Quais competências podemos esperar do profissional do futuro?

Se a descrição do profissional do futuro já foi feita em uma produção de Hollywood, com certeza, ela vem de De Volta para o Futuro:"Seu futuro ainda não está escrito, o de ninguém está. Seu futuro será o...

Quais competências podemos esperar do profissional do futuro?

Se a descrição do profissional do futuro já foi feita em uma produção de Hollywood, com certeza, ela vem de De Volta para o Futuro:

“Seu futuro ainda não está escrito, o de ninguém está. Seu futuro será o que você quiser, então faça dele algo bom”.

A última frase de uma das maiores trilogias da história do cinema já antecipava que, apesar de não podermos prever o futuro, é nossa responsabilidade moldar os próximos passos da sociedade.

Neste conteúdo, vamos conversar sobre o profissional do futuro, quais competências podemos esperar desse perfil e como você pode se preparar para quando este momento chegar.

 

Afinal, quem é o profissional do futuro?

Falamos sempre por aqui, mas nunca é demais reafirmar: o mercado está em constante mutação. Graças às novas tecnologias, as tendências de consumo e o comportamento do consumidor estão sempre em transição.

Não por acaso, essas mudanças também impactam no perfil do profissional desejado pelas empresas, afinal, é preciso ser capacitado para lidar com tantas novidades o tempo todo. 

Mas, antes de entender melhor o que compõe esse perfil, precisamos entender mais sobre as demandas do mercado que ajudam a determinar as habilidades do profissional do futuro.

 

O que esperar do futuro?

Muito antes de Doc Brown compartilhar seus conhecimentos mais profundos com Marty McFly em De Volta para o Futuro, o futuro já era objeto de diversos estudos e teorias.

Não adianta, seja por instinto de sobrevivência, sonhos ou planos, enquanto seres humanos estamos sempre criando metas, planejando o futuro e sondando o que vem por aí para saber o que já podemos adiantar.

Esse foi o caso do estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro“, encomendado pela Dell Technologies ao IFTF (Institute For The Future) e publicado ainda em 2019.

Como o próprio nome já supõe, o estudo analisou as principais tecnologias que temos atualmente, escalando até o ano de 2030 e podemos afirmar: as descobertas são valiosas!

 

Projetando o futuro

O estudo teve a participação de 3.800 líderes de médias e grandes corporações em 17 países, incluindo o Brasil, e uma das descobertas mais impressionantes foi que cerca de 85% dos trabalhos que existirão em 2030 ainda nem foram criados!

Como o estudo é de 2019 e fala exatamente sobre a velocidade com que as máquinas e tecnologias evoluem, provavelmente, esse índice já mudou um pouquinho nesses últimos 3 anos.

Mas é muito interessante observar o quanto a sociedade pode evoluir em sintonia com o crescimento digital, cada vez mais presente em nossas vidas, negócios e relações comerciais.

O estudo destaca que esse dado não quer dizer que as profissões atuais serão extintas, mas, com certeza elas passarão por adaptações na mesma medida em que a tecnologia evolui e intensificamos nosso relacionamento com ela.

 

Especialistas digitais

Por falar no nosso relacionamento com a tecnologia, o mesmo estudo apontou outro dado importante: 84% dos líderes esperam que seus funcionários sejam especialistas digitais — e isso não é só para 2030, ok?

Já estamos vendo isso acontecer, na verdade. Especialmente depois da pandemia do Covid-19, os meios digitais ganharam muita força e algumas empresas chegaram a fechar suas portas por não terem conseguido se adaptar a eles.

O futuro é digital e não há dúvidas disso. O desafio agora é de todos os profissionais, que precisam se adaptar a tempo para encarar os novos desafios.

 

O que esperar do profissional do futuro?

Como você pode ver até aqui, a habilidade de entender e lidar com o universo digital não é mais um diferencial, mas sim, uma necessidade dos profissionais que desejam fazer parte do futuro.

Além do estudo da Dell, diversos veículos estão elencando as principais características do profissional do futuro. Analisamos as principais e trouxemos 5 comportamentos do profissional do futuro para compor este conteúdo.

