O seu site é responsivo?
Desde 2015, o Google adotou algumas mudanças em seu algoritmo de ferramenta de busca, o que reflete diretamente no rankeamento de sites, independentemente se as buscas forem feitas em computadores ou por meio de aplicativos em dispositivos móveis.
De acordo com a própria empresa, essas mudanças são necessárias para aumentar a visibilidade dos sites que são mobile-friendly nos resultados do Google, ou seja, os sites mais responsivos aos dispositivos móveis alcançam mais relevância nos resultados orgânicos.
O que levou a companhia a fazer essas mudanças foi o crescente número de acessos à internet vindos de smartphones.
Segundo pesquisas, mais de 80% das buscas realizadas por brasileiros são feitas por esses aparelhos. Esse dado mostra que a sua empresa precisa adequar seu site a essa realidade.
Essa alteração reflete diretamente nos sites mobile-friendly, que, assim, conseguirão posições melhores. E com essa nova funcionalidade o Google integrou aos resultados de buscas, os aplicativos.
Então, se a sua empresa ainda não aderiu a esse novo modelo, está na hora de investir nessas plataformas de agora em diante, para estar em vantagem em relação aos concorrentes.
Novas oportunidades e investimentos em aplicativos
Vamos explicar um pouco mais sobre essa mudança para que ela fique clara: a partir do momento em que qualquer pessoa realizar uma busca no mecanismo de pesquisa da empresa e o algoritmo entender que há naquele dispositivo um aplicativo instalado com conteúdo relevante sobre o que venha a ser pesquisado, as informações do próprio aplicativo irão aparecer como resultado na pesquisa.
Para facilitar, vamos usar um exemplo:
Uma empresa qualquer que trabalhe com transporte aéreo, caso tenho conteúdo no aplicativo sobre uma viagem aos Estados Unidos, quando a pessoa for fazer a busca “viagem para os Estados Unidos”, uma das opções de busca será o aplicativo, podendo ter como reflexo a venda para o negócio.
Mas não é porque essa ferramenta está disponível que sua empresa precisa utilizá-la. Antes de investir em um aplicativo, é preciso levar em consideração alguns fatores, tais como:
- Conhecer seu público-alvo
- Criar informações relevantes e importantes nos aplicativos
- A maneira que os aplicativos irão aparecer para quem instalá-los ou então assiná-los
- Como incentivar as pessoas a instalar os aplicativos
Embora possa parecer simples, todos os fatores acima precisam estar relacionados com um marketing bastante inteligente antes de desenvolver aplicativos.
Uma das alternativas é a consultoria em SEO, para saber qual é a melhor estratégia a seguir para apostar em um site mobile-friendly e otimizar os sites de sua empresa.
Os bons resultados também podem ser alcançados por meio das áreas de criação de sites e estratégias de SEO.