User Generated Content: o que é e como aplicá-lo?

Se você nunca ouviu falar em User Generated Content, ou UGC, já passou da hora de olhar para essa estratégia e buscar formas de aplicá-la em sua empresa. User Generated Content, em tradução literal, significa...

User Generated Content: o que é e como aplicá-lo?

Se você nunca ouviu falar em User Generated Content, ou UGC, já passou da hora de olhar para essa estratégia e buscar formas de aplicá-la em sua empresa. 

User Generated Content, em tradução literal, significa conteúdo gerado por usuários. Hoje, no universo digital, clientes não apenas recebem informações, mas também criam e compartilham novidades o tempo todo.

Qualquer comentário, post, foto, vídeo, entre outras mídias, que um consumidor produz sobre um produto ou empresa de forma espontânea, pode ser considerado um exemplo de UGC.

Por que é importante investir no User Generated Content? 

Pense no seu próprio processo de compra de um produto. Em diversos casos, você provavelmente faz uma busca na internet antes de realmente comprar. 

Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos consumidores buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.

Além disso, quando o assunto é decisão de compra pela internet, avaliações e comentários são decisivos para 52,5% dos clientes, segundo pesquisa da Opinion Box. 

Ver opiniões de pessoas reais sobre a qualidade de um produto ou serviço dá mais valor à ele. Afinal, a própria empresa vai destacar o que há de bom no que oferece, mas clientes têm a opção de usar os ambientes digitais para reclamar, certo?

Conseguir obter comentários positivos de clientes faz com que outras pessoas deem ainda mais credibilidade para o que sua empresa oferece. É por isso que UGC também tem tudo a ver com o gatilho mental da Prova Social. 

A ideia desse gatilho é de que, de forma geral, por sermos seres sociais, todos nós levamos em conta opiniões ao nosso redor — o que também inclui estar de olho no que os outros estão comprando. 

Como utilizar o User Generated Content

Entre as grandes vantagens do User Generated Content está o fato de ser algo que pode ser conquistado sem grandes gastos ao mesmo tempo em que é uma ótima estratégia de marketing para sua empresa. 

Com boas ideias, você faz com que o público gere conteúdo para sua marca e impacte outras pessoas. Além disso, as opiniões dos usuários darão ideias para sua empresa, seja sobre o produto ou serviço, seja sobre novas formas de divulgá-lo. 

Mas como sua empresa pode começar a contar com essa estratégia? Reunimos algumas dicas!

Crie um espaço propício no site

Se sua empresa tem um e-commerce, é fundamental contar com espaço para comentários dos usuários. Você pode até mesmo pensar em um design especial para que esse espaço chame atenção do usuário. 

Incentive avaliações 

Peça para que os seus clientes realizem comentários nas redes sociais. Em muitos casos, se no site não há comentários, os usuários irão em busca de opiniões nas redes da empresa. 

Ter boas avaliações no Facebook e no Google Meu Negócio, por exemplo, pode incentivar novos consumidores a fecharem negócio. 

Trends, campanhas e hashtags

Sua empresa também pode aproveitar as redes para criar campanhas que geram participação dos clientes. 

Ao enviar um produto para alguém, é possível, por exemplo, oferecer um cupom de desconto caso a pessoa poste uma foto dele com determinada hashtag. 

Com a ascensão do TikTok e a criação do reels e do IGTV no Instagram, pensar em maneiras de fazer com que os usuários criem vídeos sobre sua marca também pode ser uma ótima forma de impulsionar UGC.

Grandes marcas que souberam utilizar a estratégia

É quase impossível falar sobre User Generated Content sem citar o case da Coca-Cola. Com certeza você se lembra de quando a marca colocou nomes de pessoas na latinha, com o objetivo de fazer com que as pessoas compartilhassem nas redes sociais.

Recentemente, a marca fez algo parecido, mas dessa vez com letras, para que os consumidores pudessem criar palavras ou frases. 

A marca GoPro é outro grande exemplo para a UGC. Por compartilhar fotos de usuários, a empresa faz com que diversas pessoas façam postagens utilizando o nome da empresa. 

Quer outro exemplo bem simples? A possibilidade de compartilhar músicas do Spotify e do Deezer em outras redes sociais faz com que diversos usuários divulguem os aplicativos diariamente. 

É hora de inovar!

Além do User Generated Content, existem diversas formas de aproveitar o ambiente digital para transformar resultados da sua empresa. Saiba mais sobre algumas dessas ideias no conteúdo sobre estratégias digitais avançadas:

Entenda o que é User Generated Content e por que sua empresa deve investir nessa estratégia digital.

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