Gestão de marketing: como implementar processos completos na sua empresa?

Muita gente acredita que marketing é só divulgar um produto, fazer publicidade e ter uma página no Instagram. Quem dera fosse simples assim, né? Na verdade, por trás de cada  ação existe uma gestão de marketing...

Gestão de marketing: como implementar processos completos na sua empresa?

Muita gente acredita que marketing é só divulgar um produto, fazer publicidade e ter uma página no Instagram. Quem dera fosse simples assim, né? Na verdade, por trás de cada  ação existe uma gestão de marketing para garantir que bons resultados sejam alcançados.

Sejamos sinceros, nenhuma ação funciona sem um planejamento prévio. Para ir a algum restaurante, por exemplo, é preciso traçar uma rota, escolher o melhor caminho, definir o melhor horário e escolher se você vai só ou acompanhado.

Viu? Tudo requer planejamento!

Assim funciona também com as atividade ligadas ao universo do marketing, cada uma delas devem ser pensadas e aplicadas para funcionarem em conjunto e harmonia. Se algo não funciona ou performa bem, é o momento de rebobinar a fita e descobrir o que ocorreu.

É aí que entra a gestão de marketing, com o objetivo de gerenciar os processos, pessoas e estratégias a fim de gerar valor para o mercado e priorizar o cumprimento de metas e objetivos organizacionais.

Neste conteúdo, vamos abordar a importância da gestão de marketing dentro das organizações, os desafios para sua implementação e seus diferenciais perante a concorrência. Continue acompanhando!

O que é a gestão de marketing?

O marketing é uma área de negócio complexa e abrangente, que une branding, design de produto, publicidade, criação de conteúdo, estratégia e muito mais. Por estar em constante crescimento e mutação, nada mais justo do que garantir que todas as operações rodem em perfeita harmonia, sem gargalos operacionais ou desalinhamentos.

Justamente por isso a gestão de marketing se faz necessária dentro das operações. É ela que controla o plano de marketing de uma empresa desde o início do planejamento até a execução, e garante que as operações rodem de forma assertiva.

O que abrange o processo de pesquisa, levantamento e compreensão do mercado, análise de clientes e criar ações a partir destas informações. Assim, podemos definir a gestão de marketing em 4 pilares:

  • Análise de mercado
  • Diagnóstico da empresa
  • Segmentação
  • Posicionamento

Em linhas gerais, a gestão de marketing é tudo aquilo que é necessário para impulsionar o marketing e as vendas de uma organização.

Quais são os principais benefícios da gestão de marketing?

O principal benefício, sem dúvida, é garantir a satisfação dos clientes. Afinal, uma operação que roda de forma assertiva garante um ciclo de vendas mais satisfatório e, consequentemente, alcança um maior número de conversões.

No entanto, existem outras vantagens que são verdadeiros diferenciais para os negócios, confira:

Se aprofundar no mercado

A gestão de marketing está intrinsecamente relacionada à pesquisa de mercado. Afinal, é com base na coleta e análise de dados sobre públicos e concorrência que as estratégias são traçadas.

Ao conhecer profundamente o mercado, já é possível estar um passo à frente da concorrência.

Fortalecer o relacionamento com os consumidores

Uma coisa é certa: uma boa gestão de marketing é focada no consumidor, Isso é indiscutivel. 

Por isso, por meio dela é possível conhecer melhor as características e comportamentos do público-alvo para criar produtos e estratégias alinhados às demandas da organização e, assim, criar uma relação de proximidade e confiança com eles.

Ganhar eficiência

Com a gestão de marketing é possível garantir processos bem alinhados, estratégias com objetivos claros e uma equipe mais produtiva.

Gestão de marketing com a Layer Up

Por aqui, nossa gestão de marketing é colocada em prática diariamente, por meio de alinhamentos, feedbacks, pesquisas, mais pesquisas e um pouquinho mais de pesquisas de mercado.

Além disso, usamos ferramentas e plataformas que são capazes de estreitar os laços com nossos colaboradores e garantem mais eficiência no desenvolvimento de cada atividade. 

Assim, cada peça é pensada e planejada com o objetivo de gerar resultados e impulsionar o crescimento de nossos parceiros.

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