Growth Marketing: o que é e qual sua relação com os dados

Já imaginou fidelizar seus clientes a ponto de torná-los promotores da sua marca? O Growth Marketing é um método de marketing holístico que tem como objetivo atrair e conquistar pessoas que sejam engajadas com a...

Growth Marketing: o que é e qual sua relação com os dados

Já imaginou fidelizar seus clientes a ponto de torná-los promotores da sua marca? O Growth Marketing é um método de marketing holístico que tem como objetivo atrair e conquistar pessoas que sejam engajadas com a marca. Essa é uma importante estratégia para que empresas consigam atingir o seu potencial máximo. 

A técnica de marketing digital atua em todo o ciclo de vendas do cliente, desde a etapa inicial de aquisição, até a de retenção, feita após a compra do produto ou serviço sendo esta última uma das principais etapas a prestar atenção. 

Veja por esse lado, se a receita da sua empresa se torna recorrente, isso permite que você possa fazer novos investimentos que auxiliarão no crescimento e, consequentemente, aumentarão os lucros. 

Em contrapartida, se uma organização se mantém apenas com a aquisição de novos clientes, o planejamento e os investimentos em novos recursos ou estratégias se tornam incertos. Afinal, como investir quando não há um capital recorrente?

É nesse momento que entra o Growth Marketing, ele atua com as famosas testagens estratégicas que são baseadas em dados, analisando e mensurando quais investimentos valem realmente a pena e quais não terão o retorno esperado. 

Como aplicar uma estratégia de Growth Marketing

Assim como qualquer outra estratégia voltada para o mercado digital, o Growth Marketing necessita de atenção e organização em cada etapa de aplicação. 

Aprenda o passo a passo para colocá-lo em prática:

Identifique o seu público

Identificar o seu público-alvo e, consequentemente, suas características, é essencial para uma estratégia de Growth Marketing mais assertiva. Por isso, faça uma extensa avaliação para reconhecer as necessidades e hábitos de seus potenciais clientes. 

É hora de selecionar suas plataformas 

Como já citamos em outros artigos, não é necessário estar presente em todas as redes sociais, essa ideia equivocada não garante mais assertividade nas estratégias digitais. Assim, é importante selecionar aquelas que proporcionarão mais visibilidade ao seu negócio, fazendo com que seu público te encontre com mais facilidade. 

Facebook, Twitter, YouTube, LinkedIn, Pinterest e Instagram são algumas das maiores plataformas globais. Mas, ao todo, estima-se que existam mais de duzentas redes sociais. Por isso, mensurar e avaliar qual delas melhor se adequa ao seu nicho de mercado é essencial. 

Seu conteúdo é certeiro? 

Ao longo de todo o artigo, como você já deve ter notado, estamos abordando a necessidade de trazer os dados para impulsionar seus resultados. Em outras palavras, utilizar informações consistentes é a melhor opção para a tomada de decisões mais seguras. 

A criação do conteúdo certo não escapa dessa linha de pensamento. Afinal, ao criar diversos formatos de conteúdo, seja artigos, posts para redes sociais, infográficos, white papers, e-books, podcasts, vídeos, entre outros, será  possível avaliar qual deles melhor chama a atenção do seu público. 

Essa avaliação é feita por meio da mensuração dos dados. Analisar as estatísticas para descobrir qual conteúdo está impulsionando suas vendas é uma forma de ganhar mais assertividade nas estratégias de conteúdo digital. 

Chegamos à última etapa: analise os resultados 

O Growth Marketing só funciona quando há uma mensuração de dados que seja eficiente. Por isso, é necessário ter informações que você possa medir para saber se sua estratégia está de fato funcionando.

Essa análise de dados deve ser feita com periodicidade. Entretanto, vale lembrar que nem todas as ações de marketing bem-sucedidas apresentam resultados expressivos com rapidez. Paciência e observação são a chave de um processo de Growth Marketing próspero

As vantagens do Growth Marketing 

Agora que você já entendeu do que se trata o Growth Marketing, conheça alguns de seus benefícios:

  • Maior tráfego para o site e perfis nas redes sociais
  • Transforma seus clientes em promotores da sua marca 
  • Alcança mais clientes
  • Desenvolve uma melhor experiência de compra 
  • Fortalece a geração de leads qualificados
  • Impulsiona as taxas de conversão 
  • Aumenta o ticket médio
  • Auxilia que as organizações planejem a longo prazo, promovendo um maior crescimento da marca

Bom, não restam dúvidas que o Growth Marketing é uma importante metodologia para fortalecer o ciclo de compra com mais eficiência, tendo, sobretudo, os dados como um fator decisório durante o planejamento estratégico do seu negócio. 

Mas, se você ainda tem dúvidas na hora de aplicá-lo, assista ao evento Data Driven Decision, realizado pela Layer Up em parceria com diversas empresas ligadas ao segmento de tecnologia, inovação e marketing. 

Nele, você encontrará o bate-papo “Growth Marketing e seu potencial transformador nas organizações” e contará com insights valiosos para seu negócio. 

Além disso, no Data Driven Decision você encontrará diversas outras palestras sobre o extenso universo dos dados. Quer aprender técnicas e metodologias eficientes? Não deixe de conferir. 

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