Os principais termos do Marketing Digital que você precisa saber

24/09/2015 Por
Os principais termos do Marketing Digital

O que são todos esses termos tão usados no Marketing Digital?

Você, trabalhando com Marketing Digital ou não, precisa saber que os termos utilizados são palavras normalmente em inglês cuja a tradução literal é, na maioria das vezes, autoexplicativa. Porém, às vezes não conseguimos compreender alguns termos que aparecem com bastante frequência no vocabulário de quem atua com o Marketing Digital.

Então, para te deixar por dentro de tudo, separamos alguns termos mais usados e seus significados para que você não fique mais na dúvida quando ouvir essas palavras em algum lugar. Vamos lá:

  1. Lead

Fique bastante atento quando ouvir esse termo, pois um dos maiores objetivos no Marketing Digital é conquista-los. Leads são aqueles usuários que demonstram grande interesse pelo seu mercado, pela sua marca e tudo que tem para oferecer, em resumo, podemos dizer que os leads são os potenciais clientes que a sua empresa tem, pessoas que se mostram interessadas de alguma forma pelo seu produto e que, em troca de informações, sede os dados de contato para sua empresa. Quanto mais leads atrair, maior serão suas possibilidades comerciais.

  1. Conversões

As conversões são as responsáveis por mostrar os resultados obtidos por meio de qualquer uma das ações digitais que realizar. Conversão, em resumo, são todas as ações que você espera que seu cliente realize, seja o cadastro em sua newsletter ou uma venda.  Essas conversões podem ser em vendas, em tráfegos para o site, em anúncios nas redes sociais. É um dos termos mais comuns que você irá encontrar.

  1. SEO

Podemos resumir que SEO é uma técnica aplicada para melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo). Questões como programação, definição de palavras-chave, backlinks, e produção de conteúdo são alguns dos passos que devem ser aplicados na hora de organizar a e otimizar seu site ou blog para alcançar as primeiras posições nos buscadores.

  1. Landing Page

Lembra que falamos de conversões? Então, a Landing Page funciona como página de destino ou de entradas que são criadas com o objetivo de realizar conversões. Elas são pensadas, tratadas e formatadas para que os usuários se sintam seguros em relação à empresa e realizem um cadastro ou baixem um material oferecido, aumentando assim as chances de vendas.

  1. Custo Por Mil (CPM)

Tem grande utilização nos displays de links patrocinados, ou então na criação de algum anúncio com relação ao seu nicho de mercado. Em resumo, significa qual é o valor que você precisará desembolsar para cada mil visualizações de sua campanha online.

  1. Custo Por Clique (CPC)

Bastante parecido com o Custo Por Mil, a diferença é que neste caso você pagará apenas se o link divulgado pela sua empresa for clicado. No Google Adwords e no Vídeo ADS, essa modalidade é bastante utilizada.

  1. Custo Por Aquisição (CPA)

As estratégias de sua empresa contam com afiliados ou vendedores comissionados? Se sim, então você faz uso – certamente – do Custo por Aquisição, que nada mais é do que quando você arca com as comissões assim que uma conversão em venda é feita. As pessoas compartilham com seus contatos links que podem ocasionar a venda e, quando elas acontecem, aquele divulgador recebe uma porcentagem sobre o que foi feito. Mas se no seu negócio não existem afiliados ou vendedores, você também deve se preocupar com o Custo por Aquisição, calculando todo o seu investimento em comunicação e marketing para atrair 1 (um) cliente.

Existem muitos outros termos que são utilizadas no Marketing Digital, porém esses citados acima são os recorrentes. Se você está em dúvida sobre outros termos e gostaria que fosse acrescentada a explicação nesse nosso post, deixe nos comentários que iremos responder.

Uma outra estratégia muito usada no Marketing Digital e frequentemente ouvida é o Inbound Marketing. Veja alguns Posts que fizemos falando sobre essa estratégia que está movimentando com as campanhas de Marketing Digital de muitas empresas:

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo – Quais as diferenças?

Inbound Marketing: Saiba porque ele é o Marketing do Futuro

 Inbound Marketing Mensurar - Layer Up - agência de marketing digital

Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.