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Com 2022 chegando ao fim, as empresas precisam começar a estruturar seu planejamento estratégico para 2023, principalmente se elas querem ter sucesso.
Afinal, os objetivos para o próximo ano precisam estar baseados nas metas, no desempenho e, sobretudo, nos resultados obtidos no ano corrente.
Assim, fica mais fácil criar um planejamento mais coerente com a realidade da sua empresa, enxergando os gargalos, definindo as prioridades, delimitando os seus pontos fortes e traçando oportunidades de crescimento e melhoria.
Além disso, estudar o mercado, os seus concorrentes diretos e indiretos e as tendências para 2023 são pontos-chaves para a criação de um planejamento efetivo, bem estruturado e de sucesso. Quer ver como fazer isso na prática?
Então vem com a gente!
Leia também: Sua estratégia digital para 2023 já está pronta?
Antes de iniciar seu planejamento estratégico, é preciso entender muito bem o que é esse conceito e como ele se aplica de forma efetiva em seu negócio.
Afinal, ele é, basicamente, um plano de ação que estrutura tudo que a empresa precisa fazer para alcançar bons resultados e apoiar o crescimento sustentável do seu negócio, levando em consideração as particularidades de cada segmento.
Ou seja, em outras palavras: ele dá as diretrizes para se obter sucesso.
Além disso, ele apresenta algumas características importantes, como:
Nesse sentido, o planejamento estratégico permite que se tenha a organização necessária para saber se uma ideia é viável para ser ou não colocada em prática.
Analisando, de modo efetivo, se ela realmente trará bons resultados.
Mas como fazer isso?
Um dos primeiros passos a serem tomados na hora de fazer o planejamento estratégico da sua empresa é a realização de um diagnóstico completo.
Assim, você terá uma visão de como estão suas finanças, seus processos, o engajamento dos seus colaboradores e, é claro, a satisfação dos seus clientes.
Para isso, você pode utilizar a análise de SWOT, uma sigla inglesa para Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats. Que se referem a:
Os pontos em que você possui vantagem em relação aos seus concorrentes.
Os pontos fracos da sua empresa, como atrasos ou pouca presença digital.
Realização de eventos, ações ou tendências que possam aumentar o faturamento.
Pontos de ameaça ao seu negócio e, que muitas vezes não são possíveis de controlar, como o fato dos seus concorrentes estarem próximos a você ou estarem oferecendo uma garantia maior por um mesmo serviço.
Leia também: 4 dicas de estratégia e planejamento para sua empresa
Por mais óbvio que isso pareça, é fundamental que seu planejamento estratégico para 2023 esteja alinhado a curto, médio e longo prazo com as iniciativas e, principalmente, com os valores e a missão da sua organização.
Só assim, será possível definir objetivos com propósitos.
Todo plano precisa ter início, meio e fim!
Dessa forma, estabelecer metas realistas é fundamental.
Para isso, você pode seguir a técnica SMART que também vem do inglês e representa especificidade, atos mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Ou seja, para tornar suas metas alcançáveis, elas precisam ser específicas, mensuráveis, relevantes e com tempo pré definido.
+ Posicionamento estratégico: o que é e como aplicar no negócio?
Convenhamos: ninguém sai do lugar sem dar o primeiro passo.
Por isso, seu planejamento estratégico precisa ser muito claro sobre o caminho que será percorrido, quais os objetivos desejados e quais estratégias serão utilizadas.
Para isso você pode usar a técnica 5w2h, um acrônimo que representa
Além disso, é importante estar atento a alguns exemplos de indicadores que permitem que você entenda o desempenho da sua empresa, como por exemplo:
Agora que você já sabe como fazer um planejamento estratégico para 2023, que tal começar a tirar seus planos do papel? Nós estamos aqui para te ajudar!
Gostou?
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