Atração de clientes: dicas realmente eficazes

Toda empresa que aposta em marketing digital pode, uma hora ou outra, se deparar com uma dificuldade bastante comum: a atração de novos clientes.  O que é bastante frustrante, já que você dedica muitos esforços...

Atração de clientes: dicas realmente eficazes

Toda empresa que aposta em marketing digital pode, uma hora ou outra, se deparar com uma dificuldade bastante comum: a atração de novos clientes.  O que é bastante frustrante, já que você dedica muitos esforços (e dinheiro) em uma estratégia de atração e não consegue fazer com que esses novos consumidores, de fato, realizem a compra. Mas nós podemos ajudar!

Entretanto, antes de pensar em soluções e ideias para atrair clientes, é necessário compreender a importância de identificar o perfil de cliente ideal para o seu negócio. A avaliação dessas questões e a clareza com relação às expectativas da empresa fazem toda a diferença em um processo futuro de captação de clientes.

Acompanhe o conteúdo e descubra como isso é possível.

O que você precisa saber antes de atrair novos clientes

O mapeamento do negócio e a elaboração de uma estratégia são as duas primeiras ações que o empresário deve considerar antes de atrair novos clientes para o seu negócio.

Isso é importante porque é preciso conhecer o mercado e entender qual é o perfil e o comportamento do consumidor em potencial que você está tentando atrair. Além disso, a empresa precisa ter clareza com relação às suas expectativas, respondendo a perguntas como:

  • Por que eu quero aumentar a minha carteira de clientes?
  • Tenho condições de trazer mais clientes para minha empresa?
  • A empresa vai conseguir atender novos clientes, mantendo o mesmo padrão e qualidade no atendimento?
  • Qual é o perfil de cliente que eu quero atrair para o meu negócio?

Entender a realidade da empresa, as perspectivas de crescimento, os objetivos a médio e curto prazo, e a capacidade de aumentar o rol de clientes são etapas essenciais que antecedem o processo de captação de clientes.

1. Invista em um atendimento de excelência

Atração, captação e fidelização de clientes são objetivos que devem estar associados a um atendimento de qualidade.

É importante que sua empresa e seus colaboradores estejam preparados para oferecer um atendimento único para despertar no consumidor o desejo de fazer novos negócios com a sua empresa. Sem atendimento de qualidade, ficará bem mais difícil captar novos clientes e ainda poderá correr o risco de perder os clientes atuais.

2. Treine os seus colaboradores

Atrelada à questão do atendimento, está a necessidade de treinar os seus colaboradores. Um time alinhado, capaz de dar suporte ao cliente e preparado para lidar com os problemas, garante uma abordagem qualificada aos clientes, o que propicia maiores chances de fidelização desses consumidores. Isso favorece o crescimento da empresa e amplia as possibilidades de captação de novos clientes para o negócio.

3. Desenvolva parcerias

Você pode investir em parcerias com outras empresas ou negócios locais que possam atrair clientes para a sua empresa. Outra opção é apostar em influenciadores digitais, que são pessoas que utilizam redes sociais para expressar a sua opinião e influenciar um determinado público.

Inclusive, essa é uma ótima oportunidade de realizar o marketing digital do seu negócio, por meio da divulgação da sua marca pelos influenciadores. Mas, atenção: é importante contactar pessoas que abordem temáticas relacionadas ao mercado em que sua empresa atua, para que ela seja vista por potenciais clientes que já possuem interesse no seu produto/serviço.

4. Participe de eventos

Faça eventos dentro da sua empresa e atraia clientes em potencial para dentro do seu negócio. Você também deve participar de eventos que concentram pessoas interessantes e que podem ampliar o conhecimento do mercado a respeito da sua marca.

5. Invista nas redes sociais certas para o seu negócio

Atualmente estar nas redes sociais é quase um imperativo para atrair novos clientes e obter sucesso nos negócios. Mas será que você e o seu cliente em potencial estão na mesma rede social?

É aqui que faz toda a diferença ter um mapeamento do perfil e comportamento do seu público. Ele auxiliará na identificação de quais redes sociais são mais utilizadas pelo seu público, para você investir em estratégias de marketing digital da sua empresa.

6. Conecte a sua empresa a um marketplace

O marketplace consiste em uma plataforma, mediada por uma determinada empresa, na qual vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Dependendo do perfil do seu negócio, conectar-se a um marketplace pode ser uma alternativa interessante para atrair a atenção e o interesse de pessoas que jamais conheceriam o seu negócio.

7. Invista em estratégias de inbound marketing

O inbound marketing é uma estratégia de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Diferente do outbound, o inbound é focado em estratégias indiretas e se afasta das estratégias tradicionais de publicidade.

