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Entender o que é Customer Service pode ajudar o seu negócio a conquistar os clientes, entregar soluções mais assertivas e proporcionar uma experiência satisfatória do início ao fim da sua jornada de compra.
Customer Service é, basicamente, o atendimento ao cliente oferecido antes, durante e após a realização da compra do produto ou serviço. Essa é uma área que vem ganhando bastante notoriedade e importância atualmente.
Essa mudança está ocorrendo, principalmente, por estarmos em uma fase que a experiência é extremamente buscada e valiosa para o consumidor. Então, as empresas estão adaptando a sua cultura organizacional e voltando o foco para o cliente.
Por isso, o Customer Service é responsável por trazer o consumidor para mais perto e mantê-lo satisfeito, tirando suas dúvidas e prestando todo o suporte necessário.
A área também é responsável por trazer insights e auxiliar nas mudanças e otimizações dentro das empresas. Entenda melhor no decorrer do conteúdo.
Por manter contato direto com potenciais clientes e consumidores assíduos, os profissionais dessa área conseguem, de forma estratégica, captar informações, identificar gargalos e levar bons relatórios para a resolução dos problemas identificados.
Além de ouvir a opinião sobre pontos de melhoria e dificuldades vindos diretamente dos clientes, quem trabalha com Customer Service propõe correções para tornar a experiência do cliente mais satisfatória.
Portanto, o Customer Service é essencial para trazer uma nova perspectiva por meio de feedbacks de quem realmente consome o produto ou serviço. É a oportunidade de garantir mais eficiência, propor acompanhamentos constantes e inovações.
Porém, as responsabilidades dessa área não param por aqui. Mesmo com o intuito de prestar suporte e resolver os problemas com eficiência e praticidade, os profissionais de Customer Service também devem manter um bom relacionamento com o cliente.
O que significa se esforçar para manter um atendimento humanizado, próximo e que tenha empatia com o consumidor. E uma parte importante desse processo é o pós-venda.
Segundo uma pesquisa realizada pelo The Office of Consumer Affairs, 56 a 70% dos consumidores que têm suas queixas resolvidas, voltam a comprar com a empresa. Ou seja, o pós-venda é extremamente importante e pouco valorizado.
Então, o Customer Service deve conciliar seu atendimento em toda a jornada do cliente, focar na resolução de dificuldades e no acompanhamento da jornada, e transformar a experiência de maneira positiva.
Ao manter uma área de Customer Service ativa dentro do seu negócio, é possível definir objetivos, estruturar estratégias e acompanhar os resultados, por meio do retorno vindo do público.
Afinal, com um acompanhamento próximo e contínuo, os clientes se sentem mais valorizados. Portanto, há um aumento na fidelização e redução na insatisfação dos consumidores.
A área apresenta um grande diferencial para o mercado e torna o seu negócio mais competitivo ao implementar uma comunicação única e direta com o público, construindo uma reputação positiva.
E como centraliza tudo o que o cliente diz, há uma facilidade em propor melhorias e trazer novos insights para todas as áreas com que se relacionam, proporcionando uma comunicação mais efetiva e garantindo grandes resultados.
Escutar e entender o que o público tem a dizer traz grandes insights e abre muitas possibilidades. Mas não é só o Customer Service que pode te auxiliar nessa jornada, há outras metodologias e técnicas para capturar informações relevantes.
Uma delas é o Social Listening, que auxilia no monitoramento do que é dito sobre seu negócio nas redes sociais. Descubra como aplicá-la:
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