Saiba como utilizar a metodologia ágil no marketing digital

Basicamente, a metodologia ágil (também conhecida como Agile) surgiu a partir de um manifesto.

Um grupo de programadores lançou a ideia em 2001, com o objetivo de adotar processos ágeis para elevar os níveis de produtividade, melhorar os resultados e garantir a satisfação do cliente.

Na prática, ela é bem simples! Oferece etapas curtas e métodos mais leves que, unidos à integração constante na equipe, potencializam as entregas.

Ou seja, tendo uma parte do projeto publicada, mesmo não completa, você evolui esse material de acordo com as necessidades do cliente.

Então, se você quer melhorar o planejamento e gestão dos seus projetos, essa metodologia é uma ótima opção, já que essas metas são indispensáveis para ter sucesso na era digital.

Principais práticas ágeis para implementar em sua empresa

metodologia ágil marketing digital

A metodologia ágil é responsável pela criação de métodos muito presentes no meio corporativo, como o Kanban, Scrum e Lean. Saiba mais sobre eles:

Scrum

A metodologia Agile Scrum é um recurso interativo que envolve técnicas, ferramentas e conceitos pré-definidos para resolver problemas nos projetos.

Com ela, um dos benefícios é ter à disposição valores, práticas e princípios alinhados com as necessidades da sua empresa. É ganho certo!

Para isso, a equipe precisa de autonomia e noção de como se organizar durante o projeto, que possui três importantes tarefas:

  • Backlog: lista na qual as prioridades são organizadas
  • Sprints: reuniões quinzenais de planejamento
  • Daily Scrum: bate-papo diário de 15 minutos para definir as tarefas do dia e apresentar o andamento do projeto

Um dos integrantes fica responsável por organizar as reuniões e garantir o bom andamento do projeto (Scrum Master). Além disso, há o Product Owner, que deve avaliar as entregas como se fosse o próprio cliente.

Kanban

Esta prática, por meio de um quadro de atividades, auxilia a equipe com uma visão geral e objetiva do trabalho.

Nesse processo, há uma regra: para começar uma nova tarefa, finalize a anterior. Assim, fica mais simples organizar tudo o que está sendo feito.

Com a Kanban, o tempo de cada etapa tem precisão, as regras de progressão ficam claras e problemas são identificados rapidamente, o que ajuda a resolvê-los. Um sonho! 

Lean

Bastante utilizada em startups, a Lean é uma técnica de redução dos processos focada em evitar excessos e o desperdício de recursos.

Com isso, ela une aspectos de marketing, gestão e tecnologia num conceito chamado MVP (Minimum Viable Product ou produto mínimo viável):

  1. Minimum: qual o menor tamanho possível de produção para que o produto seja entregue mais rápido?
  2. Viable: o produto é relevante a ponto de atrair a atenção do cliente para adquiri-lo?
  3. Product: qual é a utilidade do produto e sua finalidade?


Dessa forma, produzir com o mínimo possível ajuda a manter a qualidade e o interesse do cliente final, reduzindo custos e melhorando a produção. Além disso, dá para obter
o máximo de eficiência.

Veja como unir a metodologia ágil ao seu marketing

metodologia ágil marketing digital
Agora você já sabe que a metodologia ágil é um bom caminho para lidar de forma rápida e eficaz com o que seu cliente deseja, certo?

Com ela, seus projetos vão passar a ser produzidos com mais qualidade e, é claro, agilidade máxima.

Mais do que isso: é a chance de adotar uma nova cultura organizacional com melhores entregas, na qual uma das prioridades é valorizar “indivíduos e interações mais que processos e negócios” (princípio do Manifesto Ágil).

Confira a seguir alguns exemplos de como usá-la no seu negócio.

Marketing Agile

Por ser uma área que lida com diversos canais ao mesmo tempo, o marketing digital acaba tendo mais tendência a adotar práticas ágeis, ou pelo menos deveria…

Isto porque, dá para utilizar os métodos acima para alinhar os objetivos comerciais da empresa e da equipe de vendas, aprimorar a comunicação do time de marketing e muito mais.

Então, seguindo pelo caminho do marketing Agile, você precisa saber que, para dar certo, esse processo segue algumas regras:

  1. A colaboração, velocidade e divisão de responsabilidade nas entregas deve ser constante
  2. Lembre-se: tudo deve estar devidamente alinhado, sempre focando a simplicidade dos processos
  3. Faça uma análise de dados e desenvolva insights para identificar pontos de dor e novas oportunidades.
    Para isso, convoque reuniões diárias para que cada um mostre o que foi e será feito (comprometimento é tudo!)
  4.  O cliente deve ser sempre o ponto central de todas as decisões tomadas. Afinal, chefe é chefe!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite outras dicas do Blog Layer Up e comece já a sua transformação digital!


Deixe um comentário