Como usar o WhatsApp Business para trazer mais resultados ao seu negócio

Você provavelmente usa o WhatsApp todos os dias para trocar mensagens, mas já pensou em como o aplicativo pode ser útil para os seus negócios? Hoje a ferramenta até tem funcionalidades pensadas para dar esse auxílio, então entender como usar o WhatsApp Business é essencial para gerar mais resultados.

O WhatsApp já deixou sua marca e está potencializado como uma das redes mais funcionais e agregadoras no momento. Até por isso, segue como o app mais baixado do ano e tem um dos maiores índices de engajamento do mundo.

Então, se você busca aumentar o desempenho do seu negócio e ter sucesso com seus leads, entender como usar o WhatsApp Business pode te ajudar a utilizar a ferramenta de uma maneira fácil e bem prática. 

 

Como usar o WhatApp Business

Quer saber como? Nós vamos apresentar a você a ferramenta, dar ideias de como usar o WhatsApp Business e mostrar alguns exemplos abaixo: 

O que é WhatsApp Business?

Antes de começar, precisamos entender o que é WhatsApp Business e para que serve. Ele é uma versão do WhatsApp tradicional, exclusiva para Android e iOS, desenvolvido unicamente para facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente ou leads.

Segundo uma pesquisa do Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp é o app mais utilizado no dia a dia do brasileiro. Cerca de 97% dos usuários afirmam utilizar o WhatsApp todo dia ou quase todo dia. Então, com essa média de acessos, é essencial que a sua participação esteja presente nos celulares dos brasileiros.

Apesar de manter as mesmas funcionalidades e recursos que já estão presentes no WhatsApp tradicional, essa nova versão oferece ferramentas que automatizam, classificam e respondem mensagens de forma rápida.

Você também poderá enviar fotos, vídeos e transmitir mensagens com funcionalidades exclusivas na comunicação com o seu cliente ou lead.

Como usar o WhatsApp Business?

O ideal é que você utilize um chip exclusivo para o seu negócio, para centralizar todas as respostas em um único número de telefone. Assim, o celular irá funcionar como um “telefone fixo” de sua empresa, com a praticidade da troca de mensagens.

Depois, é hora de configurar o seu perfil! Vale lembrar que não será mais possível fazer alterações nele uma vez cadastrado o nome de sua empresa. Essa rigidez tem um motivo: evita futuras fraudes e passa mais segurança para o seu público.

O WhatsApp Business tem seis principais possibilidades que você deve conhecer antes de dar início às suas ações na plataforma, pois serão muito úteis no dia a dia. Veja:

Perfil comercial

Ao criar um perfil comercial, o seu público terá, de forma fácil, informações rápidas diretamente ligadas ao estabelecimento, como por exemplo: endereço, horário de funcionamento e o contato da empresa.

Estatísticas 

O app também apresenta métricas fundamentais, que permitem a visualização da quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas. Além disso, você pode descobrir quantas pessoas estão interessadas em seu produto ou serviço.

Ainda não existe dentro do aplicativo um recurso que apresente métricas em dashboards, porém, há um resumo geral que revela o fluxo e o volume total das mensagens. Lembrando que só é possível acessar essas resoluções pelo celular.

O caminho é fácil:

  1. Abra seu WhatsApp Business e toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela
  2. Logo após, acesse a opção “configurações”
  3. Acesse a opção “configurações da empresa”
  4. Na janela seguinte, toque em “estatísticas”

Respostas rápidas

É um dos serviços mais práticos para responder instantaneamente os clientes de maneira padronizada e ganhar tempo.

Para configurar suas respostas rápidas realize os seguinte passos :

  1. Abra seu WhatsApp Business
  2. Busque o botão ajustes” e toque na opção “ajustes da empresa”
  3. Selecione a opção “respostas rápidas” e toque no “+” para criar uma nova resposta. 

Todas essas respostas rápidas, são iniciadas com uma barra (/), que, quando digitada, serve como um atalho e permite que você visualize suas mensagens salvas.

É possível ter até 50 respostas rápidas. Veja alguns exemplos:

Mensagens de ausência

“Olá! Não podemos atender você no momento. Mas, assim que possível, entraremos em contato.

Olá! Agradecemos pela mensagem, mas nosso horário de atendimento é das 8h às 19h. Entraremos em contato assim que possível.”

Mensagens de saudação

“Olá, seja bem-vindo. Como podemos ajudar?”

“Olá, tudo bem? É um prazer conversar com você.”

“Oi! Muito bom ver você por aqui. Posso ajudar?”

Mensagens de agradecimento

“Agradecemos pelo seu contato e por utilizar os nossos serviços. Estaremos sempre a sua disposição!”

“Agradeço pela confiança! Espero ver você por aqui em breve!”

Além dessas categorias, você pode criar e destacar outras mensagens de acordo com seu cliente, como: mensagens de desconto, de cobrança ou de status de negociação.

Lista de transmissão

Outra funcionalidade que toda pessoa que quer entender como usar o WhatsApp Business deve apostar é a lista de transmissão. O recurso é um meio de envio em massa, que é responsável por disparar mensagens individualmente para cada contato que você selecionar.

Logo após o primeiro contato ter sido feito, é necessário impulsionar o cliente a responder suas mensagens, para que você possa criar uma lista de transmissão e fazer o disparo de conteúdos e promoções para usuários selecionados. 

O limite de contatos que se pode ter em uma lista de transmissão é de 256 nomes. Mas, mesmo assim, podem ser criadas quantas listas você quiser.

Lembrando que para essa mensagem ser entregue, esse contato inserido em sua lista de transmissão tem que estar na sua agenda e o cliente também tem que ter o seu número comercial salvo.

