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Se você ainda não fez do WhatsApp um canal de vendas para sua empresa, saiba que está deixando de aproveitar uma enorme e lucrativa oportunidade. Só no Brasil são mais de 120 milhões de usuários ativos, o que significa que, certamente, o seu público está no WhatsApp.
Já você está deixando de conversar com os seus leads.
Mas, se você pretende mudar isso e quer começar a utilizar essa ferramenta com um canal de vendas, aqui vai uma dica: não adianta simplesmente disparar um monte de mensagens aleatórias e nem mesmo fazer isso de forma manual.
Pelo contrário, são necessárias algumas estratégias e, principalmente, uma ferramenta que te auxilie nessa comunicação.
Por isso, neste post, vamos te trazer algumas dicas úteis e práticas para que você possa usar o WhatsApp de forma mais profissional e consiga assim, aumentar suas vendas. E então, vamos juntos? Continue a leitura e confira com a gente!
O WhatsApp é, hoje, o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil, fazendo parte do dia a dia de diversas pessoas. E muitas delas, já utilizam essa ferramenta para comprar produtos, adquirir serviços e estreitar o relacionamento com empresas e fornecedores.
Aliás, quando falamos sobre empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, o contato via WhatsApp é ainda mais importante, pois ele permite alcançar clientes e promover vendas com custos menores do que um e-commerce, por exemplo.
Isso sem falar que o contato fica muito mais próximo, personalizado e afetivo do que aqueles feitos por outras ferramentas, como e-mails ou até mesmo as redes sociais. Por fim, o WhatsApp ainda permite que sua empresa extraia dados importantes como tempo de resposta, velocidade de atendimento e volume de conversas. Ou seja, esse aplicativo tem tudo para ser, sim, um canal de vendas como qualquer outro.
E está caminhando para se tornar cada vez mais importante e necessário.
Confira algumas dicas práticas para aumentar o seu lucro através dessa plataforma:
Mensure todos os resultados do WhatsApp em suas estratégias comerciais.
Ao fazer isso, você estará avaliando as melhorias e ganhos desse aplicativo para sua operação. Para isso, se atente a métricas como:
Todo canal de vendas tem a sua particularidade, com WhatsApp isso não é diferente.
Por escrito, por exemplo, é preciso ter cuidado com o tom de voz e a clareza das informações, mas sem apelar para “roteiros mecanizados”. Afinal, a ideia é, justamente, se aproximar dos clientes e oferecer um atendimento mais personalizado.
No entanto, também é preciso dosar a proximidade e a intimidade desses contatos, sem ser muito invasivo. Já que essa também é uma abordagem comercial em que um vendedor representa a empresa, ainda que por meio de uma plataforma menos formal. Para evitar problemas, treine sua equipe e ofereça exemplos práticos de como agir nesse canal.
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp tradicional, exclusiva para Android e iOS, desenvolvido unicamente para facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente ou leads. Segundo uma pesquisa do Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é o app mais utilizado no dia a dia do brasileiro. Cerca de 97% dos usuários afirmam utilizar o WhatsApp todo dia ou quase todo dia.
Então, com essa média de acessos, é essencial que a sua participação esteja presente nos celulares dos brasileiros.
Apesar de manter as mesmas funcionalidades e recursos que já estão presentes no WhatsApp tradicional, essa nova versão oferece também ferramentas que automatizam, classificam e respondem mensagens de forma rápida e totalmente profissional.
Você também poderá enviar fotos, vídeos e transmitir mensagens com funcionalidades exclusivas na comunicação com o seu cliente ou lead.
Agora que aprendeu um pouco mais sobre a ferramenta, não jogue fora a oportunidade de criar valor, de estar na frente e desenvolver com excelência a comunicação da sua empresa. E continue acompanhando outros posts sobre esse tema.
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