Gestão de pessoas: descubra o que é, quais os benefícios e como torná-la mais efetiva na sua empresa

Diversas empresas ainda enfrentam dificuldades na hora de colocar em prática uma gestão de pessoas efetiva. Mas quando entendemos mais a fundo a verdadeira estrutura por trás desse método, o que de fato é gerir uma...

Gestão de pessoas: descubra o que é, quais os benefícios e como torná-la mais efetiva na sua empresa

Diversas empresas ainda enfrentam dificuldades na hora de colocar em prática uma gestão de pessoas efetiva. Mas quando entendemos mais a fundo a verdadeira estrutura por trás desse método, o que de fato é gerir uma equipe e quais os pilares envolvidos, tudo começa a fazer sentido. 

Por isso, se você quer descobrir todos os benefícios por trás de uma gestão de pessoas de sucesso e como ela pode impactar positivamente nos resultados do seu negócio, continue por aqui. Confira! 

 

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de técnicas que envolve o desenvolvimento do capital humano, visando valorizar, motivar e melhorar o desempenho dos colaboradores dentro de uma empresa.

Outro ponto importante, ao contrário do que muitos pensam, é que o setor de recursos humanos não é responsável pela gestão de pessoas. Por mais que ele tenha algumas estratégias equivalentes e cuide de alguns dos processos envolvidos, o bom gerenciamento de um time começa na liderança e na cultura da empresa. 

A gestão de pessoas se baseia em princípios diretamente ligados aos conceitos de  administração e psicologia, envolvendo também alguns pilares importantes. Conheça a seguir!

 

Os principais pilares da gestão de pessoas

Para uma gestão de pessoas bem-sucedida, como falamos lá no início, o processo envolve quatro pilares essenciais. Confira!

Capacitação: para o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, é essencial o investimento de atividades, workshops ou cursos que aprimorem suas habilidades, já que isso os motiva a conquistar melhores resultados.

Participação: assim como aqui na Layer Up, esse tópico enfatiza a importância da cultura colaborativa. Buscar ouvir os colaboradores e trabalhar em equipe são ações que trazem experiências melhores de trabalho e resultam em processos eficientes.  

Nesse pilar, há duas vertentes que podem ser exploradas para tornar as tarefas ainda mais otimizadas. Com os modelos Top-down e Botton-up, que respectivamente, a primeira é uma metodologia orientada do “macro” para o “micro” e a outra do “micro” para o “macro”.

A escolha dependerá do produto ou serviço oferecido, devido à unicidade e necessidade de cada processo, neles acrescenta-se também a utilização de softwares e psicologia de comunicação adequada a cada setor, tudo para tornar a produção ainda mais eficaz. 

Envolvimento: os dois pilares anteriores não funcionarão sem o envolvimento do time na missão, visão e valores da empresa, mas isso só acontece quando há relação de confiança. Logo, transparência e promessas cumpridas são essenciais neste tópico.

Desenvolvimento: a capacitação do colaborador (primeiro pilar) está atrelada diretamente a esse tópico e um time engajado reflete diretamente na empresa. Ou seja, se ele desenvolve, naturalmente o seu negócio também.

 

Workflow e a gestão de pessoas

Outra forma de obter sucesso em sua gestão de pessoas é com o método workflow. Essa estratégia conta com a automatização do fluxo de atividade dentro da rotina de uma empresa. 

Esse processo ajuda para que os trabalhos e demandas do dia a dia fluam de maneira natural e organizada, garantindo mais agilidade e qualidade nas entregas. 

 

Quais os benefícios da gestão de pessoas para a empresa?

Agora sabemos que em uma gestão de pessoas efetiva o foco tem que estar no desenvolvimento e satisfação do colaborador. Observando a partir de um olhar estratégico, compreendemos também que um time alinhado impacta diretamente nos resultados.

Os benefícios incluem a compreensão e solução de conflitos, melhoria do clima organizacional (uma equipe feliz, naturalmente buscará atingir os objetivos da empresa) e motivação dos colaboradores (que está atrelada aos quatro pilares que citamos anteriormente).

 

Como colocar em prática? 

Agora o ideal é que o setor de recursos humanos e a cultura da empresa estejam alinhados. Os gestores e a equipe também devem estar trabalhando estrategicamente e juntos.

 

A importância do trabalho em equipe

Para darmos início a mão na massa, o primeiro passo é trabalhar em equipe e, assim como citamos no tópico sobre o workflow, é importante trazer uma linha de processo mais otimizada e organizada, separando a função de cada um e mantendo todos do time sempre informados.

 

A equipe é o reflexo de sua liderança

O segundo passo é sempre dar o exemplo. Não adianta os líderes, gestores e seniores de uma empresa apenas exigirem resultados e comprometimento sem eles serem referência, certo? Então, invista no preparo daqueles que estão liderando, porque boas referências também impactam nos resultados de uma empresa.

 

A base de tudo é a comunicação 

Para que a mensagem chegue ao consumidor final de maneira eficiente, ela tem que estar inicialmente alinhada na equipe. Por isso, o terceiro passo é priorizar uma comunicação transparente e com um direcionamento de informações bem estruturado, seja no planejamento, definição de expectativas ou prazos.

 

Capacite os seus colaboradores

Assim como falamos nos pilares, reforçamos também na hora de colocar em prática que a capacitação de uma equipe é extremamente importante para a performance dos resultados da empresa. 

Entenda que assim você mantém os seus colaboradores e, consequentemente, a sua empresa preparada para os obstáculos e mudanças do mercado. 

 

Mensure os resultados

A análise constante dos processos e resultados é primordial para mensurar se a gestão de pessoas está ocorrendo de maneira eficaz ou não, sendo até mesmo vital para uma empresa.

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