Como a liderança pode promover a diversidade e inclusão?

O sentimento de inclusão vai além da mera presença em um ambiente. É a sensação de pertencimento, de ser acolhido(a), respeitado(a) e valorizado(a) por quem você é, com sua diversidade, personalidade e...

Como a liderança pode promover a diversidade e inclusão?

O sentimento de inclusão vai além da mera presença em um ambiente. É a sensação de pertencimento, de ser acolhido(a), respeitado(a) e valorizado(a) por quem você é, com sua diversidade, personalidade e experiências únicas. É sentir-se parte de um grupo  e esse conceito tem sido muito discutido na cultura das empresas.

Também é importante destacar que a diversidade não é um número no quadro de colaboradores. A diversidade é uma característica da sociedade em sua totalidade, onde existem pessoas LGBTQIA+, negras, brancas, pardas, homens, mulheres e pessoas com deficiência. A partir disso, quando se analisa o quadro de colaboradores de uma empresa, espera-se que naturalmente ele seja diverso, como um espelho da sociedade.

Conviver com as diferenças é algo que o ser humano faz desde sempre, mas só recentemente essa pauta tem influenciado de maneira positiva o mundo corporativo.

Nesse contexto, a liderança pode atuar para promover a diversidade e inclusão nas empresas, não apenas no quadro de colaboradores, mas também com diálogos que promovam a evolução cultural no que diz respeito às diferenças.

Continue a leitura para saber mais!

O que pesquisas dizem sobre diversidade e inclusão nas empresas?

Em uma pesquisa recente, a Gupy, plataforma de processos seletivos, trouxe dados sobre o perfil de contratações por empresas. A pesquisa analisou 2.453 empresas brasileiras de pequeno a grande porte entre setembro de 2022 e agosto de 2023, e a seguir, você confere os dados identificados:

Diversidade por gênero

Segundo dados da “Tendências de Empregabilidade”, o percentual de mulheres contratadas nesse período foi mais que o dobro do de homens. Os índices variaram entre 68,6% e 72% para mulheres contra 27,6% a 30,9% para homens.

Diversidade por cor

Quando analisado o número de contratações por cor, o percentual de pessoas pardas varia entre 36,5% e 46,9%, pessoas brancas entre 32,6% e 44,1%, pessoas negras entre 14,7% e 17,4%, amarelas entre 2,4% e 2,6% e indígenas entre 0,4% e 0,6%. Lembrando que, pessoas autodeclaradas pardas são maioria na população brasileira, 45,3%.

Diversidade por orientação sexual

No recorte feito por orientação sexual, o maior número de contratações se concentra em pessoas que se autodeclaram heterossexuais. O percentual varia entre 76,2% e 82,6%. Pessoas bissexuais somam entre 4,8% e 10,3% e homossexuais entre 5,7% e 8,5% dos contratados. Dados do IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística), a população heterosseuxal no Brasil é de 94,8%.

Diversidade por deficiência ou não

Por fim, a “Tendências de Empregabilidade” trouxe informações sobre contratações de pessoas com deficiência (PcD). No período analisado, o percentual de PcD contratados variou de 1,2% e 2,4% entre empresas de pequeno e grande porte. As pessoas com deficiência são 8,9% da população brasileira.

Conclusões sobre dados de diversidade nas empresas

Para considerar qualquer tipo de avanço na diversidade e inclusão nas empresas é necessário analisar o contexto geral da população brasileira. Nesse sentido, destaque para o percentual de mulheres, pessoas pardas, negras, homossexuais e bissexuais contratados no período. Todos os índices apresentados na pesquisa são maiores que a média da população brasileira, a partir dos dados do IBGE.

Esse já não é o caso de pessoas com deficiência, em que a média de contratações é menor que o percentual de PcD na população brasileira.

Esses dados propõem uma reflexão sobre a cultura das empresas em valorizar um perfil diverso de pessoas. Pode-se entender que isso não seria possível sem campanhas que promovessem a candidatura dessas pessoas para essas vagas, inclusive com vagas direcionadas a determinado público-alvo. Além disso, é importante considerar que a contratação é apenas uma etapa, devendo a empresa oferecer um ambiente inclusivo à diversidade.

Nesse sentido, pode-se listar ações para que a liderança atue.

Ações para que a liderança promova a diversidade e inclusão

Para que os discursos de diversidade e inclusão não fiquem apenas na teoria, é interessante alinhar a área de cultura e talento da empresa em busca de orientação para colocá-las em prática.

No início, pode parecer complicado, mas naturalmente esse discurso vai sendo incorporado por todos que fazem parte da empresa. 

1. Ser um exemplo

Em muitos sentidos, os líderes são exemplos de seus liderados e, por conta disso, tomar iniciativas de diversidade e inclusão é uma tarefa importante. Isso significa comprometer-se com a causa, entendendo a importância desses conceitos e estar disposto a tomar medidas para implementá-los na organização.

2. Educar-se sobre diversidade e inclusão

A educação é outro ponto a ser trabalhado por líderes, tanto para si como para conscientizar outras pessoas. Isso pode ser feito através deste blog post, livros, cursos, palestras e workshops.

3. Criar uma cultura de respeito

O líder deve criar uma cultura de respeito no local de trabalho, onde todos se sintam seguros para expressar suas opiniões e ideias, sem medo de represálias. Isso significa combater qualquer tipo de discriminação ou assédio.

4. Promover a representatividade

É importante que a equipe de liderança seja composta por pessoas de diferentes origens e grupos. Isso ajuda a garantir que a diversidade de ideias e perspectivas seja valorizada na organização.

5. Oferecer oportunidades de desenvolvimento para todos

Todos da equipe devem ter acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional, independentemente de suas origens ou características individuais. Isso inclui treinamento, mentoria e oportunidades de promoção.

6. Medir e acompanhar o progresso

É importante medir e acompanhar o progresso da organização em relação à diversidade e inclusão. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, grupos de foco e outros métodos de coleta de dados.

8. Manter uma escuta ativa

É importante que os líderes ouçam os liderados e levem em consideração suas sugestões sobre como melhorar a diversidade e a inclusão no time.

Aproveitando a relevância desse assunto que vem sendo cada vez mais destaque nas empresas, sugerimos a leitura do artigoMarketing de Diversidade: o que é e qual o seu impacto no mercado?” no banner abaixo. Nesse conteúdo, você vai entender os diferenciais de promover a inclusão e a diversidade entre seus liderados.

Até a próxima!

Marketing de diversidade

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.