Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Você já ouviu falar em GA4?
Bom, para começar esse assunto precisamos lembrar que o Google Analytics é uma das ferramentas mais populares para análise de dados na internet, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos sobre o desempenho de seus sites e campanhas de marketing digital.
No entanto, recentemente, o Google lançou o Google Analytics 4 (ou GA4), que traz uma grande atualização em relação a sua versão anterior. Para se ter ideia, uma das principais mudanças do GA4 é a forma como ele coleta, analisa e processa os dados.
Ao contrário do que acontecia no modelo anterior, baseado em cookies, o GA4 utiliza uma abordagem centrada no usuário, que permite acompanhar o comportamento dos usuários em todos os dispositivos e plataformas. Isso significa que as empresas poderão entender melhor como os usuários interagem com sua marca em diferentes pontos de contato, incluindo aqui aplicativos e redes sociais.
Demais, né?
Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando nosso conteúdo.
O GA4 vai substituir a versão atual do Google Analytics.
E, ok, sabemos que essa é a notícia que o mercado vem repercutindo desde 2019, quando o Google anunciou que iria implementar algumas mudanças na sua ferramenta de dados. No entanto, a implementação já começou e está sendo gradual, por isso, é bom se adaptar.
Além disso, o Google Analytics 4 vai substituir definitivamente o Universal Analytics, que foi o padrão das propriedades da ferramenta nos últimos anos. Ele também está muito mais centrado e de acordo com a LGPD e as leis de proteção de informações pessoais.
Para quem não se lembra, em 2019, o Google anunciou uma versão beta do GA4, com o nome de App+Web. O nome era, inclusive, um spoiler da principal novidade da nova versão, uma análise integrada entre atividades realizadas na web e em aplicativos mobile.
E, depois de aprimorar a sua versão de teste, o Google finalmente anunciou a mudança definitiva: a partir de 1º de julho de 2023, todas as propriedades do Google Analytics vão utilizar o GA4. Já para as contas pagas do Google Analytics 360, o prazo é 1º de outubro de 2023.
Até essa data, os usuários podem ainda utilizar o Universal Analytics, com o qual se acostumaram nos últimos anos.
Outra novidade do GA4 é a incorporação de recursos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina.
Isso porque o GA4 pode analisar automaticamente padrões de comportamento dos usuários e fornecer insights valiosos sobre o que está funcionando bem e o que pode ser melhorado. Em outras palavras, isso significa que as empresas poderão tomar decisões mais assertivas sobre sua estratégia de marketing digital, bem como identificar novas oportunidades de negócios.
Além disso, o GA4 também traz uma interface de usuário atualizada e mais intuitiva, com novos recursos de visualização de dados e relatórios personalizados. Com isso, as empresas poderão criar relatórios e dashboards personalizados para monitorar métricas específicas, como o engajamento dos usuários, a taxa de conversão e o retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas publicitárias.
No entanto, é importante ressaltar que a transição para o GA4 pode não ser fácil para todas as empresas.
Isso porque a nova versão representa uma mudança significativa em relação ao modelo anterior, podendo ser necessário, portanto, ajustar a estratégia de coleta de dados, mudar a rota e investir em treinamento específicos para a equipe de analistas e publicitários.
Em resumo, o Google Analytics 4 representa uma evolução significativa em relação à versão anterior do Analytics, permitindo que as empresas obtenham insights mais valiosos sobre o comportamento dos usuários e tomem decisões mais assertivas para os seus negócios.
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.