Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
A maioria das empresas que está no mercado certamente já entendeu a importância de estar numa boa posição nos mecanismos de buscas, o que aumenta ainda mais sua visibilidade na internet e, em contrapartida, ajuda a conquistar novas oportunidades para seu negócio. Esse é um dos motivos que torna o sitemap essencial.
Quando falamos em otimização, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é o SEO (Search Engine Optimization), o que faz com que sua empresa consiga ótimos resultados quando se é bem trabalhado antes e durante todo o processo de duração da campanha. Porém, para melhorar ainda mais esses números é essencial que sua empresa tenha o sitemap, que facilita ainda mais o processo de boa posição nos sites de buscas na internet.
O sitemap nada mais é do que um mapa que faz com que seja possível visualizar todo o caminho que deve ser percorrido corretamente dentro do site de sua empresa, ou seja, um arquivo .XML que contém uma lista com todos as URLs de seu site, qual a relação entre uma e outra, a quais categorias pertencem, quando foi modificada pela última vez, dentre uma vasta série de informações.
Com isso, o maior objetivo dessa ferramenta é fazer com que se facilite a navegação no website para todos esses mecanismos de buscas, o que faz com que o processo de indexação das páginas seja mais ágil e simples.
Existem duas maneiras para se construir um sitemap:
Após a criação do sitemap, é preciso fazer o upload no site e notificar o Google. Essa notificação pode ser realizada por meio da ferramenta de webmasters do mecanismo (o novo google search console), em que tem uma seção de submissão dos arquivos e acompanha todo o status de indexação.
Por mais que não existam provas concretas de como o sitemap influência positivamente a otimização de uma página, a facilidade em se navegar pelos mecanismos ajuda a favorecer a indexação e faz com que algumas páginas possam ser vistas com mais facilidade. Com essa ferramenta, sua empresa é capaz de mostrar exatamente onde deseja que os resultados sejam pesquisados, o que permite, assim, uma estratégia mais estruturada na construção do conteúdo para o website de sua empresa.
Esse benefício faz com que você consiga ter a opção de dar mais destaques para as páginas que apresentam informações sobre os produtos/serviços que sua empresa oferece, fazendo com que eles se priorizem na hora da realização da busca.
Outro ponto positivo é o fato de que com isso sua empresa não dependerá tanto de links externos para que o mecanismo de busca realize o rankeamento.
Mesmo não sendo segredo para a maioria das empresas, a criação de um sitemap para ajudar na otimização de uma página não pode ser deixada de lado quando se busca maior visibilidade na internet por meio dos sites de buscas. É preciso estar ciente de todas as ferramentas disponíveis para que se crie uma boa otimização que trará resultados positivos para seu negócio.
Deixe seu comentário para a gente e continue lendo o nosso conteúdo. =)
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.