Agile Marketing: como rodamos projetos complexos em pouco tempo?

Se você deseja aumentar a produtividade do time, a agilidade das tarefas e os resultados da sua operação, o Agile Marketing é a metodologia certa!Esse conceito, ainda pouco explorado, pode transformar os...

Agile Marketing: como rodamos projetos complexos em pouco tempo?

Se você deseja aumentar a produtividade do time, a agilidade das tarefas e os resultados da sua operação, o Agile Marketing é a metodologia certa!

Esse conceito, ainda pouco explorado, pode transformar os processos e a gestão de tempo do seu time, levando a execuções mais eficientes e que cumprem os objetivos propostos em menos tempo.

Neste conteúdo, vamos abordar o tema e falar um pouco sobre como aplicamos essas práticas ágeis aqui na Layer Up.

Se quiser aprender mais sobre o Agile Marketing e seu papel vital nos negócios que desejam crescer com estrutura, é só continuar acompanhando.

Mas, afinal, o que é Agile Marketing?

Como o próprio nome já diz, o Agile Marketing é uma técnica — ou um conjunto delas — que visa tornar as ações de marketing mais ágeis, seja por meio de técnicas voltadas para as estratégias dos clientes ou para a gestão do time interno.

Com origem em técnicas criadas por áreas de desenvolvimento de software, o Agile Marketing tem sua base nas metodologias ágeis que propõem uma forma diferente de fazer as coisas com um tempo de execução reduzido, mas sem perder a qualidade ou eficácia.

Ao contrário do que pode parecer, as metodologias ágeis não são recentes e começaram a aparecer nas discussões organizacionais ainda em 1980, quando esse mercado estava apenas começando, mas já em ritmo acelerado de inovação.

Mas foi apenas em 2001 que um um grupo de profissionais da tecnologia se juntou para compor o Agile Manifesto, um documento ainda superatual e coerente que define 4 valores fundamentais das metodologias ágeis:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

O documento ainda tem 12 princípios que orientam sua execução e você pode conferir na íntegra no site oficial do Agile Manifesto.

Mesmo não tendo o mesmo fim, o Agile Marketing usa desses mesmos conceitos na hora de colocar as metodologias em prática, sempre priorizando as pessoas, a equipe, a entrega das tarefas, o sucesso do cliente e o alinhamento com as expectativas do mercado.

Quais são os diferenciais do Agile Marketing

Antes de falarmos sobre os diferenciais dessa metodologia, é importante dizer que ela não tem contra indicações e pode ser adotada por qualquer equipe, independentemente de sua estrutura ou segmento.

O Agile Marketing é para todo mundo justamente por uma de suas principais características:

A adaptação para qualquer momento ou negócio

O Agile Marketing reúne uma série de características que são boas tanto para equipes que já estão rodando, quanto para empresas que estão apenas começando, mas já querem iniciar uma operação ágil.

Por meio de técnicas como Metodologia Lean, Kanban, Método Scrum, entre outras que podem ser facilmente implementadas, é possível contar com metodologias ágeis em seu time. 

Organização do time e das demandas

Como falamos, com o Agile Marketing o foco não é somente agilizar as produções do cliente, mas também beneficiar o time interno, estruturando uma rotina para que as atividades sejam produzidas e entregues em tempo hábil.

Um dos destaques nesse ponto é que, por meio do Agile Marketing, é possível tornar o processo criativo mais colaborativo, eficaz e menos burocrático, fazendo com que as equipes se dediquem somente à entrega, enquanto o Agile cuida da gestão.

Produtividade dos colaboradores

Se você já brincou de “Onde Está Wally?”, sabe como é difícil encontrar qualquer coisa no meio daquela bagunça visual. Tudo bem, essa é a graça da brincadeira, mas imagina quanto tempo não seria poupado na sua busca se todos os personagens estivessem organizados por cor, tamanho, setores, etc.

Com as tarefas de uma equipe não é diferente. Um time organizado, consequentemente, é um time mais produtivo, que rende mais e produz mais resultados em menos tempo, é claro.

É importante ressaltar que, dentro das metodologias ágeis e no sistema que implementamos em nosso time, produtividade não é se matar de trabalhar

De acordo com a nossa agilista, Nathaly Soares, produtividade é entregar o que estava no escopo com agilidade, sim, mas também com compreensão da complexidade das demandas, da quantidade de atividades entregues e, claro, com a visão humana necessária para lidar com pessoas e mantê-las motivadas.

Como utilizamos o Agile Marketing na Layer Up

Aqui na Layer Up, temos um time de Agile focado na gestão dos projetos, horas e atividades de todas as áreas e squads.

Composto por 2 agilistas, a missão desse time é ajudar os colaboradores a desburocratizar suas funções, tanto na alocação de tarefas, quanto na hora de ajustar prazos, fazer a análise de horas e a gestão de tráfego das demandas.

Para auxiliar nesse processo, o time de Agile da Layer Up utiliza duas ferramentas principais: o Trello, uma plataforma de organização na qual atualizamos as demandas, e o Artia, um software de gestão de projetos em que apontamos as horas que dedicamos em cada projeto.

Entre as atribuições diárias desse time estão:

  • Organização de demandas e atividades por pessoa e por dia;
  • Follows com todos os times utilizando o trello como base;
  • Organização de prioridades no trello;
  • E produtividade no artia.

Além da criação de atividades recorrentes (geralmente, uma vez por mês), treinamentos e onboardings, quando novos layers chegam ao time, e montagem de novos squads toda vez que o time cresce mais um pouco.

Principalmente depois de migrarmos nossa estrutura para o home office, o time de Agile se tornou essencial para atingirmos uma operação mais organizada, focada em entregas de qualidade, com aproveitamento melhor do time e das habilidades de cada colaborador.

Para entender outras funções e atividades internas que são cruciais para alcançarmos importantes resultados, continue acompanhando nossos conteúdos por aqui e descubra mais detalhes sobre o time da Agência Número 1 do Brasil.

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