Google Adwords: os erros que prejudicam os resultados

18/02/2016 Por
Google Adwords: Os erros que prejudicam os resultados

Você investe em Google Adwords?

Todo mundo já sabe que o Google Adwords é uma ferramenta totalmente eficiente para monitorar o tráfego de sua empresa na internet. Apesar de ser eficaz na maioria das vezes, esse recurso pode ser um desperdício quando não é utilizado de forma certa. Toda campanha que for lançada no Google Adwords deve ser acompanhada adequadamente para que se obtenha um retorno positivo sobre o investimento.

Quando a campanha não é administrada de forma correta, ela pode custar caro para sua empresa. Em contrapartida, uma série de anúncios eficientes faz com que sua empresa se reposicione no mercado em relação à concorrência. Existem erros que são praticados durante a campanha no Google Adwords que podem acabar com seus resultados. Evite-os, não vacile e faça sua empresa se tornar bem sucedida no ramo.

Muitos desses erros são cometidos de forma involuntária, talvez por falta de preparo ou de experiência. Por isso, listamos abaixo quais são esses erros, a fim de que sua empresa possa ficar mais atenta nas próximas campanhas.

1º ERRO – Palavras-chave agrupadas incorretamente

Google Adwords permite que você crie vários grupos de anúncio da campanha. Com isso, é possível administrar diferentes campanhas individualmente. Em cada uma delas, você tem a opção de separar seus anúncios e palavras-chave dentro desses grupos de anúncios.

Um dos maiores erros que sua empresa pode cometer é não utilizar esses grupos de anúncios, pois, em vez de fazer a segmentação dos anúncios em grupos baseados nas palavras-chave semelhantes, acabam misturando todas essas palavras-chave, fazendo com o mesmo anúncio seja exibido para todos os usuários.

2º ERRO – Esquecer-se das palavras-chave negativas

Justamente por serem negativas, as empresas evitam ao máximo utilizá-las. Portanto, é possível fazer uso desses termos negativos para relacionar seu produto com os fatores que não são interessantes ou relevantes para ele. Esse recurso pode ser utilizado plenamente ou apenas na campanha específica.

Usando esse tipo de estratégia, será possível ter um grande auxílio na segmentação de seu público, pois, com isso, cai o número de usuários capturados por sua campanha que não são clientes potenciais para os produtos/serviços que está oferecendo.

3º ERRO – Não testar qual é a melhor posição para seu anúncio

O maior foco do Google Adwords é reposicionar sua empresa no mercado, certo? Dito isso, pode-se afirmar que o objetivo geral é sempre estar entre as primeiras colocações nos sites de buscas. Porém, normalmente é mais aconselhável estar em posição intermediária, pois as pessoas tendem a olhar para os lados e para baixo quando não encontram nos primeiros resultados aquilo que procuram.

A partir disso, é preciso que sua empresa, antes de começar uma campanha no Google Adwords, realize testes para determinar realmente qual é a melhor posição para sua empresa ser encontrada nesses sites. Sem a realização desses testes, fica impossível conseguir um paradigma sobre as melhores posições.

4º ERRO – Não guiar os usuários para o link externo correto

É de grande importância fazer com que os usuários atraídos pelo anúncio da sua empresa vão diretamente ao link que deseja. Por exemplo, se você estiver anunciando um produto/serviço, faça com que o link externo caia diretamente na página da compra desse produto/serviço. Por mais que sua plataforma virtual seja atraente visualmente e de fácil navegação, a chance da desistência da compra é alta.

É necessário ser o mais direto possível. Se o anúncio é sobre alguma posição, fazer a linkagem diretamente para a página da promoção. É válido também conhecer os perfis dos concorrentes, avaliar como eles trabalham em suas campanhas e o que funciona ou não. Assim, é possível criar uma ideia de como interagir da melhor maneira possível com seu público.

Se livrando desses erros que a maioria das empresas comete em seus anúncios, é possível criar campanhas altamente otimizadas e fugir das armadilhas que normalmente nos pegam de surpresa.

Faça a diferença e vire referência naquilo que faz!

Se você precisar de ajuda, fale conosco. Somos especialistas em campanhas do Google Adwords.

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.