SEO e CPC – Qual é a melhor estratégia para a sua empresa?

O que é melhor para sua empresa? SEO OU CPC?

Quando falamos em aumentar a visibilidade em mecanismos de busca na internet e sua relevância, automaticamente já vem às nossas cabeças a otimização por SEO (Search Engine Optimization) e também, não tão popular quanto o SEO, mas muito bem lembrado, o PPC (Pay Per Click) ou em português CPC (Custo por Click). Essas duas fórmulas são fundamentais para alcançar mais visibilidade e relevância, principalmente quando uma se une à outra.

Traduzido livremente, SEO nada mais é do que a otimização em relação aos mecanismos de buscas, ou para simplificar, otimização na mídia social. Trata-se de estratégias em conjunto que têm como foco melhorar e potencializar a colocação de um conteúdo da internet nos sites de buscas.

As formas de se usar SEO variam muito, desde gerar conteúdos virtuais altamente atrativos, tais como a utilização de palavra-chaves, fatores que não podem passar desapercebidos quando se quer alcançar uma alta visibilidade.

Porém, não é nenhuma garantia de que, aplicando o SEO corretamente, a sua empresa estará no topo dos sites de buscas, isso porque a maioria de seus concorrentes também estará pensando nessa mesma estratégia. O desafio encontrado pelo SEO é fazer com que sua empresa seja vista sem que você, necessariamente, gaste para isso.

A diferença entre SEO e CPC

A maior diferença encontrada entre SEO e CPC é que a segunda opção você terá que pagar para que seja bem vista nos sites de buscas. É como se fosse um investimento de propaganda na mídia social, além de trabalhar diretamente com links patrocinados, se você quer aumentar a visibilidade num curto período de tempo, disposto a investir – financeiramente falando – nisso.

O custo é por clique, assim como a tradução da sigla diz, ou seja, se alguém apenas visualizar seu conteúdo isso não será lhe cobrado. Outra diferença que distingue SEO e CPC é que, com o CPC, o fluxo de tráfego ocorre de forma mais acelerada e com mais garantia, além de ter o controle de quanto quer gastar, o período em que deseja investir e já ter uma pequena projeção de curto prazo dos resultados.

A grande sacada para sua empresa se sair bem na mídia social é usar essas duas ferramentas como estratégia de marketing. Com isso, você cada vez mais melhorará seu SEO, da mesma forma em que será importante investir financeiramente em CPC para que todo esse processo aconteça mais rápido, em curto período.

Vale destacar também que o CPC – justamente por ser pago – deixa de acontecer quando você resolve não investir mais nessa técnica, diferentemente do SEO, que é uma técnica mais sólida e constante, mesmo obtendo resultados de longo prazo, não dependerá de nenhum investimento financeiro de sua parte.

O ideal é avaliar sua empresa como ela está neste extenso mundo virtual e decidir como trabalhar SEO e CPC paralelamente, fazendo com que se cruze em suas estratégias para que obtenha os melhores resultados.

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