Como utilizar a I.A. para criar campanhas de marketing eficientes

Criar campanhas de marketing de maneira racional e otimizada é uma tarefa que demanda muito tempo e esforço do analista. Felizmente a tecnologia passou a facilitar os caminhos que levam a uma campanha bem...

Como utilizar a I.A. para criar campanhas de marketing eficientes

Criar campanhas de marketing de maneira racional e otimizada é uma tarefa que demanda muito tempo e esforço do analista. Felizmente a tecnologia passou a facilitar os caminhos que levam a uma campanha bem feita. 

A Inteligência Artificial (I.A.) é um bom exemplo de tecnologia que ajuda os profissionais das mais variadas áreas. Você pode utilizá-la desde a criação de sites até a criação de campanhas eficientes de marketing digital.

Com o atual cenário tecnológico, ferramentas como ChatGPT também podem auxiliar na criação de textos, vídeos e imagens para blogs, redes sociais, e até livros de escritores de qualquer nicho.

Mas como precisamente a IA pode ajudar analistas em suas campanhas de marketing digital? Esse é o nosso foco de hoje, então fique conosco um pouco mais e descubra como aplicar a inteligência artificial em suas campanhas de marketing.

Vamos lá!

Como a IA pode ajudar os profissionais de marketing digital?

Durante anos, as empresas aprenderam como usar análise de big data para definir suas estratégias de marketing e melhorar a forma de interagir com sua audiência.  Hoje, esse processo pode ser combinado com IA’s para ajudar as empresas a alcançarem resultados mais efetivos com as suas campanhas de marketing digital.

Para que você entenda melhor, primeiro vamos separar esses dois processos (Big Data e I.A.) e explicá-los:

O Big Data trata-se de informações diversas depositadas e controladas por um software de processamento de dados.

Já as Inteligências Artificiais trabalham com estes dados para aprender sobre sua empresa e o seu negócio, um processo que também é chamado de Machine Learning e ajuda na construção de programas e campanhas que buscam usar esses dados para atingir resultados mais satisfatórios em suas campanhas publicitárias.

Estes dois elementos se combinam para auxiliar o marketing de forma direta.

Essa combinação de dados com inteligência possibilita ainda conhecer o seu público e possíveis clientes, acertando a forma de oferecer e vender os seus produtos e/ou serviços.

Afinal de contas, conhecer o mercado em que se está inserido é a chave para o sucesso de qualquer empresa.

Além disso, saber como é o funcionamento e cultura de seus clientes mostra quais técnicas de marketing você deve investir para chamar a atenção desses clientes. Resumindo, a Inteligência Artificial pode identificar tendências, insights, padrões, semelhanças e diferenças baseada no armazenamento de dados. 

Usando IA para o marketing

Alguns profissionais acham que essa tecnologia é uma ameaça, considerando que a IA tem a capacidade para tomar o lugar do analista no mercado de marketing digital. Mas a grande verdade é que essa tecnologia não surgiu para tirar o trabalho das pessoas, mas sim para agregar e facilitar o dia a dia, possibilitando resultados mais precisos.

Mas então surge a pergunta: como realmente utilizar essa tecnologia para seu lucro?

Aqui estão três caminhos para alavancar suas estratégias para o próximo nível:

1. Análise de dados

Como já comentamos, a IA em marketing é principalmente usado para analisar dados demográficos, informações culturais, gostos pessoais, detalhes dos clientes, etc. Estas análises ajudam a elaborar sua estratégia de forma otimizada, para obter os melhores resultados – ou se você já possui estratégias em andamento, mostrar onde pode melhorá-las. 

Você pode criar conteúdos relevantes e bem elaborados, focados na experiência do usuário (UX), melhorar a estrutura do seu site ou página em rede social, e ainda incentivar novos usuários para acessar o seu e-commerce. As aplicações destas análises são vastas, e isso aumenta muito a chance de você ter mais visitas e vendas.

2. Segmentação correta do seu público

No marketing digital, você precisa saber qual é o seu público e como conduzi-lo para seu site ou aplicativo na web.

Nesse sentido, o algoritmo da IA pode te ajudar reconhecendo padrões como dados demográficos e preferências pessoais. Por exemplo, seu algoritmo poderia identificar que os jovens de 25 a 35 anos são atraídos para suas postagens de mídia social – e pessoas de 40 a 60 anos são atraídas para suas postagens de blog. 