Ele está baseado na ideia de criar uma conexão com um determinado público por meio do SEO, marketing digital, marketing de conteúdo e estratégias específicas nas redes sociais.

As empresas podem mesclar suas ações, investindo tanto no marketing direto, como no marketing indireto. O importante, em qualquer situação, é ter clareza com relação ao público que você quer atingir.

Como você pode ver, captar clientes para uma empresa não é um processo simples, suas ações devem estar baseadas em conhecimentos de mercado e em estratégias alinhadas com o perfil, comportamento e necessidades do seu público. Colocando nossas dicas em prática, com certeza você criará um ambiente favorável para melhorar o desempenho da sua empresa.

Os leads estagnados

Os leads estagnados, como o próprio nome já sugere, são as oportunidades que não avançam no funil de vendas. Ou seja, as pessoas são impactadas pelo seu conteúdo, se interessam pelo tema, convertem em uma landing page e não seguem até o fundo do funil, quando ocorre, de fato, a compra.

Não há uma regra e os leads podem estagnar em qualquer etapa: desde o aprendizado e descoberta, logo após a conversão, até mesmo após demonstrar intenção de compra.

Um exemplo prático: seu possível cliente visualiza sua publicação nas redes sociais sobre um e-book gratuito. Ele se interessa, acessa a landing page e se converte. Depois de alguns dias, passa a receber outros e-mails do fluxo de automação, mas não abre ou clica nas CTAs de nenhum deles. Ficando assim, estagnado.

Já se deparou com uma situação assim?

Como resolver?

A nossa primeira dica é justamente entender o melhor comportamento dos leads estagnados. Com base nos dados da sua ferramenta de automação de marketing, onde eles estão parando? A maioria fica estagnada no mesmo e-mail, por exemplo?

Com esse simples exercício, você já consegue identificar melhor quais são as etapas mais problemáticas e qual é o possível problema. Uma possibilidade bastante comum é o lead perder o interesse depois de baixar o material rico.

Pode ser que a comunicação não esteja tão atrativa para ele, não dialogando com suas dores. Ou ainda, que o fluxo de automação esteja muito longo. Tente se colocar no lugar da sua persona para mapear todas as possibilidades.

A segunda dica está bem relacionada a isso: rever o fluxo de automação e estratégia. A segmentação está correta e tudo está funcionando corretamente? E as CTAs?

Mantenha os e-mails atualizados sempre que possível e facilite o caminho do usuário para evitar leads estagnados. Em uma jornada de compra, ao invés de esperar o último e-mail para ser mais comercial, deixe uma CTA para que ele encurte o caminho e faça a compra, por exemplo.

Os testes A/B também podem ajudar a sua empresa! Se você não consegue rever todo o conteúdo do fluxo, uma saída pode ser testar assuntos diferentes ou layouts. Ou seja, trabalhar no fluxo com os mesmos textos, mas de formas diferentes. Desta forma, você consegue mais insights para a impulsionar a sua estratégia.

A personalização dos conteúdos também pode ajudar. Imagine que a sua empresa desenvolve softwares e os leads estagnados não avançam depois de um e-mail sobre a sua plataforma. Enviar um e-mail mais personalizado oferecendo, por exemplo, uma versão de testes gratuita, pode chamar a atenção dele e até gerar uma venda.

Você também pode considerar, no próprio fluxo, e-mails específicos para leads estagnados. “Esqueceu de nós?” e “Vimos que ainda não abriu o e-mail”, etc. Funcionam muito bem como uma tentativa de retomada de contato.

Por fim: saiba a hora de abrir mão dos leads estagnados e seguir em frente. Se você já reviu seu fluxo de automação, testou as dicas que falamos e ainda não conseguiu recuperá-los, talvez seja hora de higienizar sua base e focar na captação de novas oportunidades.

Dica de ouro: o funil em Y

Além de apostar em todas essas dicas, existe uma metodologia pode ajudar sua empresa a lidar e evitar os leads estagnados: o funil de vendas em Y.

Quando você trabalha apenas com o inbound marketing, fica sem muitas saídas para reativar os leads estagnados. Mas, com o funil em Y, você pode fazer novas abordagens com o outbound. Ou seja, ganha uma nova chance de gerar interesse deles por meio de uma abordagem mais ativa.

A vantagem do funil em y é justamente essa: reunir o melhor das suas estratégias para impulsionar os resultados da sua empresa e evitar leads estagnados.

Você gostou das nossas ideias para atrair novos clientes? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros empresários, que estão em busca de estratégias para melhorar o desempenho dos seus negócios.

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