Workflow: vale a pena apostar nessa prática?

Workflow é com certeza uma palavra que você deve adicionar ao seu glossário de gestão.O mundo corporativo exige um olhar mais atento para a forma como uma empresa organiza seus processos e rotinas, o que inclui...

Workflow: vale a pena apostar nessa prática?

Workflow é com certeza uma palavra que você deve adicionar ao seu glossário de gestão.

O mundo corporativo exige um olhar mais atento para a forma como uma empresa organiza seus processos e rotinas, o que inclui a administração e o atendimento ao cliente, mesmo após a finalização da compra do serviço ou produto.

Muitas vezes, o excesso de tarefas dificulta o desenvolvimento das demandas do dia a dia, o que culmina no atraso das entregas e, consequentemente, afeta na satisfação dos consumidores, o que pode levar à perda de leads já conquistados.

Por isso, para executar um fluxo de trabalho com agilidade e impulsionar o alinhamento da sua equipe, evitando possíveis gargalos operacionais, é necessário contar com uma gestão eficiente e organizada, é aí que entra o workflow.

Diferente de tudo o que você conhece, esse processo ajuda para que os trabalhos e demandas do dia a dia fluam de maneira natural e organizada, garantindo mais agilidade e qualidade nas entregas. Para entender como ele funciona na prática, continue acompanhando o conteúdo.

O que é workflow?

Automatizar um fluxo de atividade dentro da rotina de uma empresa traz um verdadeiro diferencial para a gestão e organização das demandas cotidianas. Além disso, as equipes trabalham com mais agilidade e alinhamento entre elas. É exatamente nesse ponto que o workflow atua.

Em outras palavras, o método visa organizar o fluxo de trabalho de uma empresa por meio da disposição e realização das atividades em sequência lógica.

Ele pode ser comparado com a montagem de um móvel. Dependendo do móvel, por exemplo, é até possível montá-lo sem a ajuda de um manual, mas o processo se torna bem mais rápido e alcança melhores resultados quando há um material auxiliar.

Um fluxo automatizado de tarefas atua justamente indicando qual a melhor ordem para o desenvolvimento das tarefas do dia, proporcionando mais produtividade e otimizando tempo.

Em um primeiro momento, esse método pode ser confundido — erroneamente — com processos. No entanto, o workflow é bem mais abrangente e estratégico.

O ISO 9001, responsável por estabelecer regras para um modelo de gestão de qualidade, define o workflow como “um processo que envolve um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que utilizam entradas para entregar um resultado”. Ou seja, uma sequência inteligente de tarefas.

Os diferenciais e objetivos do workflow

O workflow é um método crucial para negócios que buscam aprimorar a mensuração do desempenho interno para potencializar a tomada de decisão. 

As agências, por exemplo, são estruturas organizacionais que possuem muitos jobs simultâneos e de diferentes clientes para serem realizados. Para elas, o workflow permite que a produção rode com mais assertividade e no tempo apropriado, garantindo a entrega no prazo estipulado e a satisfação do cliente. 

Porém, esses não são os únicos diferenciais dessa estratégia; o workflow também atua nas seguintes frentes:

  • Redução de erros e refações
  • Otimização dos serviços
  • Melhoria no fluxo de atividades
  • Facilitação da aprendizagem dos processos
  • Monitoramento em tempo real dos resultados

 

Além de proporcionar mais segurança para a empresa, o workflow auxilia na tomada de decisões mais assertivas, já que os gestores podem visualizar de maneira mais eficiente todo o fluxo de produção.

Workflow na prática

É muito difícil estruturar um passo a passo definitivo para o workflow, simplesmente porque ele é um método muito pessoal e deve ser construído com base no modelo de negócio de cada empresa.

No entanto, é possível seguir algumas etapas com o objetivo de listar os passos necessários para que o trabalho seja concluído. Assim, avalie:

  • O tempo disponível
  • A quantidade de profissionais na equipe
  • Materiais que podem ser utilizados para auxiliar
  • Softwares e programas nos computadores
  • Investimentos necessários

Além disso, registre quais são as tarefas que dependem umas das outras. Neste caso, o ideal é que essas atividades sejam realizadas em apenas um computador, tendo o apoio de softwares de gestão

Ainda vale a pena criar um fluxograma, ou seja, um mapa para orientar os procedimentos. Vale lembrar que uma orientação visual beneficia o processo de organização e permite que toda a estrutura seja analisada com mais facilidade e dinamismo.

Ah, não se esqueça de envolver a equipe! Qualquer gestão que busca mais eficiência precisa unir todo o time a fim de alcançar os objetivos estipulados. Por isso, defina o papel e responsabilidade de cada um na evolução do novo fluxo de trabalho.

Por último, mas, não menos importante, fique de olho no resultado. Assim como a aplicação de outras metodologias, o workflow precisa ser analisado após sua aplicação, a fim de definir quais pontos estão trazendo o retorno esperado e quais necessitam mudar a estratégia.

Workflow e tecnologia combinam?

A resposta é simples: óbvio que sim! Inclusive, se você busca possuir maior controle sobre a produtividade e otimização de tempo dentro da sua empresa, a tecnologia — e, principalmente, os softwares de gestão — são importantes aliados nesse processo, uma vez que possibilitam o monitoramento dos dados a partir de diferentes etapas.

Além disso, existem também outras metodologias que ajudam na aplicação do workflow, como o Ciclo PDCA, o Diagrama de Ishikawa e a Análise de Pareto. Vale conferir e aprender a aplicar cada uma delas.

Chegou a sua vez de automatizar seus fluxos de trabalho

Agora você já sabe como o workflow funciona e como sua aplicação é capaz de gerar resultados extremamente positivos.

Além disso, você também aprendeu que existem diferentes tipos de workflow e que eles devem ser aplicados conforme o seu modelo de negócio. Agora, é só colocar em prática e garantir resultados cada vez mais assertivos para gerar mais competitividade de mercado e fazer com que suas operações rodem com mais assertividade.

Para conferir mais insights valiosos, não deixe de acessar nossos outros conteúdos.

workflow

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.