Com estas informações, você pode organizar estratégias para alvos diferentes e expandir ainda mais seus leads.

Além disso, a Inteligência Artificial traz análise importantes sobre os dias da semana em que seu público tende a comprar mais, que visitam o seu site ou sobre quais os melhores horários para postar no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram ou qualquer outra plataforma social para alcançar o potencial máximo de suas campanhas. 

Essas são apenas algumas das aplicações da IA para segmentar o seu público nas campanhas de marketing.

3. Chatbots

Usar chatbots no marketing digital pode ser benéfico de várias maneiras.

Primeiro essas ferramentas funcionam 24/7 para seu clientes on-line, e ainda por cima é uma maneira de interagir mais rápido com os clientes, tirando suas principais dúvidas relacionadas ao seu negócio. 

Imagine que você trabalhe em horário comercial, isso quer dizer que se um cliente entrar em contato com você às 19h da noite, então ele não obterá um retorno até o próximo dia útil ou você terá que interromper o seu descanso.

Mas se você tiver um chat em seu site integrado com IA, o seu cliente terá um atendimento personalizado e rápido.

Isso diminui as chances dele ir para um concorrente, e você fica livre de ter que responder a maioria das mensagens de possíveis clientes. Lembrando também que o chatbot funciona como um tipo de atendente virtual, porém não corre o risco de estar de mal humor e atender de forma grosseira ou desanimada um cliente.

Existem várias empresas que oferecem chatbot no mercado, mas poucas utilizam a IA em seus sistemas. 

A principal diferença entre uma que utiliza e a que não utiliza, é que a primeira passa ao usuário um atendimento personalizado e eficiente, enquanto a outra oferece apenas respostas predefinidas que não satisfazem o consumidor.

A I.A. pode ajudar no SEO do meu site?

Sim. Uma das principais dificuldades dos analistas de SEO na hora de elaborar uma campanha de marketing é, justamente, escolher palavras-chave e saber onde os concorrentes dos seus clientes estão acertando.

Essas duas tarefas são essenciais para elaborar uma campanha eficiente de SEO, pois a primeira é a palavra em que irá girar a sua estratégia, e a segunda é a espionagem para entender onde concorrentes acertam e onde seu cliente está errando. E é bem aqui que ferramentas como o ChatGPT podem ajudar você a elaborar estratégias mais eficientes.

Depois de prover a ferramenta com dados relevantes sobre a área de atuação da sua empresa, o porte da mesma e quais são seus objetivos com a campanha, então a IA será capaz de retornar pontos onde você pode investir e melhorar o SEO.

Além disso, a ferramenta pode escolher palavras chaves assertivas com maior chance de ranqueamento e trazer leads qualificados para o seu cliente. Em outras palavras: a Inteligência Artificial não pode te substituir na hora de aplicar os dados para uma campanha de SEO, mas ela pode te direcionar no caminho certo.

E caso você tenha dificuldades para configurar sua campanha, pode assistir um curso de seo youtube.

O mesmo ocorre para campanhas AD’s, no caso conhecidas como tráfego pago. Ferramentas como ChatGPT ajudam a configurar campanhas de forma assertiva, evitando que os recursos sejam gastos sem trazer resultados satisfatórios.

Estratégias de marketing do futuro

Elaborar estratégias de marketing utilizando IA é muito mais prático do que fazer tudo por conta própria.

Embora tenhamos sistemas inteligentes que auxiliam em nosso trabalho, essas ferramentas ainda não agem por conta própria, o que significa que o papel do analista de marketing ainda é essencial.

Além disso, os sistemas das IA’s atuais precisam ser melhorados e otimizados, e com certeza dentro de alguns anos teremos sistemas cada vez mais úteis e assertivos. Mas mesmo assim, é importante que os empreendedores se atualizem e saibam como utilizar esse tipo de ferramenta, pois há muitas formas de beneficias os seus negócios.

Por fim, estar em contato com a tecnologia e o seu próprio desenvolvimento acaba facilitando para que os profissionais se adaptem com maior facilidade quando grandes mudanças começarem a acontecer.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo de hoje, e se sim, não deixe de compartilhar nosso conteúdo.

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