Como as mídias sociais auxiliam no marketing de comunidade?

O marketing de comunidade tem como principal objetivo marcar presença na memória e na vida das pessoas e, principalmente, de seus consumidores. É uma estratégia que visa acompanhar de perto seus clientes e suas...

Como as mídias sociais auxiliam no marketing de comunidade?

O marketing de comunidade tem como principal objetivo marcar presença na memória e na vida das pessoas e, principalmente, de seus consumidores. 

É uma estratégia que visa acompanhar de perto seus clientes e suas satisfações, insatisfações com o produto ou serviço oferecido. E esse acompanhamento acontece por meio de um relacionamento mais próximo com o público.

Ao aplicar o marketing de comunidade em seu negócio, é possível garantir mais engajamento, estudar mais o que o cliente está buscando, entender o que falam da sua empresa e obter um feedback importante sobre seus produtos ou serviços.

A sua comunidade pode se tornar um espaço para um diálogo aberto, com esclarecimento de dúvidas, testes para novidades que estão em desenvolvimento e ainda pode ajudar a estreitar a relação entre cliente e marca, conquistando maior lealdade e satisfação.

Um ponto importante que deve ser ressaltado: o marketing de comunidade pode acontecer dentro e fora da internet. Inclusive, há diversas experiências que podem trazer um grande resultado e acontecem fora do ambiente digital.

Mídias sociais e o marketing de comunidade

Muitas empresas que trabalham e lidam diretamente com o público já sabem que as pessoas buscam constantemente por recomendações, opiniões e avaliações de terceiros antes de adquirir qualquer produto ou serviço.

E é neste momento que o marketing de comunidade entra. Além de incentivar o relacionamento mais próximo entre cliente e empresa, incentiva a troca entre consumidores assíduos e potenciais clientes em um único ambiente.

Ainda, gera mais valor para o produto ou serviço anunciado e transforma-se em uma experiência interativa, que muitas vezes não é possível conquistar em outros espaços.

Mas quando falamos de mídias sociais, é preciso realizar uma ampla pesquisa para entender onde encontra-se o público-alvo, qual tom de comunicação deve ser escolhido, quais necessidades as pessoas procuram solucionar, entre outros quesitos.

A questão aqui é conseguir reunir grandes disseminadores da sua marca e potenciais clientes, afinal, o marketing de comunidade não tem a intenção de apenas juntar pessoas em um mesmo lugar, mas gerar bons resultados.

Como o marketing de comunidade é aplicado?

Com as constantes mudanças nos hábitos de consumo, muitas empresas aderiram à diversas estratégias do marketing digital, voltando seu conteúdo para o digital e para o público presente em plataformas e mídias sociais.

Dessa forma, comunidades foram criadas. Sendo elas orgânicas, quando os próprios clientes começam a interagir, sem precisar de uma iniciativa da empresa, ou, direcionadas pela marca que unem seus consumidores em grupos de WhatsApp, Telegram ou outras plataformas.

Uma técnica que está sendo cada vez mais utilizada por empresas e especialistas de vários segmentos é a realização de cursos, webinars, workshops, palestras e eventos. E, normalmente, são utilizadas plataformas específicas que já permitem a criação da comunidade para os inscritos.

Essa é uma maneira de segmentar o público, estreitar o relacionamento, entender mais de perto quais soluções estão sendo buscadas e como a sua empresa pode entregá-las.

Dicas para garantir resultados

O marketing de comunidade parece simples de ser aplicado, mas exige certos cuidados. Por isso, separamos algumas dicas para que sua comunidade obtenha os resultados desejados:

  • Defina um objetivo para a sua comunidade
  • Defina um posicionamento para a sua marca
  • Selecione uma equipe para monitorar a comunidade
  • Personalize o atendimento
  • Utilize os feedbacks para propor novas soluções e melhorias
  • Invista em elementos que promovam a interação entre o público
  • Incentive a troca de experiências entre os membros da comunidade
  • Ofereça privilégios exclusivos (descontos, conteúdos, teste de novos produtos/ serviços) 

Ao colocar essas e outras práticas em ação, os resultados são notados em pouco tempo com a fidelização dos consumidores, a atração de novos clientes potenciais, o aumento nos resultados e na taxa de conversão.

Não se esqueça que a comunidade deve ser criada para falar sobre seu produto/ serviço, empresa e assuntos relacionados. Não perca o foco do objetivo principal.

Outra dica importante: não faça propagandas dentro da comunidade, pois isso desmotiva os membros e esse não é objetivo de uma comunidade, foque em coletar dados do público, implantar melhorias e gerar insights.

Evolua na velocidade do mercado

Colocar o cliente no centro de suas estratégias e não enxergá-lo como mais um número em seus resultados é um reflexo das mudanças que estão ocorrendo no mercado, exigindo que empresas se adaptem a um novo modelo.

Prepare o seu negócio para acompanhar as constantes mudanças que ocorrem ao aplicar a estratégia digital 5.0:

Entenda como as mídias sociais auxiliam no marketing de comunidade, estratégia que melhora o engajamento do público com o seu negócio:

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