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Quem já está habituado com o marketing online sabe como a taxa de conversão é um importante indicador de desempenho, caracterizado como fundamental para o medir o sucesso de uma estratégia de vendas.
Esse indicador não é apenas uma métrica de vendas, mas sim um número importante a ser analisado para entender quantas oportunidades o seu negócio fechou. Em outras palavras, quantos leads foram convertidos em clientes.
Entretanto, é válido lembrar que nem sempre um número elevado de acessos em seu site ou e-commerce significa uma taxa de conversão alta. Às vezes, os usuários acessam seu site, mas não passam pelo processo de conversão. Mas, por que será que isso ocorre? Será que seu conteúdo precisa de melhorias?
Por isso, é crucial identificar possíveis erros e otimizações possíveis de serem aplicadas com o objetivo de aumentar o número de conversões. Para entender melhor como colocar isso em prática, fique por aqui e continue acompanhando o conteúdo.
O dicionário de um profissional de marketing é recheado de termos que podem ser complicados no primeiro momento, mas são cruciais para entender e aplicar boas estratégias de inbound. A taxa de conversão é um deles.
A conversão é caracterizada como qualquer ação que o visitante toma com base nas estratégias de marketing digital de uma empresa. Ou seja, baixar um e-book, infográfico, se cadastrar em uma newsletter, adicionar um produto no carrinho de compras, entre outros, são atividades que visam converter o lead em cliente.
Por isso é tão importante analisar os números das taxas de conversão e verificar se estão de acordo com o projeto inicial planejado. Se o indicador está baixo é sinal que seu lead está encontrando alguma dificuldade no ciclo de vendas ou o conteúdo ofertado não é interessante para sua persona.
Rever processos e recomeçar uma estratégia de vendas são boas alternativas para garantir maiores resultados. E sabe como é possível identificar se você deve mudar a sua rota? Por meio dos famosos — e temidos — números. Mas vamos falar sobre isso mais para frente.
Às vezes simples erros bobos são culpados por espantar seus potenciais clientes e impedir que seu negócio atinja os resultados traçados. Para evitar que eles interfiram em sua taxa de conversão, trouxemos alguns exemplos, confira:
Esse é o momento em que o potencial lead se interessou pelo produto ou serviço que está sendo ofertado. Neste momento, é crucial que todos os detalhes estejam funcionando perfeitamente.
Assim, não se esqueça de:
Esse erro, infelizmente, é bem comum. Muitos e-commerces tendem a obrigar os usuários a realizar o cadastro no site antes da compra, o que faz com que muitos leads desistam do processo de conversão. Por isso, evite usar esse tipo de recurso e amplie as possibilidades, com:
Já citamos algumas vezes, mas vale relembrar: o pós-compra é tão importante quanto todo o ciclo de venda. É nele que o usuário entende se todas as etapas da compra foram satisfatórias e se ele será fidelizado ou não.
Por isso, preste atenção em possíveis dificuldades que podem influenciar no processo de fidelização, como falhas ao rastrear produtos, processos de devolução complicados, etc.
A análise de dados é sua melhor amiga. Acredite, de nada adianta dispor de inúmeros indicadores de desempenho se você não utilizá-los de forma assertiva. Por meio deles é possível identificar quais caminhos traçar daqui para frente.
Deste modo, o primeiro passo para otimizar a taxa de conversão é realizar uma análise profunda, assim é possível estabelecer métricas alcançáveis e personalizadas de acordo com seus interesses.
Inclusive, as ferramentas podem ser grandes aliadas neste momento de mensurar os dados. Com o Google Analytics, por exemplo, é possível acompanhar dados como taxa de conversão, taxa de saída de uma página, pesquisas realizadas, por onde ocorreram as conversões e quanto tempo levou até o lead ser convertido.
Com base nesses dados é possível propor processos de melhoria tanto em seu e-commerce quanto em outros conteúdos. Se a taxa de conversão de sua newsletter não está ideal, que tal tentar modificar o conteúdo, entender o que atrai a atenção de suas personas e desenvolver um bom copywrite com base nisso?
Vale a pena também se atentar para outras práticas, como:
Atualmente, existem cerca de 1 bilhão de sites ativos no mundo, de acordo com o Statista — empresa especializada em pesquisas quantitativas. Muita coisa, né? Agora imagina como é importante que seu conteúdo esteja rankeado no Google em meio a tantos outros materiais.
Nada mais justo do que criar materiais que sejam interessantes e chamem a atenção de forma fácil.
Vale destacar também que o aumento da taxa de conversão é um processo gradual e multidisciplinar, ou seja, diferentes elementos das estratégias estipuladas devem ser avaliados, testados e otimizados continuamente.
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