Dispositivos móveis: seu site está preparado?

O que antes era tendência, hoje são vendas pelos dispositivos móveis

É crescente o número de usuários que acessam a internet com seus dispositivos móveis, sejam eles smartphone, tablet, entre outros. Por isso, as empresas estão cada vez mais usando uma estratégia para otimizar o seu site de forma que funcione perfeitamente nesses dispositivos, tornando assim a navegação mais fácil.

O que antes era apenas uma tendência, hoje em dia já é uma realidade que deve ser colocada em prática o quanto antes. Vale lembrar na hora de colocar essa implementação em prática, que a maioria dos usuários pode acessar o mesmo site por meio de dois dispositivos móveis ou mais.

A quantidade de tempo que os brasileiros passam conectados com telas diferentes não para de crescer. No nosso trabalho utilizamos um tipo, em casa um outro tipo, na rua outro e por aí vai. No final, tudo isso deve ser levado em conta na hora de fazer a otimização de sua página.

Segundo dados do site E-commerce Brasil, 85% dos usuários utilizam smartphone para comprar artigos ou qualquer outro produto em sites de e-commerce, ou então colocam esses produtos no carrinho de compras para finalizar mais tarde.

O que acontece nesse processo é de maneira simultânea, ou seja, a decisão vai sendo tomada pouco a pouco, podendo ser levada para dispositivos diferentes ou efetuada instantaneamente, então a interação, conectividade e agilidade de seu site devem funcionar de forma única para todos os aparelhos.

E como saber se o site de sua empresa está adaptado para dispositivo móvel?

O rankeamento de sites do Google passou por algumas mudanças. As páginas que não se adaptarem a um serviço de otimização para smartphones ficarão bastante escondidas nas buscas, o que pode prejudicar a formação de novos leads, assim como a visibilidade de sua empresa na internet.

Não é a primeira vez que uma alteração é feita para este mesmo assunto, antes dessa alteração, as empresas que tinham um trabalho de SEO ou qualquer outro tipo de otimização que oferecesse algum conteúdo diferenciado dos demais já estaria no topo do ranking.

Toda essa mudança foi necessária para que as empresas começassem – nem que fossem obrigadas a isso – a seguir esse novo fluxo de conectividade que está acontecendo na era atual. Não há como negar que as empresas têm uma forte participação no mercado virtual e se, por ventura, não fizerem adequação, sofrerão grandes prejuízos, incluindo perda de vendas e de seguidores.

Neste quesito, os pequenos empreendimentos podem tirar vantagem se capricharem nesse tipo de otimização de dispositivos móveis. Certamente terão chances perante aquelas empresas que estão há anos no mercado mas  mantém a antiga tradição de permanecer com o mesmo serviço, sem estar aberta para mudanças.

E como saber se o seu site é responsivo?

Para saber se o seu site está adequado a essa mudança basta realizar alguns testes e pesquisas, porém, o Google disponibilizou uma ferramenta que facilita o trabalho das empresas, conhecida como Webmaster Tools e agora com um novo nome, CONSOLE. Para fazer o teste no Search Console você precisa ter uma conta Gmail.

A ferramenta funciona como se fosse um “robô do Google”, que vê o seu site, analisa todas as páginas e oferece um relatório completo, contendo dicas de como pode ser melhorado e o que deve ser mantido.

Com essas mudanças, o principal objetivo do Google é fazer com que a sua empresa atinja o primeiro lugar em buscas e ofereça uma melhor experiência para os usuários por meio dos dispositivos móveis.

A principal justificativa que a empresa usou para explicar o motivo dessas mudanças é de que os clientes realmente merecem o melhor tipo de atendimento, visando que hoje em dia tudo acontece por meio de uma tela de celular, e as empresas devem se adaptar a essa nova tendência para não perder clientes e novos seguidores que podem chegar até a página.

Para proporcionar uma experiência agradável aos usuários, o seu site deve se adpatar aos dispositivos móveis. Saiba como fazer!

Quais os problemas que os sites não otimizados para dispositivo móvel enfrentam?

Se o site da sua empresa não está otimizado para dispositivos móveis, saiba que o usuário vai encontrar diversos problemas, tais como ter que arrastar um conteúdo para o lado para conseguir o que deseja ou os textos muito pequenos, fazendo com que um visitante dê zoom na tela pra conseguir enxergar o que está escrito, interferindo no interesse naquele site não otimizado para dispositivos móveis.

Outro fato que acaba dificultando a transação de uma compra ou até mesmo o esclarecimento de alguma informação que o cliente deseja saber, são os botões que ficam muito próximos um do outro, dificultando o processo de busca e navegação dentro do site.

Quando a sua empresa não trabalha com sites responsivos, ou seja, não são otimizados para dispositivos móveis, pode acarretar em erros no formato habilitado para os mobiles, que não serão visualizados como em um computador normal, o que acaba dificultando a experiência do usuário ao navegar pelo site de sua empresa, sem contar a principal razão: as páginas com layout otimizado são melhor rankeadas pelo Google.

Para finalizar, é necessário dizer as mudanças são necessárias para acompanhar a tendência do avanço tecnológico, coisa essa que afeta diretamente também no marketing digital.

O Google é o maior site de buscas que existe e continuará sendo por um longo tempo e precisa estar habilitado para atender a necessidade de todos os usuários que variam de 10 a 80 anos.

Agora você já sabe o que fazer, otimize o seu site e o torne responsivo, e seja sucesso na internet!

Se você precisar, nós te ajudamos com isso. Criamos dezenas de sites aqui na Layer Up. Fale com a gente!

 

Para proporcionar uma experiência agradável aos usuários, o seu site deve se adpatar aos dispositivos móveis. Saiba como fazer!

 

Posts Relacionados

Deixe um comentário