Motivação no trabalho: cultive funcionários engajados e satisfeitos

O ambiente de trabalho é o local no qual as pessoas passam a maior parte do seu dia. A sociedade tem, com razão, se preocupado cada vez mais com qualidade de vida e, assim, motivação no trabalho tem se tornado um tema recorrente.

Além de ser peça-chave para um bom clima organizacional, o assunto é importante pois também tem tudo a ver com os resultados da sua companhia.

Mas a forma de deixar os funcionários satisfeitos e motivados pode variar de empresa para empresa.

Portanto, existem alguns pontos básicos que todo bom gestor precisa levar em conta o mais rápido possível para garantir a satisfação de seus colaboradores.

Neste conteúdo, você vai conferir alguns deles. Mas, antes, é interessante entender a importância do assunto.

Por que motivação no trabalho é importante?

Motivação no trabalho

Uma coisa é fato: quanto mais satisfeitos estão os funcionários, mais produtivos eles se tornam. A tarefa não é fácil, mas vale a pena.

Gestores que se preocupam com motivação no trabalho tornam a empresa um local mais agradável.

Consequentemente, investir nesse ponto faz com que mais funcionários sejam engajados e se tornem mais comprometidos em impulsionar resultados da empresa.

Os reflexos disso são positivos. Veja abaixo!

Redução de rotatividade

Se o funcionário está em um ambiente agradável, enxerga boas oportunidades dentro dele e tem um salário de acordo com o trabalho que exerce, é pouco provável que ele queira sair da empresa.

É preciso considerar que toda vez que um funcionário sai, a empresa precisa arcar com custos de desligamento, além da seleção, treinamento e adaptação dos novos colaboradores.

Se a empresa consegue reter os funcionários que já tem, vai poder economizar com esse tipo de gasto.

Funcionário como seu promotor

Além da produtividade e a redução de rotatividade, um ambiente de trabalho agradável faz com que os funcionários passem a elogiar a empresa para pessoas de fora.

Ou seja, além de colaborador, ele se torna um promotor da sua empresa, tornando-a atrativa para possíveis clientes ou interessados em trabalhar nela.

Dicas para gerar motivação no trabalho

Dicas de motivação no trabalho

Levando em conta todas essas vantagens, além da importância de tornar o dia a dia das pessoas mais leve, você provavelmente está interessado em saber o que pode trazer essa satisfação para o ambiente de trabalho.

Reunimos algumas dicas que podem ajudar a tornar sua empresa referência em motivação no trabalho.

Respeite a identidade de cada um

Cada ser humano tem seus próprios gostos, maneiras de lidar com as situações, objetivos, etc.. Dentro da empresa isso também precisa ser notado.

Não adianta tentar fazer com que todos executem os trabalhos ou lidem com dificuldades da mesma maneira.

Conversando com os funcionários e entendendo suas características, você reconhece o que cada um pode oferecer de melhor.

Assim, pode determinar melhor a divisão de tarefas. Isso, além de trazer melhores resultados para a empresa, faz com que os funcionários exerçam suas funções com mais prazer.

Crie propósito

As pessoas gostam de ter um propósito por trás do que fazem. Lembrando mais uma vez das diferenças de cada um, é interessante estabelecer metas para cada um dos colaboradores. Isso os motiva a correr atrás de um objetivo.

Além disso, é importante que você, como gestor, reforce sempre a importância da atuação de cada funcionário para os resultados finais da empresa.

Um colaborador que não se vê valorizado vai aos poucos perdendo a vontade de executar seu trabalho.

Aqui na Layer Up, além de apostarmos em metas que envolvem o sucesso do cliente, também estipulamos objetivos para a empresa, para cada uma das equipes e cada um dos colaboradores.

Visão de crescimento

Outro ponto importante que pode desmotivar os funcionários é não enxergar a possibilidade de crescer dentro da empresa.

Ninguém quer ficar parado na mesma função para sempre e é importante enxergar quais são os passos necessários para crescer.

Pensando nisso, é importante que a empresa apresente essa visão de crescimento e as possibilidades futuras para cada colaborador.

Uma boa ideia é a criação de planos de carreira individuais, deixando claro até onde esse profissional pode chegar.

Dê feedbacks

É sempre bom falar para os funcionários se o trabalho está sendo executado de acordo com o que a empresa espera.

Mesmo se o feedback for negativo, quando dado de uma forma leve, serve de incentivo para que esse colaborador melhore nos pontos necessários, o que também agrega nos resultados.

O fato é que é melhor receber um feedback negativo do que nunca ter um direcionamento sobre o que se está fazendo.

Além disso, voltando à primeira dica, sabendo as características de cada colaborador, é possível saber também a melhor forma de passar esses feedbacks, de forma que eles sejam bem recebidos.

Valorize as pequenas vitórias

Mostre animação e incentive os colaboradores a também se alegrarem com conquistas que podem parecer pequenas, mas fazem diferença.

Não que seja necessário fazer uma festa ou parar todo mundo para avisar que algo bom aconteceu, mas algo simples como puxar uma salva de palmas já é uma celebração.

Aqui na Layer Up isso acontece com frequência. Uma entrega acima da média ou um elogio por parte do cliente devem ser destacados no dia a dia.

Seja um bom exemplo

Não adianta querer que seus funcionários sejam flexíveis e positivos se você, como líder, não tiver essa postura. Até mesmo um bom dia para cada pessoa que chega pode fazer a diferença.

Além disso, é importante buscar conhecimento sobre como ser um bom líder, afinal, você será exemplo para os colaboradores.

Como já contamos neste conteúdo sobre essência de liderança, confiabilidade, honestidade e respeito com as pessoas estão entre as principais características de um bom líder.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para receber mais orientações sobre gestão e colocar em prática na sua empresa!


Deixe um comentário