Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Propor maneiras interativas para que as pessoas tenham experiências mais estimulantes ao navegar por sites e aplicativos é uma tendência que já há alguns anos ganhou força, e vai estar ainda mais presente no futuro. A esse conceito, se dá o nome gamificação e tem tudo a ver com uma estratégia de marketing.
A grande “virada de jogo” para que a gamificação alcançasse tamanha notoriedade foi o desenvolvimento de tecnologias que possibilitaram o desenvolvimento de interfaces mais responsivas, rápidas e bonitas. Aqui tem um grande trabalho de UX (user experience), que alia programação, design e conteúdo para criar experiências visuais, mas que também despertam a curiosidade, a resiliência e a competitividade para vencer os desafios.
Nesse cenário, a gamificação tem se diversificado a partir dessas tecnologias, criando a gamificação móvel, a realidade aumentada e a personalização em tempo real.
A gamificação móvel é a aplicação de elementos e princípios de design de jogos em aplicativos para smartphones para tornar a experiência do usuário mais próxima do seu dia a dia, já que 59% de todos os acessos da internet são por dispositivos móveis. Assim, essa tendência em gamificação aproveita o poder dos jogos para promover o engajamento dos usuários em uma variedade de tarefas, desde aprender um novo idioma até concluir tarefas domésticas.
A realidade aumentada e a gamificação se unem para criar experiências imersivas e envolventes que transcendem os limites do mundo real. Imagine sobrepor elementos virtuais à sua visão real, tornando jogos, aprendizado e tarefas do dia a dia mais dinâmicos e interativos. Nesse sentido, a realidade aumentada cria uma camada sobre o que já existe no mundo real, projetando diversas possibilidades de cenário.
Ainda é necessário citar essa tecnologia que vem ganhando espaço com a inteligência artificial. Na personalização em tempo real, as plataformas usam dados dos usuários para criar experiências ajustadas às suas preferências. Para isso, os algoritmos são programados para coletar as interações, criar um histórico pessoal e sugerir as próximas ações para o usuário, tudo isso em tempo real.
As tendências em gamificação podem ser usadas em todos os contextos, desde o endomarketing até um projeto onde o jogo é o principal produto da empresa. Para ilustrar o potencial dessa estratégia, confira alguns cases que deram muito certo.
A corujinha mais famosa do mundo é referência em gamificação. Com mais de 500 milhões de usuários, o Duolingo viu suas vendas crescerem 43% em 2023 (em comparação a 2022) e suas ações subirem 230%.
Mais do que os números, o que encanta a audiência dos usuários é a forma divertida com que o aplicativo propõe o ensino de um novo idioma. A empresa lucra com a venda de assinaturas premium dos cursos (5,2 milhões de usuários pagos), mas igualmente oferece os mais de 40 idiomas de forma gratuita. Com isso, o Duolingo já soma mais de 10 bilhões de lições concluídas.
A gamificação está presente na interação do usuário com Dou (a corujinha) e outros personagens criados pela empresa. Assim, toda vez que a corneta toca, os usuários comemoram mais uma lição realizada com sucesso. Além do aprendizado, o aplicativo instiga os usuários com os rankings, o progresso no curso, as ofensivas (dias consecutivos com lições concluídas) e a penalização por erros.
A gamificação também pode ser usada no endomarketing de empresas e esse foi o case da Vivo em parceria com a Ludos. O objetivo principal desse projeto era transmitir à recém-contratada equipe de call center os valores da empresa. Para isso, foram criadas três campanhas entre os anos de 2016 e 2018: Ao Vivo; Ao Vivo +; Ser +.
As campanhas eram gamificadas com uma série de desafios que colocavam os colaboradores como protagonistas na resolução de problemas. O storytelling dos jogos não estavam diretamente relacionados ao trabalho de atendimento ao cliente, mas de forma prática trabalhava pontos, como:
As campanhas estimulavam os colaboradores com ranking, medalhas, moedas, comentários, reações, entre outros elementos gamificados. Dessa forma, era possível trabalhar o desenvolvimento profissional dos colaboradores, com conteúdo institucional da Vivo, de maneira interativa e lúdica.
Quando o assunto é gamificação, a Ludos não pode ficar de fora. A plataforma é especialista em criar experiências interativas e já alcançou mais de 1,5 milhões de pessoas com suas dinâmicas voltadas à capacitação profissional e aprendizado. Dessa forma, a Ludos tem em seu portfólio projetos com grandes empresas, como a Vivo, SM Educação, Sicredi, Saint-Gobain, Decathlon, entre outras.
A tarefa mais complexa sobre a gamificação é colocar um projeto em prática. Normalmente, isso é feito por uma equipe de profissionais que pode envolver desenvolvedores, designers, redatores, gestores de projetos, entre outras funções.
Além disso, é importante destacar que a gamificação está sempre bem atrelada ao propósito da empresa, ou seja, reforçando a presença da marca durante toda a jornada do usuário.
Assim, comece definindo os objetivos do seu projeto de gamificação e para qual público isso vai ser direcionado. As outras etapas são:
A experiência de jogo deve ser divertida, desafiadora e recompensadora para motivar os jogadores a participarem. Utilize elementos como storytelling, design atraente, mecânicas de jogo bem elaboradas e recompensas relevantes.
A gamificação deve ser parte de uma estratégia de marketing, que deve incluir outros tipos de serviços e canais de comunicação. Isso vale-se de ações para a divulgação da gamificação e/ou utilizá-la visando conversão.
É importante monitorar os resultados da estratégia de gamificação e fazer ajustes sempre que necessário. Utilize as métricas definidas para avaliar o sucesso do projeto e identificar áreas de melhoria.
O mundo dos jogos está em constante evolução. É importante manter a experiência de gamificação atualizada com as últimas tendências e tecnologias. Adicione novos conteúdos, desafios e recompensas regularmente para manter o engajamento dos jogadores.
Por hoje é isso!
Mas antes de ir, você também precisa conferir o artigo “Como a gamificação pode ajudar na sua estratégia de conteúdo?” abaixo. Esse conteúdo traz mais detalhes sobre como a gamificação está relacionada em uma estratégia de marketing.
Até a próxima!
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.