Onboarding de cliente: o que é, benefícios e como é feito aqui na Layer

O onboarding do cliente é um momento no qual mostramos para os nossos clientes tudo que a Layer Up pode oferecer. Isso porque somos uma agência focada em resultados e cada uma das nossas atividades é pensada para...

Onboarding de cliente: o que é, benefícios e como é feito aqui na Layer

O onboarding do cliente é um momento no qual mostramos para os nossos clientes tudo que a Layer Up pode oferecer. Isso porque somos uma agência focada em resultados e cada uma das nossas atividades é pensada para gerar o melhor para nossos parceiros.

Por isso, antes da contar efetivamente para um dos nossos squads fazemos uma reunião de kick-off com toda equipe, onde entendemos as dores e os objetivos do cliente e montamos um planejamento inicial que deverá ser aprovado.

Depois que a a conta entra efetivamente para o squad e passa a ser gerida pela dupla CS (customer sucess) e GP (gerente de projeto) que serão os responsáveis por dar as boas-vindas ao cliente,  apresentar a equipe agora, oficialmente como responsáveis pela conta, mostrar alguns processos que temos internamente, falar sobre entregas, banco de horas e esclarecer dúvidas.

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e entenda melhor essa estratégia.

Leia também: Planejamento digital: como esse processo é feito na Layer Up

O que é onboarding do cliente?

É o processo de integração entre a agência e o cliente. Nesta etapa, ambos os lados estão se conhecendo e vendo o que funciona melhor.

Em linhas gerais, essa integração tem os seguintes objetivos:

  • entregar valor para ao cliente logo no primeiro momento;
  • fazer com que o cliente entenda a rotina e os processo da agência;
  • alcançar os primeiros resultados efetivos da conta.

Como o onboarding é feito na Layer UP?

No onboarding do cliente, colocamos em prática tudo aquilo que foi proposto no planejamento.

Além disso, também “explicamos que durante os 3 primeiros meses consideramos que, ambos os lados, estão em uma fase de adaptação. É a fase de namoro, em que estamos nos conhecendo, entendendo melhor sobre as nossas dinâmicas. De modo geral, nossos encontros são mais frequentes, trocamos ainda mais com o cliente, as produções levam um pouco mais de tempo”, conta Joyce Pinho, nossa Gerente de Projetos.

Depois disso, ou seja, partir do quarto mês, o cliente entra em ongoing, momento no qual consideramos que a comunicação, interação e entendimento sobre o core do cliente já estejam mais fluidos. E ele também já entende melhor nossa dinâmica de trabalho.

Por fim, durante onboarding também apresentamos o cronograma, falamos sobre o banco de horas e horas mensais contratadas e a ferramenta que usamos para fazer a gestão e acompanhamento das entregas. Explicamos também que trabalhamos em parceria ao cliente, e que nosso objetivo é sermos uma extensão da empresa, e que para isso precisamos contar com feedbacks ágeis, objetivos, detalhados, construtivos.

E durante todo período do onboarding do cliente, nos colocamos à disposição para tirar eventuais dúvidas.

Leia também: 4 dicas de estratégia e planejamento para sua empresa

Mas como isso é gerenciado?

Deixamos claro para o cliente que os primeiros resultados dependem de:

  • Seguirmos a estratégia proposta no planejamento;
  • Seguirmos com o valor de mídia definido em conjunto;
  • Mantermos a agilidade nas aprovações e um ponto de contato ativo;
  • Evitar atrasos num geral.

Também fazemos algumas sugestões como:

  • Grupo no WhatsApp ou Skype para interações rápidas
  • Assuntos mais complexos e formalização de demandas por e-mail 
  • Aprovação de produções diretamente na ferramenta
  • Call semanal para alinhamentos e feedbacks de produção.

Gostou de saber como é processo de onboarding aqui na Layer Up? Vale relembrar: encare esse setor como um investimento e não como um gasto, afinal, ele é capaz de levar sucesso ao seu parceiro e, consequentemente, ao seu negócio!

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.