Aplique o método AIDA em suas estratégias de mídia social

25/11/2015 Por
métodoAida-layerup-agencia-marketingdigital-

Mas o que é o método AIDA?

Podemos definir o método AIDA como um processo muito utilizado no marketing com o objetivo de fazer com que os clientes cumpram todo o caminho até a etapa final, que é a da compra. O nome “AIDA” é o composto da junção das quatro palavras que determinam o que o consumidor fará para realizar o que sua empresa almeja.

Confira abaixo, separadamente, estes quatro processos que compõem o método AIDA e como utilizar cada um deles da melhor maneira possível para que os resultados obtidos estejam de acordo com a meta traçada pelo seu negócio ao planejar o processo de execução deste recurso. Veja:

  1. A (atenção)

Se hoje em dia já não é uma tarefa muito fácil conseguir a atenção dos usuários, imagine há alguns anos atrás quando alguns dos recursos de hoje em dia, não existiam? Pois bem, tudo o que publicar ou compartilhar na rede precisa despertar a curiosidade dos usuários, porém, o grande crescimento da mídia social dificulta um pouco mais este processo.

Por isso, a primeira etapa do método Aida tem grande importância, pois ela é responsável por fazer com que você tenha a atenção do público-alvo, e também na realização das tarefas necessárias para que o engajamento de sua marca seja maior. Um dos meios mais práticos de se fazer isso é falando um pouco mais sobre os produtos/serviços que a sua empresa oferece.

Com esse tipo de recurso, é possível dar diferentes formas para a captação de atenção dos usuários, mas o que sempre deve ter em mente é que o objetivo principal desta etapa é fazer com que as pessoas saibam da existência de sua empresa, da capacidade em que seu negócio tem de oferecer bons produtos/serviços e também mostrar para elas que seu empreendimento entende seus problemas, a ponto de solucioná-los. Conversa, interação e conteúdo. Podemos definir essas três palavras como a base para conseguir atenção dos usuários da rede.

  1. I (interesse)

Depois do momento em que conseguiu a atenção do usuário, é preciso transformá-la em interesse, ou seja, ter a certeza de que todo o público abordado está envolvido com a mensagem transmitida por sua empresa, além de informar sobre o que sua empresa faz e quais são seus valores para com as pessoas ao redor.

A mídia social tem grande importância nesta etapa do método Aida, pois o interesse só é gerado por meio de bons conteúdos publicados que, além de despertar curiosidade, são capazes de fornecer informações importantes para os usuários e ajudam a resolver qualquer tipo de problema, o que faz com que sua marca seja bem vista pela maioria.

Claro, se deseja despertar um interesse maior desse publico é necessário um alcance maior. Para isso, algumas redes sociais – como o Facebook, principalmente – oferecem recursos pagos que direcionam publicações diretamente para as pessoas que tem algum tipo de interesse em comum com a sua marca. Neste processo, é preciso levar em consideração a porcentagem de cliques, o quão eficiente foi a campanha e todo o engajamento realizado por meio dela.

  1. D (desejo)

Após conseguir a atenção dos usuários e despertar o interesse deles por sua empresa, é preciso converter tudo isso em desejo, ou seja, fazer com que os usuários tenham vontade de adquirir o que sua empresa oferece. Para isso, nesta fase  do método Aida, é essencial que o site seja bem otimizado e organizado, com uma estrutura de fácil entendimento e navegação, e, claro, disponível para os dispositivos móveis.

Não é boa ideia ter um site que, em vez de facilitar a vida dos internautas, faz com que eles fiquem mais confusos na plataforma. É importante estar atento a todos os parâmetros que cercam o seu site, para que não coloque em jogo a reputação de seu site ou toda aquela credibilidade que demorou anos para construir. Fique atento a:

  • Tempo gasto no website
  • As páginas mais visitadas
  • Taxa de rejeição
  • Links que recebeu
  1. A (ação)

De que adianta ter conseguido a atenção, despertado o interesse e desejo, sendo que tudo isso não foi o suficiente para fazer com que o usuário partisse para a ação? A ação no método Aida é quando a pessoa, após ter passado pelos três processos anteriores, finalmente realiza o que sua empresa espera, seja uma compra, a realização de alguma atividade importante para o seu negócio, etc.

É uma faca de dois gumes. Deve-se ter a certeza de que o cliente está realmente disposto a realizar a ação, assim como ele deve estar seguro também de que seu negócio é a melhor opção para ele. O ROI também interfere nesta etapa, já que a ação do usuário ajuda a medir a taxa de conversão. É aqui que a sua empresa irá colher todo o fruto do trabalho plantado para a realização das metas.

Veja também:

SEO e CPC – Qual a melhor estratégia para a sua empresa?

O que aprendi sobre Planejamento Estratégico fazendo um mochilão pela Europa

7 Dicas que você precisa saber sobre CRM

A Diferença entre o Marketing Digital, Publicidade e Propaganda

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.