de marketing e agências.

No DDDDay, o tema escolhido foi “Uma nova era para os gestores de marketing”, justamente para a palestra que abriu o evento. Nesse conteúdo, a executiva contou a origem da inspiração para o evento e, portanto, para esse tema.

Durante um bom tempo, a CEO conversou com outros executivos de marketing e percebeu que, atualmente, mesmo quem já usa dados, ainda tem dificuldades de orientar suas estratégias a partir deles. Seja por uma questão cultural das empresas, por falta de apoio da direção ou até por falta de habilidades analíticas para executar uma gestão data driven. 

Líderes precisam dos dados

Foi durante essa análise que surgiu a ideia de fazer um evento focado na relação entre dados e marketing. Existia uma necessidade de mostrar aos gestores e profissionais dessa área que, por mais que seus instintos sejam apurados, os dados podem mostrar além.

Inclusive, o slogan do evento foi “Descubra o que está oculto na sua gestão de marketing”, mostrando que os dados podem revelar dores, insights, estratégias e caminhos que, sem eles, você não conseguiria enxergar ou identificar.

Aliás, uma das frases mais impactantes de Samira no evento foi sobre a consequências de ignorar os dados:

Frase dita por Samira Cardoso, CEO da Layer Up, no DDDDay

Para Samira, enquanto líderes fracos estabelecem metas inatingíveis, baseadas em desejos e não em dados, líderes excelentes têm uma visão de futuro, analisam os contextos e têm a confiança da equipe. Líderes fracos são autoritários e vão impor sua opinião “porque sim”. No entanto, bons líderes vão encontrar soluções e grandes líderes vão dar ferramentas para que sua equipe encontre essas soluções.

São exatamente esses grandes líderes que o DDDDay se propôs a formar. Não somente fortalecendo sua proficiência em dados, mas também estruturando a operação, fomentando a cultura e dando consistência para as ações.

Com esse processo, chegamos ao que a CEO chamou de ciclo virtuoso, onde o planejamento baseado em dados leva a uma execução consistente, que produz uma cultura de experimentação e, enfim, aos resultados que, de fato, batem as metas.

Uma vez que esse ciclo termina, começa tudo de novo.

Continue acompanhando os conteúdos da Layer Up

Insights importantes do Data Driven Decision Day

A palestra de abertura foi uma das mais importantes para nós, por motivos óbvios, mas é claro que, em um evento com mais de 20 especialistas na área, haveria muito mais insights preciosos durante as palestras e painéis.

Confira outras citações emblemáticas do DDDDay:Citações mais importantes do DDDDay

É claro que não dá para trazer tudo aqui, afinal, foram horas de conteúdos. Mas a boa notícia é que o nosso parceiro e patrocinador do DDDDay, Bizi, preparou uma cobertura especial do evento em forma de newsletter.

Esse material cheio de insights já está disponível gratuitamente. Para quem quer ficar por dentro de tudo, basta clicar no banner abaixo.

Confira mais sobre o Data Driven Decision Day no Bizi

E, além disso, o DDDDay também ganhou um aftermovie especial, que já está nos nossos canais, para quem quer sentir um gostinho de como foi estar no evento e viver essa experiência imersiva no mundo dos dados.

Para conferir é só dar play:

Quer mais? Continue acompanhando a Layer Up

O DDDDay pode ter chegado ao fim, mas os insights nunca param por aqui. O Data Driven Decision Day foi um projeto grandioso, que exigiu muito da nossa equipe, mas também trouxe muitos pontos positivos em retribuição.

Aprendemos muito e tivemos trocas incríveis com nossos parceiros, colaboradores, participantes e convidados. Por fim, mergulhamos ainda mais fundo na cultura data driven e, mais do que nunca, trouxemos muitos insights para casa.

Ainda não sabemos quando ou onde será a próxima edição, mas podemos garantir que ela será ainda melhor e com mais dados para contar, coletar, analisar e assim por diante.

Aproveitando o momento, também agradecemos a todos que participaram de forma direta ou indireta na realização desse grande marco na nossa história. Foi um prazer poder dividir esse dia cheio de significados com vocês e mal podemos esperar pela próxima oportunidade!

Quer continuar explorando os insights da Layer Up para o seu negócio? Nossa equipe está sempre disponível para conversar e planejar juntos um futuro brilhante junto aos dados.

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