As mudanças causadas pela Covid-19 no marketing digital

A pandemia provocada pelo novo coronavírus mobilizou o mundo inteiro. Todos os países foram obrigados a rever processos e conceitos. Isso resultou na modificação da forma de trabalho em diferentes áreas, e é...

As mudanças causadas pela Covid-19 no marketing digital

A pandemia provocada pelo novo coronavírus mobilizou o mundo inteiro. Todos os países foram obrigados a rever processos e conceitos. Isso resultou na modificação da forma de trabalho em diferentes áreas, e é claro que o marketing digital não passou ileso por essa situação.

Diante desse cenário, elementos fundamentais para o segmento foram modificados. Agora, existe atenção redobrada no que diz respeito ao tom, ao visual e às produções do mundo do marketing digital.

Mesmo que seja feita a decisão de não citar, diretamente, a situação em questão, é preciso ter cuidado para não soar insensível.

Os profissionais devem ficar atentos a todas as rápidas transformações que vêm sendo implementadas nesse momento. Dessa forma,  serão capazes de se adaptar às novas necessidades.

Adapte processos antigos de acordo com as exigências do mercado

A maneira como nos comportamos mudou com a chegada da quarentena e do isolamento social. Sendo assim, processos antigos do marketing digital não são mais eficazes, afinal, não atendem às dores e desejos do público.

Mas isso não significa que todas as técnicas utilizadas previamente são descartáveis. É possível adaptá-las para, assim, obter bons resultados.

Isso diz respeito às peças antigas e também a todo o planejamento de marketing que foi criado no momento pré-pandemia. Não precisa se desfazer delas; simplesmente ajustá-las é o suficiente.

Depois dessa adequação, o primeiro passo que deve ser tomado é entender que as soluções de curto prazo são as melhores medidas atuais. Isso porque com a mudança acelerada, não faz sentido criar planos de ação longos e que se estendam por muito tempo.

Levar uma semana de cada vez é ser a melhor saída. Assim, a assertividade dos processos é garantida e os planejamentos se tornam mais pontuais.

Naturalmente, a reavaliação das estratégias se torna uma atividade constante. Dessa forma, é possível criar táticas que conversem com o momento atual, que possui várias nuances.

Nesse sentido, também é preciso ficar atento à linguagem utilizada nas peças de marketing digital.

Você escolhendo ou não falar sobre a pandemia, é importante ter cuidado para não acabar, inconscientemente, incentivando ações que vão contra as medidas de combate ao coronavírus.

Esse tipo de deslize pode manchar a imagem da marca e dar a impressão de que ela não se importa com o bem-estar físico de seus clientes, algo que precisa ser evitado a qualquer custo pelo marketing digital. Então, fique atento!

O marketing digital pós-pandemia: o “novo normal”

Muitas pessoas falam que, em breve, tudo voltará ao normal. Mas o que isso significa?

A verdade é que o processo de adaptação será, mais uma vez, imposto sobre a sociedade. Iremos viver um “novo normal”, e isso quer dizer que mesmo após a pandemia, continuaremos a rever processos.

O home office, por exemplo, era altamente evitado por várias empresas, inclusive algumas que trabalham com marketing digital. Com a quarentena, isso mudou.

De acordo com estudo desenvolvido por André Miceli, coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, o trabalho remoto sofrerá um aumento de 30% após o isolamento social.

Esse fato indica que, diante de tantos desafios, as empresas enxergaram uma nova forma de serviço, que oferece mais benefícios tanto ao trabalhador quanto ao empregador.

A utilização de novas ferramentas digitais indica que o marketing digital continua sendo altamente eficaz, mesmo quando os profissionais trabalham em diferentes locais.

Além disso, esses mesmos instrumentos online, que foram descobertos ou mais utilizados durante a pandemia, facilitam várias ações.

Reuniões com clientes que muitas vezes eram adiadas por conflito de agendas e problemas de locomoção, por exemplo, podem ser realizadas com mais facilidade. Isso é algo que vai perdurar mesmo após a quarentena.

A relação entre empresas e clientes, portanto, se tornou ainda mais estreita durante esse momento, assim como a proximidade entre os times e os funcionários de um negócio aumentou.

Você está preparado para o futuro do marketing digital?

As mudanças causadas pela Covid-19 pegaram todas as pessoas de surpresa. Mas é possível se adaptar a essa nova realidade do marketing digital com o apoio de agências que facilitem essa transição.

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