Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
As estratégias para ter sucesso com um blog ficaram ainda mais evidentes depois da transformação digital ter mudado como pensamos o nosso ambiente de trabalho.
Em contrapartida, a competição em todas as principais plataformas para criar conteúdo, seja em perfis de redes sociais, e-commerces ou blogs, ficou muito maior.
Mesmo que isso seja um fato, ainda assim nós, empresários digitais, não podemos nos dar o luxo de não entrar nessa também. Como o próprio Bill Gates disse, “em alguns anos, vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios”. E com o avanço da tecnologia, o consumo e necessidades digitais, faz com que empresas existam se elas estiverem online. Então, para nos tornarmos gigantes, precisamos dominar o espaço digital.
Por isso, vamos abordar aqui parte do caminho que você deve traçar para criar um blog corporativo para sua marca e se destacar perante a competição.
Já passamos por diversas revoluções industriais, nessas épocas, várias tecnologias foram desenvolvidas para melhorar a produtividade e até a condição de trabalho das sociedades.
A transformação digital é bastante parecida com uma revolução industrial no sentido em que ambas apresentam um crescimento gigante das tecnologias, voltadas para melhorar o trabalho.
A diferença entre elas é que nada físico está sendo criado na transformação digital: os computadores e celulares, ferramentas que já existem há mais de 20 anos, agora estão recebendo milhares de novos softwares voltados para trabalho, criados de maneira acessível em larga escala.
Devido a isso, a tendência é que cada vez mais empresas ofereçam ambientes de trabalho com digitalização e o conhecimento de informática se torne algo elementar para nós.
Tenho certeza que você como empresário digital entende muito bem a importância da transformação digital e consegue vislumbrar o cenário econômico de 20 anos à frente. No qual provavelmente quase não teremos mais lojas físicas, e a internet será o ambiente de trabalho da maioria da população mundial.
Por isso, é crucial que nos atentemos às novidades tecnológicas e estejamos atualizados às mudanças na tecnologia do trabalho mais recentes.
“Sim e não.”
Antigamente, quem criava um blog profissional eram aqueles que tinham dinheiro e muita visão empreendedora, que contratavam programadores profissionais – profissionais até escassos na época – porque viam no blog uma maneira de se relacionar com um grupo de pessoas de maneira mais profunda. Se este não fosse o caso, então a pessoa era curiosa e gostava de se aventurar na internet, aprendendo sobre códigos complexos, como o HTML, e tentava a vida assim.
Hoje em dia, podemos encontrar inúmeros templates para criar um blog com domínio próprio e editores de páginas que não exigem nenhum conhecimento de HTML, JavaScript, etc. Nesse sentido, criar um blog é bem mais simples hoje em dia. Por isso “não”, não é difícil.
No entanto, muitas empresas sacaram que os blogs profissionais eram importantes ao longo das últimas duas décadas. O conceito de “marketing de conteúdo” fica cada vez mais popular a cada dia e o empresário digital entende bem que para conquistar um público fiel na internet é necessário ensinar algo em troca.
Por isso, independentemente de qual nicho você for investir, você terá pelo menos uns três competidores de peso investindo para estabelecer a presença digital da marca. Dependendo do nicho, serão 20, 30 marcas lutando pelo mesmo espaço com um bom investimento.
Nesse sentido, “sim”, é bastante difícil criar um blog na era da transformação.
Como mencionamos anteriormente, o conceito de marketing de conteúdo é absoluto na internet: as pessoas só compram online caso elas desejem muito um produto a ponto do preço e o momento não importar, caso o preço esteja em uma promoção muito atrativa, ou caso as pessoas acreditem completamente em uma marca.
Com um olhar experiente você provavelmente entende que não dá para viver de promoções e bater o preço da competição sempre. Além disso, se as pessoas desejarem um produto, elas precisarão acessar um site antes para comprá-lo… Então por que este site não seria o seu? Você apenas precisaria estar na primeira página de resultados de pesquisa do Google para todas as palavras-chave que você tente se ranquear… Parece plausível?
Eu diria que não.
Por isso, o único meio garantido que um empresário tem de fazer sucesso na internet é conquistar um público fiel; e é aí que o seu blog corporativo juntamente de perfis de rede sociais bem elaborados entram na estratégia.
É crucial que você invista em marketing de conteúdo, produza artigos de qualidade e ranquee bem no Google para estar sempre gerando tráfego e ensinando mais e mais pessoas sobre o seu nicho. Assim, elas virão até seu site para aprender com você e consequentemente comprarão os produtos que você indicar ou vender, pois o conteúdo que você oferece indica que você é uma referência em seu nicho, e que é capaz de ajudar seu público de verdade.
Dicas para fazer sucesso com um Blog Corporativo [h2]
Indo direto ao ponto, para ter sucesso com um blog você precisará de:
Apenas com estas dicas você já poderá monetizar seu blog e gerar muito tráfego.
Apesar de serem apenas 5 dicas bem objetivas, o processo pode ser longo e complexo. Simplifique a sua escolha de ferramenta para criar um blog e foque-se no crescimento do seu site como um todo. Afinal de contas, é isto que trará retorno financeiro para você.
Continue seguindo também o nosso blog para receber mais dicas como essas.
E, por favor, deixe nos comentários o que achou deste texto!
O Post não tem posts relacionados no momento
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.