Após definir suas listas de transmissão, comece a planejar seu conteúdo e enviar novidades regularmente para seu público, para gerar lembrança de marca.

Para criar sua lista de transmissão:

  1. Abra seu WhatsApp Business.
  2. Vá para a tela de conversas, toque no botão de menu e selecione a opção “Nova transmissão”.
  3. Selecione ou digite os nomes dos seus contatos para montar sua lista.
  4. Toque em “Criar”.
  5. Depois de formar, indo no botão de menu, é possível alterar o nome e a foto de perfil da sua lista.

Personalização e disponibilidade

Outro ponto a ser explorado, é a personalização. Com o WhatsApp Business, é possível fazer o envio exclusivo de fotos, áudios, vídeos, apresentações em Power Point e, até mesmo, permitir que o meio de pagamento seja feito através de links enviados diretamente pelo aplicativo.

O ponto central é não deixar seu cliente esperando muito tempo por uma resposta. É captar a atenção e evitar distrações. Tente concluir seu objetivo diretamente pelo WhatsApp, demonstrando disponibilidade, atenção e segurança.

Etiquetas

O uso de etiquetas permite que você organize seus contatos e suas conversas de acordo com o andamento e o status da negociação.

Ao começar utilizar o WhatsApp Business, automaticamente virão três opções de etiquetas: 

  • Vencido
  • Pendente
  • Desativados

Você pode alterar, apagar e adicionar diferentes etiquetas com novos nomes e cores de sua preferência. Veja algumas sugestões que você pode utilizar:

  • Novo Cliente
  • Cliente antigo
  • Pago
  • Pagamento Pendente
  • Proposta recusada
  • Pedido finalizado
  • Envio atrasado
  • Acompanhar satisfação

Para alterar suas etiquetas na configuração do app, siga os seguintes passos:

  1. Abra seu WhatsApp Business e vá até a sua aba de “conversas”
  2. Toque no botão menu (ícone com três pontos)
  3. Na janela seguinte, toque no campo etiquetas e escolha qual pretende editar

Para qual tipo de empresa é destinado o WhatsApp Business?

Quando lançado em janeiro de 2018, o WhatsApp Business tinha como foco especificamente as micro e pequenas empresas.

Sete meses depois, foi desenvolvido o WhatsApp Business API. Uma nova versão com funcionalidades para abraçar médias e grandes empresas, que têm uma demanda maior de mensagens por dia.

Como usar o WhatsApp Business

E qual é a diferença?

O WhatsApp Business API permite que você utilize um chatbot para automatizar suas conversas e te dar mais tempo para resolver outras funcionalidades. 

Chatbot é um sistema que é programado para responder às interações por meio da ferramenta. Ele simula conversas humanas, faz um atendimento virtual e poupa você de tarefas repetitivas.

Existem ferramentas alternativas? Quais são elas?

Sim, existem! Veja as principais ferramentas alternativas para disparo de mensagens pelo WhatsApp que estão no mercado e podem ser usadas por médias e grandes empresas:

  • Housoft Whats
  • Bulk Services
  • SallApp
  • MultiWhats
  • VB Marketing

Qual utilizar?

Apesar das diversas opções, é sempre bom lembrar que cada ferramenta tem seu padrão e seu estilo de lidar com os disparos. O que vai influenciar é como você deseja aplicar sua estratégia.

O WhatsApp Business pode trabalhar em conjunto com essas ferramentas ou pode dar autonomia suficiente para que você trabalhe suas métricas exclusivamente por elas.

Más práticas

Quando falamos em relacionamento com leads e clientes devemos ter um cuidado redobrado ao disparar mensagens.

Muitas empresas, ao invés de procurar seu público-alvo e construir sua própria lista de transmissão, preferem comprar uma lista de contatos prontas, com pessoas que possuem um perfil de interesse parecido com o serviço oferecido.

Mas a verdade é que, além de você estar invadindo a privacidade dos clientes, suas mensagens tem grandes chances de estar chegando como spam, pois o cliente não tem você salvo no celular dele.

Por fim, seu conteúdo não vai ser bem aproveitado e sua empresa pode até ser denunciada pelo excesso de mensagens.

Mensagens repetitivas sobre determinado assunto também geram uma imagem negativa de sua empresa.

Como usar o WhatsApp Business

Com a estratégia certa, conquiste seus objetivos!

E aí, já aprendeu como usar o WhatsApp Business? Como você viu, ele tem diversas vantagens e pode gerar bons lucros para você e sua empresa. 

Veja como isso é possível:

Aumentar engajamento

“Quem não é visto, não é lembrado”. Não é mesmo? Com a estratégia bem definida e o bom uso da ferramenta, é possível aumentar sua visibilidade, criar laços com o cliente e ganhar confiança com o seu serviço. 

Vender mais

Além de utilizar todos os recursos, como status e mensagens rápidas, por exemplo, o Whatsapp Business serve como um gatilho para suas vendas. Uma espécie de reforço que irá ajudar o cliente a finalizar sua compra.

Gerar leads

A praticidade de uma ferramenta como essa, permite que você aumente sua confiança e o modo como você se apresenta para seu público.

Automaticamente, a produção de leads se torna mais ágil e garante uma métrica maior nos seus resultados.

 

O Whatsapp Business permite que você teste de diferentes formas seu primeiro contato, suas mensagens e o modo como interage com o cliente.

Mas para que a comunicação da sua empresa esteja bem alinhada com a demanda e com a credibilidade que ela precisa, é preciso estar presente nas redes sociais e usar a ferramenta em sintonia com as demais estratégias.

Agora que aprendeu um pouco mais sobre a ferramenta, não jogue fora a oportunidade de criar valor, de estar na frente e desenvolver com excelência a comunicação da sua empresa.

 

RD SUMMIT 2019 - Layer Up Digital


Deixe um comentário