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Diversas empresas ainda enfrentam dificuldades na hora de colocar em prática uma gestão de pessoas efetiva. Mas quando entendemos mais a fundo a verdadeira estrutura por trás desse método, o que de fato é gerir uma equipe e quais os pilares envolvidos, tudo começa a fazer sentido.
Por isso, se você quer descobrir todos os benefícios por trás de uma gestão de pessoas de sucesso e como ela pode impactar positivamente nos resultados do seu negócio, continue por aqui. Confira!
A gestão de pessoas é um conjunto de técnicas que envolve o desenvolvimento do capital humano, visando valorizar, motivar e melhorar o desempenho dos colaboradores dentro de uma empresa.
Outro ponto importante, ao contrário do que muitos pensam, é que o setor de recursos humanos não é responsável pela gestão de pessoas. Por mais que ele tenha algumas estratégias equivalentes e cuide de alguns dos processos envolvidos, o bom gerenciamento de um time começa na liderança e na cultura da empresa.
A gestão de pessoas se baseia em princípios diretamente ligados aos conceitos de administração e psicologia, envolvendo também alguns pilares importantes. Conheça a seguir!
Para uma gestão de pessoas bem-sucedida, como falamos lá no início, o processo envolve quatro pilares essenciais. Confira!
Capacitação: para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, é essencial o investimento de atividades, workshops ou cursos que aprimorem suas habilidades, já que isso os motiva a conquistar melhores resultados.
Participação: assim como aqui na Layer Up, esse tópico enfatiza a importância da cultura colaborativa. Buscar ouvir os colaboradores e trabalhar em equipe são ações que trazem experiências melhores de trabalho e resultam em processos eficientes.
Nesse pilar, há duas vertentes que podem ser exploradas para tornar as tarefas ainda mais otimizadas. Com os modelos Top-down e Botton-up, que respectivamente, a primeira é uma metodologia orientada do “macro” para o “micro” e a outra do “micro” para o “macro”.
A escolha dependerá do produto ou serviço oferecido, devido à unicidade e necessidade de cada processo, neles acrescenta-se também a utilização de softwares e psicologia de comunicação adequada a cada setor, tudo para tornar a produção ainda mais eficaz.
Envolvimento: os dois pilares anteriores não funcionarão sem o envolvimento do time na missão, visão e valores da empresa, mas isso só acontece quando há relação de confiança. Logo, transparência e promessas cumpridas são essenciais neste tópico.
Desenvolvimento: a capacitação do colaborador (primeiro pilar) está atrelada diretamente a esse tópico e um time engajado reflete diretamente na empresa. Ou seja, se ele desenvolve, naturalmente o seu negócio também.
Outra forma de obter sucesso em sua gestão de pessoas é com o método workflow. Essa estratégia conta com a automatização do fluxo de atividade dentro da rotina de uma empresa.
Esse processo ajuda para que os trabalhos e demandas do dia a dia fluam de maneira natural e organizada, garantindo mais agilidade e qualidade nas entregas.
Agora sabemos que em uma gestão de pessoas efetiva o foco tem que estar no desenvolvimento e satisfação do colaborador. Observando a partir de um olhar estratégico, compreendemos também que um time alinhado impacta diretamente nos resultados.
Os benefícios incluem a compreensão e solução de conflitos, melhoria do clima organizacional (uma equipe feliz, naturalmente buscará atingir os objetivos da empresa) e motivação dos colaboradores (que está atrelada aos quatro pilares que citamos anteriormente).
Agora o ideal é que o setor de recursos humanos e a cultura da empresa estejam alinhados. Os gestores e a equipe também devem estar trabalhando estrategicamente — e juntos.
Para darmos início a mão na massa, o primeiro passo é trabalhar em equipe e, assim como citamos no tópico sobre o workflow, é importante trazer uma linha de processo mais otimizada e organizada, separando a função de cada um e mantendo todos do time sempre informados.
O segundo passo é sempre dar o exemplo. Não adianta os líderes, gestores e seniores de uma empresa apenas exigirem resultados e comprometimento sem eles serem referência, certo? Então, invista no preparo daqueles que estão liderando, porque boas referências também impactam nos resultados de uma empresa.
Para que a mensagem chegue ao consumidor final de maneira eficiente, ela tem que estar inicialmente alinhada na equipe. Por isso, o terceiro passo é priorizar uma comunicação transparente e com um direcionamento de informações bem estruturado, seja no planejamento, definição de expectativas ou prazos.
Assim como falamos nos pilares, reforçamos também na hora de colocar em prática que a capacitação de uma equipe é extremamente importante para a performance dos resultados da empresa.
Entenda que assim você mantém os seus colaboradores e, consequentemente, a sua empresa preparada para os obstáculos e mudanças do mercado.
A análise constante dos processos e resultados é primordial para mensurar se a gestão de pessoas está ocorrendo de maneira eficaz ou não, sendo até mesmo vital para uma empresa.
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