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A principal vantagem da publicidade on-line em relação à mídia tradicional é que no âmbito digital você consegue mensurar de forma precisa qual o retorno do seu investimento (ROI).
É justamente essa possibilidade que explica porque o valor investido em mídia digital no Brasil deve crescer 12% em 2016, totalizando R$ 10,4 bilhões, segundo pesquisa Digital AdSpending, da IAB Brasil e comScore.
Analisando as áreas que recebem o maior volume de verbas publicitárias, busca e classificados recebem quase 50% do total, seguidos por banners e redes sociais (30%) e vídeos (10%). Mas como adaptar isso para a realidade do microempresário ou empreendedor?
Antes de começar, é importante que você saiba que não existe “gasto com anúncio”. O valor destinado para a mídia digital deve ser encarado como investimento para impactar o seu público alvo e atrair uma base mais qualificada de clientes.
Para ser bem-sucedido no marketing digital e aumentar as suas vendas é fundamental planejar bem a sua estratégia. Nós vamos ajudar com algumas dicas para quem quer começar a investir e ver resultado:
Conheça quem são as empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você e que se destacam nos resultados de busca do Google.
Avalie tudo sobre essas empresas: a navegação do site, veja a maneira como se comunicam, quais produtos oferecem, acesse as suas redes sociais, observe em quais canais estão presentes e como se comunicam com o público.
Após estudar de forma abrangente a sua concorrência você terá parâmetros para entender qual é o seu diferencial e como você pode se destacar nas buscas por meio do SEO. Se não tem um diferencial, crie, pois ele será a sua vantagem competititva na publicidade on-line.
Pesquise seus hábitos de consumo, em quais redes sociais ele interage, trace alguns perfis bem específicos de pessoas com quem você deseja se comunicar.
Anúncios on-line podem ser ultrasegmentados e a melhor maneira de aproveitar essa oportunidade é conhecer o cliente a fundo para mirar no alvo certo e se comunicar de maneira eficaz.
Antes de criar a campanha de publicidade on-line, é fundamental ter em mente o que se quer alcançar com ela, como por exemplo, aumentar as vendas. É a partir daí que toda a estratégia será definida e monitorada, por meio de métricas que estejam relacionadas ao objetivo.
Se o seu objetivo é vender mais, pode considerar como métrica principal o número de vendas concretizadas a partir da campanha. Outras metas que podem ser consideradas são o número de visitas qualificadas ao site, além de o engajamento e as interações do seu público-alvo com a campanha.
O número total de curtidas que a publicidade on-line gera na rede social é uma métrica irrelevante para o objetivo de venda. É por isso que métricas como “número de curtidas” são conhecidas como “métricas da vaidade”, elas são só números e não agregam valor real aos negócios.
Todas as plataformas de anúncio, seja Google Analytics, Twitter, Instagram ou Facebook Ads, oferecem estatísticas completas sobre as interações que a publicidade on-line gerou. Isso serve como termômetro para o que está funcionando e para o que deve ser ajustado.
Faça testes para conhecer melhor as ferramentas e experimente fazer ajustes e implementar pequenas mudanças, para avaliar o que gera mais resultado.
É importante que a mensagem da campanha seja oportuna e útil para as pessoas, pois a maioria dos usuários de internet é treinado para desviar o olhar da publicidade comum.
Para causar impacto e oferecer uma mensagem pertinente às pessoas com quem você deseja se conectar, que vá além do anúncio e invista na produção de conteúdo que seja interessante para elas, já que você pesquisou seus hábitos de consumo, gostos e aspirações.
O conteúdo não precisa estar diretamente relacionado ao produto ou ao serviço que você presta, pois o foco é atrair visitas para o seu site, lá você controla a experiência do usuário e ele estará mais propenso a consumir os seus produtos e serviços.
Vamos pegar como exemplo as mídias sociais da Magazine Luiza. Na página do Facebook, eles criam posts que são úteis para os leitores. O conteúdo não está diretamente relacionado ao produto, mas ao universo da tecnologia e tendências, pois esses são os interesses de seu público-alvo.
Além de atrair visitas para o Blog, outro grande sucesso é o canal do Magazine Luiza no YouTube:
A média de visibilidade dos anúncios em vídeo, segundo estudo da Provokers Tarket, é de 91%, nas demais plataformas é de 54%. Outro estudo recente, baseado em pesquisas de “eye tracking”, revelou que os anúncios precisam ser vistos durante 14 segundos para que tenham alguma chance de impactar o usuário. A maioria recebe, em média, 0,7 segundos de atenção.
Nesse contexto, o vídeo tem grande potencial gerar engajamento e oferece a melhor relação custo-benefício, pois é um tipo de conteúdo consumido diariamente na web por 67% dos brasileiros.
Mais da metade das visualizações ocorre em mobile e 98% dos usuários de smartphones assistem a vídeos em seus aparelhos. Mais do que nunca, a relevância do conteúdo é a chave para conquistar clientes. Não à toa, empresas como a Magazine Luiza têm apostado nesse tipo de conteúdo
Como vimos, há muitas possibilidades de impactar o seu público por meio da publicidade on-line. O ideal para quem está começando é planejar e distribuir os recursos disponíveis de maneira equilibrada entre as plataformas prioritárias.
Seja por meio da busca orgânica, busca patrocinada, produção vídeo e outros conteúdos para as redes sociais, a publicidade on-line é o caminho mais curto entre você e o seu cliente.
Ainda tem dúvidas como aumentar as suas vendas com publicidade on-line? Escreva suas dúvidas nos comentários ou entre em contato.
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