WhatsApp Business: por que a ferramenta está ganhando destaque?

Em primeiro lugar, é preciso entender de onde veio o WhatApp Business. A versão comum do WhatsApp é, de longe, o aplicativo favorito dos brasileiros. Segundo pesquisas, o app, de propriedade do Facebook, está...

WhatsApp Business: por que a ferramenta está ganhando destaque?

Em primeiro lugar, é preciso entender de onde veio o WhatApp Business. A versão comum do WhatsApp é, de longe, o aplicativo favorito dos brasileiros. Segundo pesquisas, o app, de propriedade do Facebook, está presente em 99% dos smartphones do país.

Em poucas regiões do mundo ele faz tanto sucesso como por aqui. Com um público tão abrangente, logo as empresas adotaram essa ferramenta para se comunicar melhor com os clientes.

Ao notar tamanha demanda, a gigante do Vale do Silício se viu obrigada a dar uma solução que pudesse atender o mundo corporativo, sobretudo os pequenos negócios.

Nesse cenário, a empresa criou o WhatsApp Business, a versão do aplicativo mais popular do Brasil, com atributos exclusivos para empreendedores.

Esse crescimento exponencial permitiu ainda a integração dele com soluções exclusivas de CRM, como o WhatsApp CRM.

Abaixo, estão algumas das razões pelas quais o WhatsApp Business ganhou tamanho impulso desde o lançamento, ocorrido em janeiro de 2018.

Com o WhatsApp Business, é mais simples entender os clientes

Para as empresas, utilizar um perfil profissional no WhatsApp Business apenas para trocar mensagens é muito pouco. Sem dúvida, conversar com eles também é uma excelente oportunidade para se fazer uma pesquisa de mercado.

Os negócios devem aproveitar esse momento para efetuar perguntas relacionadas aos gostos e preferências dos clientes.

Como sugestão, esses pequenos empreendimentos podem até mesmo realizar um curto questionário, para que consigam entender um pouco melhor a percepção do consumidor sobre determinado produto ou serviço.

Essa prática vai auxiliar seu negócio na hora de validar o perfil de Ideal Customer Profile (ICP) no caso da prospecção ativa ou as buyer personas no caso da prospecção passiva.

Outra proposta interessante para as empresas é, ao enviar mensagens para os clientes, ter um tom de comunicação mais informal, e de acordo com o vocabulário do público-alvo.

Na maioria das vezes, esse tipo de abordagem acaba por aumentar o engajamento dos consumidores com a marca.

Interatividade combina bem com o WhatsApp Business

O WhatsApp Business tem os mesmos recursos multimídias encontrados na versão do aplicativo disponível para o público em geral.

Para as empresas, isso é uma ótima chance de se aproximar dos clientes por meio de vídeos, figurinhas, imagens, áudios, entre outros benefícios do aplicativo. Isso, sem dúvida, torna a comunicação mais dinâmica e relevante para os clientes.

Com a ferramenta, a empresa está onde o cliente estiver

Hoje, os clientes preferem entrar em contato com uma empresa por meio dos aplicativos de mensagens, em especial os mais jovens. Além de ser prático, é bem mais rápido do que esperar para ser atendido por um call center.

O WhatsApp Business surgiu com o intuito de atender essa procura. Um aplicativo popular, simples de usar e muito confiável. Qualquer dúvida do cliente pode ser resolvida de maneira instantânea, sem a necessidade de ligações extras.

Caso a sua empresa aplique uma metodologia de prospecção como o outbound 2.0, mais um motivo para usar a ferramenta: é a oportunidade para criar touchpoints.

O WhatsApp Business eleva a confiança dos clientes

Com o WhatsApp Business, qualquer negócio pode ter uma conta verificada. Isso significa que, quando um cliente envia mensagens para uma empresa, ele tem a certeza de estar em contato com um empreendimento real.

A verificação tem como objetivo, além de oferecer uma apresentação profissional, dificultar ao máximo a ação de golpistas.

Para que os consumidores também tenham mais confiança durante o contato, todo o conteúdo da conversa também é criptografado, assim como na versão para usuários individuais.

Desta forma, tanto a empresa como o cliente têm a garantia de que a privacidade de ambas as partes está preservada, sem qualquer intervenção de terceiros.

Mensagens automáticas

Nada é mais inconveniente para uma pessoa do que entrar em contato com uma empresa e ter que aguardar muito tempo por algum retorno.

Para que isso seja evitado, os empreendimentos podem programar o WhatsApp Business para enviar mensagens automáticas, como uma saudação ou para informar o horário de funcionamento, caso o atendimento esteja indisponível.

Em alguns casos, esses pequenos negócios podem até mesmo criar um chatbot para WhatsApp.

Esses assistentes virtuais, baseados em inteligência artificial, podem, por exemplo, anotar os pedidos dos clientes de uma pizzaria. Além disso, eles funcionam 24 horas, e permitem que os funcionários estejam livres para ter foco em trabalhos mais relevantes para o negócio.

Mais estatísticas para analisar

Ao desenvolver alguma estratégia de marketing, nada melhor para uma empresa do que ter acesso aos dados sobre o comportamento dos clientes.

Com o WhatsApp Business, todo empreendimento pode conferir métricas como a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e também lidas. Desta forma, ele consegue ajustar da melhor maneira todo o conteúdo apresentado aos consumidores, e assim aumentar o engajamento deles.

Catálogo acessível e online

Vários pequenos negócios abriram mão de possuírem uma loja física e, hoje, trabalham apenas pela internet. Para a eles, o WhatsApp Business disponibiliza uma ferramenta para a criação de catálogos.

Essas empresas podem mostrar até 500 produtos, e adicionar um texto de até 5000 palavras para cada item, o que é mais que suficiente para apresentar a oferta.

Além disso, o aplicativo permite colocar um link para o site, organizar as peças por categoria e também exibir preço.

Após o catálogo pronto, as empresas podem compartilhar, pelo próprio WhatsApp, o link dele com os consumidores, o que torna esse benefício um excelente aliado para a captação de novos clientes.

*Conteúdo escrito por Pedro Capistrano Ribeiro – Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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