A vez das pequenas empresas: como a crise pode te ajudar

Como o Marketing Digital pode auxiliar as pequenas empresas a driblarem a economia instável?

A crise econômica é ameaçadora em um primeiro momento, mas vou focar em seu lado positivo e mostrar como esse cenário pode impulsionar as pequenas empresas.

Para falar sobre esse tema, trago aqui algumas ideias comuns em tempos de economia instável e vou rebatê-las com os “mantras” positivos do Marketing Digital. Combinado? Então vamos lá!

3 pensamentos comuns do pequeno empresário na crise

  1. Com a crise os preços dispararam e minha empresa não acompanha esse ritmo

    Realmente fazer parte do quadro de pequenas empresas e enfrentar a oscilação de taxas não é tarefa fácil. A questão aqui é: como se fortalecer na crise?

    Personalizar uma estratégia de acordo com o perfil do negócio é a sacada “mágica” do Inbound Marketing.

    O plano perfeito é aquele com mais chances de sucesso e a personalização é um dos itens indispensáveis para isso. Por meio da descoberta de Buyer Personas, de palavras-chave, da dedicação ao Marketing de Conteúdo, entre outros fatores que se adequam à proposta de sua empresa, já é possível traçar ações eficazes e metas corajosas para combater a crise.

  2. Ninguém compra na minha loja por causa da crise

    Essa é uma frase perigosa que muitos pequenos empresários podem usar para justificar a queda nas vendas. A solução que a internet oferece, além de se adaptar a vários níveis de budget, aumenta as chances de um resultado mais rápido do que se imagina.

    A publicidade online é um dos artefatos mais eficientes do Marketing Digital para alavancar as vendas.

    A vantagem das pequenas empresas ao optar por esse modelo de anúncio é que, o que seria um gasto para uma grande companhia já posicionada e com público consolidado, é um investimento bem aplicado para elas. Além de aumentar as vendas, os anúncios instigam o público a conhecer melhor o produto e o negócio.

    Comentei recentemente sobre algumas ferramentas para vender mais aqui.

  3. Só os grandes negócios vão ter atenção com essa economia

    As pequenas empresas podem articular a economia tanto quanto as grandes. Como? Vamos ao “mantra”:

    O Marketing Digital é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de se construir uma imagem forte no mercado e se comunicar com seus clientes em potencial.                                                            
    Microempreendedor, se você focar na estratégia correta, seu espaço estará garantido no mercado. Só é visto e percebido quem mostra o que tem a oferecer. Ao mirar no público certo e usar a internet para divulgar o que seu negócio tem de melhor, seja com vídeos, por meio de um blog, ou pelas mídias sociais, é possível estabelecer autoridade e enfrentar os grandalhões do mercado, mesmo na crise.

Por que a crise no Brasil é a grande chance das pequenas empresas?

A crise fez surgir no Brasil um novo tipo de empreendedor. Com as recorrentes demissões, diversos profissionais com alto nível de escolaridade seguem sem emprego e na busca de um negócio próprio. O que isso significa?

  • Aproveite que a crise destacou o empreendedorismo no país e usufrua do entusiasmo em valorizar o microempreendedor.
  • Não precisa ter medo da crise. Ser empreendedor é encarar novos desafios. Pequenas empresas evitam gastos altos por conta da equipe enxuta e atendem, geralmente, uma fatia do mercado muito específica, o que se faz com muito mais atenção e até de forma personalizada.

Com a aplicação das ferramentas oferecidas pelo Marketing Digital, principalmente, no relacionamento com o cliente, fica mais fácil manter o ritmo das vendas mesmo com a economia instável.

Aliás, no próximo post vou falar justamente sobre como vender mais, mas dessa vez, encarando a concorrência.

Surgiu alguma dúvida sobre esse tema? Sem problemas! É só entrar em contato que vamos lhe ajudar.

 

pequenas empresas


Deixe um comentário