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Independentemente do porte ou segmento da sua empresa, as datas sazonais são uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas e gerar mais lucros.
Mas, para que isso aconteça, é preciso planejar e colocar em prática algumas ações voltadas especialmente para essas datas, que possam ir de encontro aos desejos dos seus clientes e, é claro, te destacar perante aos concorrentes.
E para te ajudar com isso, trouxemos algumas dicas práticas.
E então, vamos conferir?
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Quais datas sazonais realmente fazem sentido para o seu negócio?
Essa é, sem sombra de dúvidas, a primeira pergunta que precisa ser levada em consideração. Afinal, existem datas que são estratégicas para todos os segmentos, como a Black Friday. Porém, quando analisamos os nichos, percebemos que nem todas as datas fazem sentido para alguns negócios.
Por exemplo, se sua empresa não atua com chocolates ou produtos infantis, a Páscoa e o Dia das Crianças podem não ser tão interessantes para você.
Além disso, escolher as datas certas com antecedência, fará toda a diferença para as suas estratégias de marketing e vendas.
Depois disso, entramos na fase de planejamento. Afinal, há diversas questões que devem ser levantadas em consideração durante as datas sazonais, como as promoções que serão realizadas, quais serão as condições oferecidas e em quais canais a comunicação será feita.
De nada adianta mapear as datas sazonais mais relevantes, se você não saber quais produtos ou serviços priorizar. Por exemplo, se uma papelaria resolveu aproveitar o Dia dos Namorados, ao invés de vender estojos, faz muito mais sentido que ela dê prioridade para produtos que remetem a sentimentos amorosos como cartões românticos e embalagens decorativas.
Agora, se você não possuir nenhum serviço característico, é preciso investir em outros elementos temáticos. Imagine, por exemplo, uma loja de roupas que queira aproveitar essa mesma data, ela pode trazer a alusão do romance com posts comemorativos nas redes sociais e decorações específicas em sua loja.
Independentemente do tipo ou segmento do seu negócio, a logística precisa ser uma prioridade durante as datas sazonais: afinal, de nada adianta vender 100 itens de um produto, se em seu estoque só tem 50, do mesmo modo de nada adianta ter 500 itens em seu estoque se você só vai vender 10.
Ou seja, é preciso estabelecer uma quantidade de itens que você acha que consegue vender, levando em conta o próprio histórico do seu negócio. Se atente também a questões como prazos e transporte de mercadorias.
Estar atento ao comportamento e aos desejos do consumidor, é fundamental para garantir uma boa experiência de compra durante as datas sazonais.
Para isso, invista em aspectos como transparência, facilidades de pagamento, promoções relevantes, atendimento personalizado e descontos especiais.
Afinal, essas datas são ótimas oportunidades para fidelizar clientes.
O jeito que as pessoas compram e interagem com as marcas mudou.
Afinal, atualmente, os consumidores figuram entre online e offline, e as marcas precisam criar estratégias que conectem ambos os meios.
Para isso, vale se comunicar com os clientes em todos os canais que estão ao alcance da empresa: mobile, lojas físicas, e-commerce e, claro, redes sociais.
Precisando de ajuda para vender mais? A Layer Up pode te ajudar!
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