Tendências digitais para ficar de olho em 2024

Quem atua no movimentado mercado digital sabe que ficar por dentro das tendências digitais é mais que uma necessidade, mas sim uma obrigação para o alcance de melhores resultados dentro de uma empresa.Isso...

Tendências digitais para ficar de olho em 2024

Quem atua no movimentado mercado digital sabe que ficar por dentro das tendências digitais é mais que uma necessidade, mas sim uma obrigação para o alcance de melhores resultados dentro de uma empresa.

Isso porque são essas tendências que determinam quais plataformas estarão em alta, quais formatos de conteúdo investir e quais metodologias merecem a sua atenção. A partir disso, é mais fácil traçar estratégias e, claro, alcançar as metas estipuladas durante a etapa de planejamento.

Vale lembrar que essas estratégias digitais não surgem do nada. Na realidade, elas têm um forte impacto da recente pandemia, das incertezas geopolíticas, das mudanças climáticas e muito mais. 

Essas grandes transformações no cenário global, que algumas vezes são pequenas no nosso dia a dia, impactam de forma determinante no mercado digital.

A Covid-19, por exemplo, foi determinante para o avanço tecnológico e as atuais mudanças significativas nos modelos de trabalho.

Por isso, para te direcionar em direção ao sucesso em 2024, trouxemos as principais tendências digitais para ficar de olho. Role para baixo e confira.

 

Confira quais tendências digitais ficar de olho em 2024

 

A ascensão das assistentes inteligentes 

Segundo pesquisa da MarketsandMarkets, 2024 pode ser o ano das assistentes inteligentes, capazes de entender a linguagem natural e executar tarefas complexas.

Por isso, é válido ficar de olho nas novas inteligências artificiais do mercado e acompanhar sua ascensão de perto.

 

Branding ainda é importante (e continuará sendo)

Um tema que continuará em alta (e é extremamente justificável) é o branding.

Cada vez mais as companhias devem se reinventar no momento de despertar e estabelecer conexões, sejam elas conscientes ou inconscientes, que desempenhem um papel determinante no momento em que o consumidor decide adquirir um produto ou serviço.

 

Protagonismo do consumidor

Ter um produto ou serviço de qualidade não é mais um diferencial. Mais do que nunca, os consumidores buscam marcas que apresentam valores compatíveis com os seus.

Ou seja, isso vai muito além das entregas e envolve também atendimento, design, velocidade e personalização.

Em um futuro bem próximo, para garantir o alcance de uma marca e a fidelização dos consumidores, será preciso entender profundamente o que eles buscam. O bom é que os dados facilitaram esse processo, vamos falar sobre isso mais para frente. 

 

Canais de mensagem direta

O comportamento digital dos usuários muda com uma rapidez impressionante. Hoje, com um celular na mão é possível conversar com inúmeras pessoas e empresas ao mesmo tempo.

Para acompanhar esse ritmo acelerado, nada mais justo do que encontrar formas para facilitar esse relacionamento.

É aí que entra o marketing conversacional, estratégia que consiste em adotar técnicas de relacionamento que façam o lead avançar pelo funil de marketing e vendas.

E faz muito sentido utilizar essa técnica se levarmos em consideração que as plataformas da Meta têm 600 milhões de chats via apps todos os dias, segundo Mark Zuckerberg.

 

Inteligência de dados

Diante de um mercado cada vez mais dominado por dados, a expectativa é que existam cada vez mais ferramentas e recursos disponíveis para registrar os dados de marketing coletados, mas, sobretudo, para facilitar a extração de insights.

 

Criação de comunidades

Não tem jeito, as pessoas desejam se sentir conectadas. Justamente por isso, a criação de comunidades será uma tendência que continuará em alta no próximo ano.

Seja em grupos no WhatsApp, Discord ou até mesmo por meio de hashtags no TikTok, as empresas estão criando verdadeiras redes de comunicação como forma de se aproximarem do público.

Desta maneira, é possível criar um espaço de troca entre pessoas que compartilham dos mesmo interesses. 

 

Essas tendências digitais já estão no seu radar?

São muitas as tendências digitais para considerar em 2024, por isso, é válido analisar cada uma delas de forma minuciosa e encontrar aquela que melhor se adapta ao seu negócio.

Neste momento, lembre-se de considerar as mudanças do mercado e as oportunidades que chegam com elas. Trace suas metas e, claro, monitore os resultados alcançados.

Se você deseja entender melhor sobre o impacto dos dados no seu negócio, clique no banner abaixo e confira nosso conteúdo sobre o tema.

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