T de tendência: domine o Tik Tok, Telegram e Twitch

A cada semana, surgem aplicativos que captam a atenção das pessoas por um tempo. Apesar disso, alguns deles mostraram ter a fórmula certa para verdadeiramente conquistar e fidelizar usuários, tornando-se verdadeiras tendências, como o Tik Tok, o Telegram e o Twitch.

Tik Tok: simples, espontâneo e divertido

Vamos começar com o grande fenômeno do momento: o Tik Tok. O aplicativo que reúne vídeos divertidos chegou a superar o Facebook e o Instagram no número de instalações mensais.

Ele foi desenvolvido pela empresa chinesa ByteDance e disponibilizado para outros países em 2018, ano em que alcançou um bilhão de downloads. 

Hoje o aplicativo já é considerado um dos mais famosos no mundo, com 800 milhões de usuários ativos, apesar de ainda estar ganhando seu espaço no Brasil.

De acordo com pesquisa da ComScore, o número de usuários brasileiros no app aumentou mais de 300% em 2019, chegando a sete milhões. Em 2020, o Tik Tok tornou-se uma verdadeira tendência. 

Mas qual é o seu diferencial? De onde vem o poder de viralização? Em primeiro lugar, da construção de sua interface.

A interface estratégica do Tik Tok

O menu “descobrir” mostra hashtags populares naquele dia, onde vídeos relacionados a ela são reproduzidos automaticamente, um após o outro.

Por isso, se a sua marca quiser mais visibilidade, é interessante sempre checar quais são as hashtags do momento e, se estiverem dentro do seu nicho, aproveitá-las para gravar vídeos curtos com conteúdo. 

A tela inicial também não vai mostrar apenas conteúdo de quem você já segue, mas vai indicar perfis que possam ser do seu interesse com base em algoritmos.  

Essas indicações estão relacionadas ao conteúdo apresentado e não ao número de seguidores ou curtidas que o perfil indicado possui. 

Em outras palavras, não serão apresentados apenas vídeos de usuários famosos dentro do app, o que é um prato cheio para marcas e influenciadores que querem ganhar espaço.

Tik Tok Challenges: os desafios que viralizam

Uma grande novidade do Tik Tok é que a interface do aplicativo também permite que os usuários criem desafios que ficam públicos para todos os usuários. 

Assim, os chamados challenges têm alto poder de viralização, podendo estar relacionados a qualquer assunto do cotidiano: roupas, trabalho, alimentação, dança, jogos de respostas… o que vale é usar a criatividade!

Aliás, essa é a principal força do Tik Tok. Caso a sua marca queira marcar presença nessa rede, é importante entender que a dinâmica é diferente das outras.

Ao contrário do Facebook e Instagram, em que empresas capricham na edição e desenvolvem um feed minuciosamente organizado, a ideia do Tik Tok é ser verdadeiramente espontâneo e divertido.

Vídeos curtos, com pouca edição, envolvendo desafios ou conteúdo dinâmico são sempre a melhor opção! O app também disponibiliza diversos efeitos que podem ser explorados de maneira engraçada.

Telegram: ideal para compartilhar conteúdo

O Telegram é um aplicativo gratuito de envio e recebimento de mensagens criado pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, famosos desenvolvedores russos.

Em 2019, mais precisamente na época em que o WhatsApp passava por instabilidades, ele chegou a ganhar milhões de usuários brasileiros em questão de horas.

Mas a plataforma não é usada pelos usuários apenas para enviar textos, imagens e vídeos para a lista de contatos. 

Seu grande diferencial são as conversas em grupo – cada um deles pode ter até 200 mil participantes –, além de chats secretos com mensagens que somem automaticamente após um determinado período.

As marcas têm encontrando no Telegram um canal para divulgar conteúdos exclusivos e trocar informações com grupos de possíveis clientes ou mesmo de clientes já fidelizados. 

A possibilidade de troca de arquivos com tamanho ilimitado também é um grande facilitador desse processo, já que é possível enviar e-books, materiais ricos, podcasts e muito mais!

Twitch e o poder do streaming

A twitch é uma plataforma para streaming que se popularizou graças ao universo dos games. Nela, diversos jogadores famosos faziam vídeos ao vivo jogando da sua perspectiva.

Alguns deles tornaram-se streamers profissionais, semelhante ao que aconteceu com o YouTube nos últimos anos.

Apesar disso, a liderança da plataforma deixou bem claro que não quer focar somente esse assunto, mas deseja expandir horizontes para conteúdos de diversos nichos – direcionamento que já tem se tornado realidade. 

Como o streaming deve ganhar cada vez mais força na internet, é interessante que as empresas aproveitem essa onda.

De acordo com levantamento da FinancesOnline, a previsão é de que 88% do tráfego online seja formado por vídeos (gravados ou ao vivo) até 2022.

Assim, é possível que as marcas exibam lives, webinars, apresentações, entrevistas e bate-papos que possam alavancar sua visibilidade.

Aproveite e posicione a sua empresa

Para ter um bom posicionamento no meio digital, além de conhecer as particularidades e vantagens do Tik Tok, Telegram ou Twitch, é importante saber com quem a sua marca está se comunicando e de que maneira.

A Layer Up pode auxiliar a sua empresa a identificar seu público-alvo, entender o atual cenário do seu segmento, desenvolvendo um tom de comunicação e uma identidade visual que reflitam todos os seus valores e objetivos.

Para esclarecer, elaboramos um conteúdo completo contando tudo que a Layer Up pode fazer pelo seu negócio. Confira!

Conheça os aplicativos e plataformas que ganharam o mercado brasileiro e saiba como posicionar sua marca no Tik Tok, Telegram e Twitch.
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