Leads: Sua definição e importância para seu negócio

13/08/2015 Por
leads o que é lead

Como você pode atrair mais clientes? Gerando leads!

O maior desafio enfrentado diariamente pelas empresas é criar estratégias para atrair novos clientes. Tudo é levado em consideração para avaliar esse ponto, desde o marketing até mesmo a composição dos preços de seus produtos/serviços. Para isso, é fundamental entender realmente como se comporta o seu público-alvo para que se crie campanhas focadas exclusivamente para a atração de leads. Mas, afinal, o que é lead?

O termo “lead” acabou se tornando popular dentre as empresas digitais quando todos os departamentos de marketing pelos quais a empresa é composta resolveram tratar seus seguidores como clientes em potencial, aprimorando novas estratégias para que fossem gerados contatos que poderiam ser enviados para a parte comercial. Assim, lead acabou se tornando o sinônimo de todo e qualquer visitante que compartilhe suas informações com sua empresa em troca de algum tipo de conteúdo.

Podemos definir lead também como qualquer pessoa que entra em contato direto com sua empresa a fim de buscar informações sobre os produtos/serviços que seu negócio tem para oferecer. É fundamental para o sucesso de sua empresa estar sempre gerando leads, ainda mais se levarmos em consideração as taxas baixas de conversão para as mídias digitais.

O que é lead qualificado?

A triste notícia é que não existe nenhum tipo de garantia de que um lead vai se transformar em cliente, ou até mesmo pode não retornar mais ao site de sua empresa. Porém, essas características não se aplicam aos leads qualificados, pois esse conceito é capaz de abranger todos os usuários que de alguma forma identificaram algum tipo de problema e estão buscando por solução, ou seja: uma pessoa que realmente está interessada em adquirir seu produto/serviço.

Quando sua empresa tem conhecimento sobre esses leads qualificados, fica mais fácil criar campanhas que certamente funcionarão com mais eficiência para que consiga alcançar esse consumidor. Nesta etapa, é necessário que todo o conteúdo das ações publicadas sejam específicos justamente para convencer o lead qualificado de que a sua empresa é quem oferece a melhor solução para o problema que ele busca resolver.

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Não se desespere caso sua empresa tenha uma baixa porcentagem de leads qualificados, porque você é capaz de qualificar um lead. Esse processo é bastante delicado e envolve uma série de procedimentos que devem ser realizados até que sua empresa encontre o melhor caminho a seguir. Não existe uma regra geral, pois dependerá muito do que se tem para oferecer, de como está o fluxo do mercado e do quanto se está disposto a investir para isso.

Apesar de não existir regra básica, como já foi dito, uma boa estratégia para gerar e qualificar um lead é manter uma boa relação entre custo e benefício. Além de expor o que sua empresa está oferecendo, também educar seus clientes em relação aos problemas que ele tem e as soluções apresentadas por sua empresa. Isso faz com que aumente o engajamento em seu negócio.

Podemos encaixar a qualificação de leads dentro do funil de vendas como um processo longo, já que devem ser trabalhadas todas as etapas anteriormente. No topo do funil, deve haver todas as informações falando sobre o problema do cliente e persuadindo-o para dentro do funil. Após ele passar por todo o funil, onde serão apresentadas soluções para seu problema, ele chegará ao fundo do funil, onde o departamento de vendas tem grande importância!

Lembre-se sempre da importância dos leads, crie campanhas e faça estratégias em sua empresa para cada dia estar qualificando usuários a realmente escolherem sua empresa como solução para seus problemas.

 

Se quiser conversar conosco sobre o que é lead, como qualificar seus leads ou conhecer mais o nosso trabalho aqui na Layer Up, entre em contato!

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.