Chegou a hora de potencializar o desempenho da sua newsletter

Você não está contente com o desempenho da sua newsletter e pensa em desistir do investimento? Este problema é enfrentado por muitas empresas, mas hoje nós viemos aqui falar em como reverter esse cenário. Afinal, o e-mail ainda é um canal utilizado por milhões de pessoas na web e não podemos ignorá-lo.

Se você já conhece ou até mesmo já utilizou uma newsletter em seu negócio — e desistiu — fique conosco mesmo assim. Vamos mostrar como ela pode trazer resultados para sua empresa.

Não sabe o que é uma newsletter? Não tem problema. Vamos falar rapidinho sobre ela e, na sequência, diremos como melhorar a performance da sua!

O que é newsletter?

Você pode até não conhecer por esse nome, mas, se você tem contato com mensagens via e-mail, certamente já se deparou com uma. Newsletter são e-mails informativos que são disparados com uma certa frequência, isso depende do público-alvo.

Mais do que isso: newsletter é uma alternativa de comunicação para estreitar relacionamento com clientes ou potenciais consumidores. Uma forma de manter o lead quente.

Nós trabalhamos com uma news para falar do blog da empresa, mas nada impede você de promover outros conteúdos.

Se alguns contatos da sua lista estão em um estágio de compra mais avançado, você pode dedicar uma das chamadas a ele e, ao mesmo tempo, contemplar leads que ainda estão no topo do funil de vendas com materiais que sejam importantes para ele.

“Ah, mas ter esse tipo de e-mail na minha caixa de entrada é tão chato…”

Você provavelmente recebe ou já recebeu uma série de e-mails do tipo. Uns atraem mais, como novidades no catálogo da Netflix, por exemplo. Já outros, nem tanto. E aí está o ponto-chave da questão: devemos enviá-la para quem está interessado no tema, ou seja, fazer uma boa segmentação é crucial para o sucesso da sua newsletter.

Segmente o envio da newsletter

O que é newsletter

Antes de preparar qualquer segmentação, pare e pense: “esses conteúdos são relevantes para meu público?” Se a resposta for positiva, dê sequência. Caso contrário, deixe para a próxima.

Como falamos no início, enviar newsletter para pessoas que não desejam receber o conteúdo não leva a nada. Aliás, leva apenas à taxas baixíssimas, o que é extremamente prejudicial. Portanto, nem pense em comprar listas de contatos com endereços de e-mails.

O mercado oferece vários tipos de ferramentas que auxiliam na montagem de newsletters e na segmentação de envio. Aqui na Layer nós usamos a RD Station Marketing e podemos segmentar nossa lista de acordo com ações dos usuários.

Se enviamos cinco news nos últimos dois meses, por exemplo, e um usuário não abriu nenhuma delas, podemos criar uma tag que o exclui dos próximos envios. E o que isso quer dizer? Tiramos pessoas que não têm interesse no conteúdo e, assim, as taxas de relacionamento serão melhoradas.

Você consegue segmentar o envio de acordo com várias ações — ou falta delas — de seus leads. Essas são conhecidas como taxa de abertura, taxa de cliques, etc.

Agora, vamos falar de todas as métricas que devem ser acompanhadas para aprimorar o desempenho da sua newsletter.

Faça uma avaliação dos resultados

Métricas newsletter

Esse é o principal erro que muitos cometem quando passam a apostar na produção de newsletter: não medem seus resultados. Assim como todas estratégias em ambiente digital, deve-se mensurar os números obtidos e tomar decisões baseadas neles.

Basear suas ações em dados reais do negócio é de extrema importância. Já falamos sobre estratégia data driven aqui no blog, que tem relação com essas decisões com base em informações reais. Leia quando tiver um tempinho!

Agora, vamos voltar às métricas que devemos ficar de olho:

Taxa de entrega

Taxa de entrega faz referência a quantidade de e-mails que realmente foram entregues aos seus contatos. Ao avaliar os números e notar que muitos não recebem a news, seja por soft bounces ou hard bounces, considere excluí-los da sua lista para melhorar sua taxa de entrega, que deve ser igual ou superior a 98%.

Soft bounces: quantidade de e-mails que não foram entregues por problemas temporários, como caixa de entrada cheia ou servidor offline.

Hard bounces: e-mails não entregues por razões permanentes, como endereço de e-mail inexistente ou bloqueio por ser considerado spam.

Taxa de abertura

Considerando a quantidade de leads que receberam a newsletter no e-mail, as ferramentas de criação apontam a quantidade de pessoas que abriram a mensagem em sua caixa de entrada.

Vale destacar que cada lead conta como uma única abertura. Ou seja, se ele abrir mais de uma vez a mesma newsletter, contará apenas uma vez. Aqui na Layer nós acreditamos que o ideal seja igual ou maior a 20%.

Taxa de cliques

Links são um dos elementos que compõe uma newsletter. Sim, a efetividade deles também pode ser mensurada com o auxílio de uma ferramenta. E é exatamente isso que o número da taxa de cliques mostra: a porcentagem de usuários que, ao abrir a newsletter, clicaram em um dos links disponíveis.

Não se espante com números baixos, pois o ideal é que a taxa seja igual ou superior a 2% dos usuários que abriram seu e-mail. Aqui os cliques também são únicos por lead.

Descadastramentos

É importante acompanhar a quantidade de leads que desejam parar de receber sua newsletter. Com isso, você terá uma noção maior de quão segmentado está seu envio e, assim, melhorar cada vez mais a efetividade.

Dar opções que indicam o motivo do descadastramento é uma boa alternativa para aperfeiçoar seu trabalho. Se muitos contatos apontam que a frequência de envio é alta, devemos considerar essa informação para definir as próximas estratégias. Afinal, nós temos que agradar a todos os destinatários.

Outra dica importante: deixe o campo para descadastro visível para os usuários. Assim, você certamente irá conversar apenas com os que desejam ouvir você.

Você conhece a Newslayer?

newsletter - newslayer

Aqui na agência nós desenvolvemos uma newsletter semanal, carinhosamente apelidada de Newslayer. Nela, nós falamos sobre tudo o que está rolando no blog e indicamos materiais que podem ser úteis para aperfeiçoar estratégias de outras empresas.

Entendemos que na correria diária fica quase impossível acompanhar tudo que desejamos na web. Por isso, nós decidimos fazer essa news e enviar para as pessoas que querem aprender um pouco mais.

Você gostaria de fazer parte desse grupo que recebe a Newslayer semanalmente? Se sim, basta preencher este fomulário abaixo. Pronto! Sua caixa de entrada terá um UP toda semana!

Ao longo deste conteúdo nós indicamos outros dois materiais, um sobre funil de vendas e outro sobre data driven.

Precisa de ajuda? Pode chamar a Layer Up!


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