Vale lembrar que, com poucas exceções, elas independem da área de atuação ou setor profissional e dizem respeito a atitudes e competências que todos deveriam adquirir para continuar contribuindo com o mercado.

Vamos conferir um pouco mais sobre cada uma delas?

Ter uma boa comunicação

A comunicação é essencial não só para todas as áreas profissionais, mas também para que um profissional consiga se adaptar aos novos tempos e continuar evoluindo.

Principalmente nos últimos anos, nossa habilidade de falar e ouvir sem que todos os assuntos se tornem uma discussão ideológica ficou um pouco prejudicada.

Mas o profissional do futuro deve saber ouvir e se fazer ouvir com clareza, respeito e discernimento em todas as suas interações.

Esse princípio vale não só em suas relações mais próximas no dia a dia do trabalho, mas também, junto ao público. Afinal, agora as marcas contam com comunidades digitais ativas no processo de decisão, que inclusive contribuem e ajudam a construir a imagem da marca.

Ser data driven

Se você acompanha nossos conteúdos por aqui, com certeza sabe que os dados são imprescindíveis para qualquer empresa que queira crescer e fazer parte do futuro.

Agora pense comigo: se até as empresas correm risco de extinção por não se tornarem data driven, imagine um profissional que não sabe nada sobre o universo dos dados!

E se tem algo que pode te ajudar nesse processo é o Hub do Data Driven Decision, com mais de 60 horas de conteúdos exclusivos e com a presença dos maiores especialistas do mercado sobre o universo data driven.

Estar de olho nas tendências

Pode até ser que alguém por aí consiga, mas não é o papel do profissional do futuro enxergar o que vai se tornar uma tendência ou não. No entanto, é papel desse profissional saber exatamente onde procurar por essas tendências

O profissional do futuro está sempre de olho nas movimentações do mercado e no comportamento das novas gerações, um dos grupos responsáveis pelo surgimento e popularização de novas tendências todos os dias.

E até mesmo os assuntos que não estão diretamente ligados às tendências podem se tornar um ponto de atenção, já que é o olhar apurado desse profissional que vai saber identificar o que terá aderência no mercado ou não.

Ter profundo autoconhecimento

Pode parecer um discurso de autoajuda, mas, na verdade, é um dos principais diferenciais que um profissional pode ter, não somente para o futuro, mas para começar agora.

À medida que um profissional conhece muito bem suas habilidades, limites e dificuldades, ele sabe aperfeiçoar o que tem de melhor e trabalhar no que ainda precisa de ajustes.

Principalmente quando falamos sobre soft skills, é importante ter essa percepção sincera sobre seus pontos pessoais e profissionais. Isso ajuda até mesmo na hora de trabalhar os feedbacks dentro da empresa.

Saber aprender

Essa última característica pode parecer até redundante, visto que todas as anteriores também devem ser aprendidas ou aprimoradas, mas esse ponto vai além do simples fato de buscar mais conhecimento.

Voltando ao estudo da Dell, 56% dos pesquisados disseram que acreditam que as escolas deveriam ensinar como aprender e não, o que aprender.

Segundo Sidney Zamel, Diretor de Marketing e Produtos da Dell no Brasil, “A própria capacidade de desenvolver novas habilidades será incrivelmente útil em uma era de transformação”.

Portanto, “aprender a aprender”, treinar nosso cérebro para assimilar novos conhecimentos e mais informações vai se tornar tão importante quanto as habilidades que já carregamos conosco.

O profissional do futuro não começa amanhã

Se você ler com atenção todos esses pontos, pode perceber que nenhum deles é algo exclusivamente para o futuro. 

Na verdade, essas habilidades já são solicitadas hoje no mercado e com certeza fazem diferença em qualquer processo de contratação.

Mas uma das principais características do profissional do futuro é justamente não deixar para amanhã as competências que ele pode desenvolver hoje.

Por isso, se esse é o seu caso, comece hoje mesmo a trabalhar nessas habilidades e garanta sua vaga não em uma empresa, mas na transformação constante do mercado para se tornar, enfim, o profissional do futuro.

Profissional do futuro

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.