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Estratégias de trade marketing são desenvolvidas com o objetivo de reduzir o número de desistência de compra. Essa metodologia sempre foi aplicada em pontos de venda físico, mas, com a mudança de comportamento dos consumidores, foi adaptada para o ambiente digital.
Trata-se de uma possibilidade de aumentar as vendas de um e-commerce. Então, para você que tem ou pretende ter uma loja online, é muito importante saber como utilizar o digital trade marketing para consolidar de vez o seu negócio na web.
Você certamente já desistiu de um produto poucos minutos antes do pagamento, assim como várias pessoas acabam abandonando tudo o que colocaram em um carrinho de e-commerce.
De acordo com o Baymard, instituto de pesquisas relacionadas a e-commerce, a taxa média de abandono do carrinho chega a quase 70%.
Número muito alto, não acha? Com uma estratégia sólida de digital trade marketing, você pode evitar muitos abandonos de carrinhos.
Trade marketing são os esforços de comunicação feitos com o intuito de aumentar a eficiência da distribuição dos produtos e despertar o desejo dos consumidores.
A forma como as prateleiras são organizadas em um supermercado, por exemplo, é uma estratégia antiga de trade marketing. Filas que são organizadas em corredores com produtos expostos também fazem parte dessas ações.
Mas e no digital, como funciona? Como dissemos, devido aos novos hábitos dos consumidores, essa estratégia teve que se adaptar. Hoje, é conhecida como digital trade marketing.
As ações offline dessa estratégia prevê a exibição de produtos de maneira diferenciada para destacá-lo. Enquanto no digital o trade marketing procura atrair e fidelizar clientes.
Em um e-commerce, por exemplo, as informações técnicas devem estar visíveis, assim como o botão de compra. Além disso, ter uma foto de qualidade, que mostre os detalhes do produto, também é crucial na decisão de compra.
Qualquer detalhe que possa facilitar a vida do usuário ao adquirir seu produto pode ser caracterizado como digital trade marketing.
Hoje, os clientes são omnichannel, ou seja, eles passam por diversos canais de comunicação antes de fechar uma compra. Portanto, utilizar ações digital trade marketing, mesmo que você também tenha uma loja física, passou a ser essencial.
Agora, vamos listar algumas dicas que podem fazer muita diferença na performance do seu e-commerce.
Oferecer uma boa experiência aos usuários que acessam o seu site, blog ou e-commerce faz muita diferença na decisão de compra.
Um e-commerce com design responsivo, ou seja, que se adapta a qualquer tamanho de tela, pode proporcionar uma experiência positiva aos usuários.
Por que isso é importante? Repare ao seu redor. A cada dia cresce o número de pessoas que navegam utilizando via dispositivos móveis. Então, cabe aos produtores de conteúdo se adaptarem a este novo hábito.
“Ah, deixa isso pra depois. Não tem necessidade de fazer agora.” Segundo estudo divulgado pela empresa de inteligência SEMrush, pouco mais de 50% das pesquisas feitas no Google são originárias de dispositivos móveis.
Não dá para ignorar essa galera toda, né? Um site sem responsividade “esconde” informações que deveriam estar claras para o visitante. Isso, certamente contribui com uma experiência negativa dentro dos sites.
Procurar um produto na internet e não encontrar todas as informações que deseja em apenas um lugar é bem chato. Então, para que o usuário não saia do seu e-commerce, reúna todas as informações do produto na sua página.
Aposte em uma descrição completa do produto e inclua a palavra-chave, pois, mesmo que seja um e-commerce, ela influenciará em sua estratégia de SEO.
Dar uma espiada no que a concorrência faz não é uma exclusividade de quem administra um e-commerce. Qualquer negócio, seja ele de grande ou pequeno porte, sempre adota estratégias de benchmarking a fim de melhorar o seu produto.
Selecione todos os concorrentes e estude a fundo sua loja online. Destaque as práticas que poderiam ser adaptadas para o seu negócio e coloque-as em prática.
Durante uma compra em lojas físicas, os consumidores podem tocar o produto e avaliá-los bem de perto.
O que fazer com os itens que são vendidos na web?
Utilize fotos e vídeos a seu favor. Fotografe o produto de todos os ângulos para que não exista nenhuma dúvida do comprador.
Mas atenção: embora as imagens devam ser de alta qualidade, isso não pode impactar na velocidade de carregamento do site.
Assim que as práticas de digital trade marketing estiverem a todo vapor, não pense que o trabalho acabou. Chegou a hora de analisar os resultados!
Ao utilizar ferramentas de automação como a RD Station Marketing, por exemplo, você consegue visualizar as páginas acessadas pelos usuários com o recurso de leads tracking.
Saber quais páginas os leads acessam do seu e-commerce é uma forma de desvendar quais são seus interesses. Com isso, você pode construir ações cada vez mais assertivas para sua empresa.
Aplicar estratégias de trade marketing é praticamente uma questão de sobrevivência para quem deseja prosperar com e-commerce.
E aí, você vai ficar de fora?
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