Growth Marketing: o que é e como usá-lo em sua estratégia digital?

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o Growth Hacking, certo? Mas será que você conhece o Growth Marketing?Apesar dos nomes serem bem parecidos — e as confusões não serem incomuns —, cada uma...

Growth Marketing: o que é e como usá-lo em sua estratégia digital?

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o Growth Hacking, certo? Mas será que você conhece o Growth Marketing?

Apesar dos nomes serem bem parecidos — e as confusões não serem incomuns —, cada uma dessas estratégias possuem suas próprias aplicações.

O Growth Marketing, por exemplo, se caracteriza como uma metodologia que se propõe a atuar no crescimento de diferentes negócios que desejam conquistar um desenvolvimento contínuo. Sua aplicação está relacionada à gestão de vendas, aquisição e retenção de clientes.

Enquanto isso, o Growth Hacking é, na verdade, um aspecto importante do Growth Marketing. Ele diz respeito ao marketing associado à experiência. Ou seja, envolve testar conteúdos, anúncios, o design do site, entre outros elementos, com o intuito de garantir a satisfação dos usuários e, claro, aumentar o ROI.

Sendo assim, é possível entender que ambos estão interligados. Afinal, é de extrema importância testar novas ofertas, assim como mensagens para atrair e converter novos clientes.

Interessante, né? Para compreender melhor os diferenciais do Growth Marketing e suas aplicações, continue acompanhando o conteúdo.

Vale a pena investir em Growth Marketing?

De forma direta, sim, vale a pena investir em Growth Marketing. Isso porque essa metodologia se baseia em reter os clientes e gerar mais concorrência de receita.

Logo, todas as estratégias são voltadas para provocar mais crescimento ao negócio e oferecer experiências personalizadas aos leads, a fim de retê-los. De que forma? 

  • Identificando seu público-alvo
  • Conhecendo os clientes em potencial
  • Selecionando os principais canais e redes sociais com cuidado
  • Criando conteúdos estratégicos que chamem a atenção dos leads
  • Testando regularmente os resultados para mensurar e melhorar o ROI

Entretanto, não existe uma fórmula mágica para fazer tudo isso. Por isso, cada negócio precisa adaptar suas estratégias aos seus objetivos.

Porém, é interessante usar a tecnologia como aliada. Existem algumas ferramentas que são capazes de facilitar e otimizar sua estratégia de Growth Marketing, como:

Google Analytics

Ferramenta essencial para analisar, estabelecer metas e acompanhar o tráfego do site.

Google Tag Manager

Auxilia no aprofundamento das métricas estabelecidas em seu planejamento de Growth Marketing.

Pesquisa NPS

Essa é fundamental para entender o nível de satisfação dos seus clientes e para acompanhar o potencial de retenção de um lead.

Hotjar

Essa ferramenta tem como objetivo identificar como anda a experiência do usuário em seu site. O Hotjar é capaz de realizar pesquisas, mapas de calor e visualizar gravações de navegação. 

Os diferenciais do Growth Marketing

Sem dúvidas um dos maiores benefícios do Growth Marketing é o crescimento sustentável. Entretanto, a metodologia possui muitos outros diferenciais, como:

Conhecimento profundo sobre seu público-alvo

Uma das primeiras etapas do Growth Marketing é conhecer seu público-alvo, o que proporciona à empresa uma série de informações relevantes a serem utilizadas em campanhas futuras e, claro, mais assertividade em cada ação.

Aumento do tráfego

Por meio das ações de Growth Marketing é possível garantir um aumento no número de acessos ao site e blog — sejam eles por meio de tráfego orgânico ou pago.

Mais visibilidade para a marca

As ações de marketing de crescimento são capazes de fortalecer a cultura organizacional da empresa, auxiliar na estruturação de outros projetos e melhorar a forma como a empresa é vista no mercado.

Melhoria no ciclo de vendas

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Então, nada mais justo do que acompanhar essa mudança de consumo focando em experiências positivas durante a compra de um serviço ou produto, assim como uma rápida solução se surgir algum problema. 

Com tudo isso em mente, fica mais fácil entender que o Growth Marketing é uma abordagem útil para empresas dos mais diversos segmentos, certo? Quando bem aplicado, ele é capaz de garantir um alcance de melhores resultados e fazer seu negócio atingir um novo patamar no mercado.

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